Eduardo Sena Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.

Valor do IPCA: o que é e como impacta sua vida

duas mãos contando dinheiro

Você já se perguntou o que significa valor IPCA? Se você já conhece um pouco sobre o mercado financeiro, talvez saiba que esse termo se refere à inflação. No entanto, essa não é a situação da maioria das pessoas. Isso porque, nos jornais, o conceito não é explicado.

Na prática, o valor do IPCA hoje se reflete no seu poder de compra. Afinal, ele corrói o seu salário devido ao aumento dos preços dos produtos. Portanto, quanto mais alto estiver esse índice, menos você consegue adquirir.

É por isso que se torna fundamental entender o que esse conceito significa e qual é o valor do IPCA hoje. Assim, você melhora o seu processo de educação financeira. Por isso, vamos explicar melhor o assunto neste artigo. Continue lendo!

O que é IPCA 2022?

O valor IPCA é o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, isto é, é a inflação oficial do Brasil. O levantamento é feito e divulgado pelo IBGE desde 1980 e seu resultado serve de base para o Conselho Monetário Nacional (CMN) ajustar as metas de inflação no Brasil. Ao mesmo tempo, o Comitê de Política Monetária (Copom) o utiliza para revisar a taxa básica de juros, a Selic.

Talvez você tenha achado esses conceitos muito confusos. Vamos explicar. A inflação é o que faz os preços aumentarem. Para entender o seu impacto, basta lembrar o que era possível comprar com R$ 100 em 2015 e o que é possível comprar com o mesmo valor em 2022.

Outro exemplo foi o aumento dos preços de carne, leite, queijos e outros produtos durante a pandemia. Tudo isso foi derivado da inflação, ou seja, do IPCA. Portanto, esse índice tem um impacto claro na sua vida financeira. No entanto, ele vai além.

Todo país tem a sua meta de inflação. Para 2022, o Brasil tem a meta de ficar em 3,5%, com tolerância de 1,5 ponto percentual. Ou seja, o mínimo é 2% e o máximo, 5%. Aqui, é importante reforçar que é importante ter uma taxa positiva e controlada do IPCA para que a economia continue se movimentando.

Se o país consegue se manter dentro dessa meta, está tudo ok. Se não consegue, algumas estratégias são adotadas. Uma das principais é a revisão da Selic. Como ela rege todas as taxas de juros da economia, serve para controlar a inflação. Dessa forma, quanto mais alta é a taxa básica de juros, menor tende a ser o IPCA.

Impacto na sua vida

Pela explicação acima, é provável que você tenha começado a perceber a importância do IPCA. Com uma inflação alta, você compra menos. Além disso, isso tende a levar ao aumento da Selic, o que torna mais caro o processo de contratar empréstimos e financiamentos.

No entanto, existe um lado positivo dessa relação — e ele vale para os investidores. Quem tem dinheiro aplicado costuma ser beneficiado com o aumento do IPCA e da Selic. Isso porque esses indicadores são utilizados como indexadores de vários produtos financeiros. Por exemplo:

  • Tesouro IPCA+;
  • Tesouro Selic;
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB), por meio do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), uma taxa que segue a Selic;
  • Debêntures;
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA).

Portanto, ao investir na renda fixa e variável, você tende a ter benefícios com o aumento da inflação. Essa mesma situação é verificada em outros países. O que muda é o nome do índice inflacionário e da taxa básica de juros. Portanto, essa compreensão pode ser aplicada para além das fronteiras do Brasil.

Qual o valor do IPCA 2022?

Agora que você entendeu o conceito, está na hora de saber: qual o valor IPCA 2022? Conforme dados do IBGE, o resultado de outubro de 2022 foi de 0,59%. Esse foi o primeiro resultado de inflação após 3 meses de deflação (ou seja, de índice negativo do IPCA).

Considerando os 12 meses anteriores, o acumulado do IPCA chegou a 6,47%. Esse termo indica o resultado de 1 ano inteiro. Nesse caso, de novembro de 2021 a outubro de 2022. Portanto, a análise é feita considerando esse horizonte de tempo mais amplo, a fim de definir a política monetária a seguir.

Em relação a novembro de 2022, o resultado do IPCA ainda não havia sido publicado até a produção deste material. No entanto, já se sabia qual era o IPCA-15, uma espécie de prévia da inflação oficial.

Nesse caso, o índice era de 0,53% em novembro. Por sua vez, o acumulado chegou a 6,17% nos últimos 12 meses. Quando considerado janeiro a novembro de 2022, o índice foi de 5,35%.

Como interpretar esse resultado? Bom, a inflação está um pouco acima do que foi determinado pelo CMN. Isso significa que não existe previsão para a redução da taxa Selic. Portanto, a contratação de empréstimos e financiamentos continuará cara.

Ao mesmo tempo, é uma boa oportunidade para investir em títulos indexados por esses índices. Basta escolher os corretos.

Qual a tabela do IPCA?

Para atualizar o valor do IPCA, é utilizada uma tabela, que registra todos os dados efetivamente obtidos nesse índice econômico. Esses resultados são obtidos a partir de um levantamento abrangente, que considera 13 áreas urbanas, 430 mil preços em 30 mil locais.

Como já explicamos, essa tabela serve para acompanhar o aumento de preços e verificar a rentabilidade de investimentos indexados pela inflação. Porém, ela também é importante em outras atividades, como o reajuste do salário mínimo e das aposentadorias.

Considerando o período entre novembro de 2021 e outubro de 2022, a tabela é a seguinte:

DataVariaçãoVariação anualAcumulado em 12 meses
Outubro/220,59%4,7%6,47%
Setembro/22-0,29%4,09%7,17%
Agosto/22-0,36%4,39%8,73%
Julho/22-0,68%4,77%10,07%
Junho/220,67%5,49%11,89%
Maio/220,47%4,78%11,73%
Abril/221,06%4,29%12,13%
Março/221,62%3,2%11,3%
Fevereiro/221,01%1,56%10,54%
Janeiro/220,54%0,54%10,38%
Dezembro/210,73%10,06%10,06%
Novembro/210,95%9,26%10,74%

Com os dados dessa tabela, você consegue perceber que a inflação vem diminuindo nos últimos meses. Ou seja, os preços estão reduzindo ou sendo controlados. Porém, o valor do IPCA hoje ainda está mais alto do que a meta estipulada pelo CMN. Portanto, o governo ainda precisa fazer um acompanhamento próximo.

Dessa forma, a expectativa é que a Selic continue em alta por mais alguns meses. Por isso, pode ser a oportunidade de você ganhar mais em um investimento conservador.

Além disso, boa parte dos países apresentam esse mesmo movimento de alta da inflação. Isso significa que os títulos de renda fixa em outros países também pagam uma rentabilidade maior. Dessa forma, você consegue investir no exterior e obter um bom resultado.

É por isso que o valor IPCA é tão importante. Afinal, entendendo como funciona no Brasil e qual é seu impacto, você pode aplicar o mesmo conceito para outras economias. Isso permite que você aprenda como investir em dólar e alcance melhores resultados com o seu patrimônio. Então, que tal entender melhor qual é o investimento mais indicado para você? Confira qual o seu perfil de investidor e como investir seu dinheiro!

Eduardo Sena
Eduardo Sena Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.