É bem provável que você já tenha ouvido falar em Valentine’s Day. O Dia de São Valentim é a data em que os namorados comemoram o amor em alguns países do mundo. Apesar da celebração ser semelhante à brasileira, existem algumas diferenças importantes.
Por exemplo, será que vale dar um presente de Dia dos Namorados nessa outra data? Neste post, vamos explicar melhor o que é Valentine’s Day, como surgiu e outros detalhes. Confira!
- O que é Valentine’s Day?
- Como surgiu o Valentine’s Day?
- Qual é a data do Valentine’s Day?
- Por que São Valentim é padroeiro dos namorados?
- Quais são os símbolos do Dia dos Namorados?
- Presentes para Valentine’s Day
- Como o Valentine’s Day é comemorado em diferentes países?
- Qual é a diferença entre o Dia dos Namorados nos EUA e no Brasil?
O que é Valentine’s Day?
O Valentine’s Day é o Dia de São Valentim, como é conhecido o Dia dos Namorados em outros países do mundo. Nessa data, os casais apaixonados trocam presentes e flores para celebrar o amor.
Diferentemente do Brasil, que comemora a data do romance em 12 de junho, o resto do mundo segue uma história que remonta às tradições cristãs e da Roma Antiga. Apesar disso, várias lendas rondam o surgimento desse dia.
Como surgiu o Valentine’s Day?
O Valentine’s Day surgiu ainda no século 5, quando o Dia de São Valentim foi criado pelo Papa Gelásio, em 14 de fevereiro de 496. O objetivo foi homenagear um mártir que tinha esse nome. A questão é que existem algumas explicações para a história — e nenhuma delas é efetivamente comprovada.
A mais conhecida é a de que São Valentim era um padre romano condenado à morte por realizar casamentos proibidos. Isso aconteceu porque o Imperador Claudio II baniu as uniões matrimoniais durante aquele século. O motivo foi a crença de que isso tornaria os homens em soldados piores.
No entanto, Valentim dizia que o casamento integrava o plano de Deus. Portanto, ele começou a organizar cerimônias em segredo, sendo descoberto e sentenciado à morte em 270.
Durante o seu período de prisão, Valentim ainda teria se apaixonado por uma moça, filha de um carcereiro. No dia de sua execução, escreveu uma carta à amada e assinou: “do seu Valentim”. Daí vem a prática de enviar cartas nessa data.
Dois séculos depois, o Papa Gelásio resolveu acabar com as celebrações pagãs. Em fevereiro, ocorria a Lupercalia, um festival romando de 3 dias. Ele celebrava o início da primavera e a fertilidade.
Por isso, os jovens sorteavam nomes de garotas e se transformavam em namorados delas como parte das comemorações. Em alguns casos, chegavam a se casar. Para erradicar a tradição, foi criado a data de Valentine’s Day.
No entanto, essa é apenas uma história. Outra indica que Valentim foi morto por ajudar cristãos a escapar de prisões romanas, nas quais eram torturados e apanhavam.
De toda forma, o que não muda na história de Valentine’s Day é o fato de a primeira carta ter sido enviada por Valentim na prisão à moça pela qual se apaixonou. A prática acabou se tornando uma tradição importante.
Qual é a data do Valentine’s Day?
A data do Valentine’s Day é 14 de fevereiro. Esse é o dia em que, praticamente, o mundo todo celebra o dia do amor. A data foi definida pelo Papa Gelásio em homenagem a Valentim, que viveu um amor proibido.
Por que São Valentim é padroeiro dos namorados?
São Valentim é padroeiro dos namorados, porque ele foi um padre que arriscou e até perdeu a própria vida para casar cristãos que se amavam. Isso é o que diz a história de como surgiu o Valentine’s Day.
Porém, também há indicações de que ele ajudava as noivas que não tinham o dote suficiente para se casarem. Assim, ele se tornou o padroeiro dos namorados.
Quais são os símbolos do Dia dos Namorados?
Existem vários símbolos do Dia dos Namorados. Conheça cada um deles e o que eles representam:
- Coração: representa o amor;
- Cupido: filho de Vênus, a deusa do amor e da beleza, o Cupido é o Deus do Amor. Quem é atingido com sua flecha fica apaixonado na hora;
- Rosas: são a flor que representa paz, amizade, amor e romance. Por isso, é o presente ideal, inclusive sendo uma das dicas de compras no exterior para comemorar o Valentine’s Day;
- Pombas: significam pureza, amor e lealdade. Tanto é que dizem que os casais são “pombinhos”. Também se acredita que esses pássaros têm um amor para a vida toda;
- Renda e laços: os lenços sempre foram usados para demonstrar o interesse de uma mulher. Por isso, a renda é associada ao romance. Por sua vez, os laços sempre representaram o amor eterno devido às curvas e aos arcos entrelaçados;
- Mãos: entrelaçadas, indicam o romance. Por isso, eram usadas como decoração do Dia dos Namorados;
- Cadeados do amor: são contemporâneos e simbolizam o amor entre as pessoas. A lenda diz que eles devem ser pendurados na ponte com os nomes ou iniciais do casal. Em seguida, as chaves são lançadas para representar o amor inabalável.
Presentes para Valentine’s Day
Presentear quem você ama é uma ótima forma de poder comemorar o Valentine’s Day, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Para presentear as pessoas que você ama, a dica que damos é: seja criativo e compre algo que represente a pessoa.
Você pode escolher presentes como perfumes, joias, roupas ou levar para um jantar. Algumas pessoas costumam planejar viagens internacionais para comemorar essa data, como por exemplo Orlando ou Miami, destinos muito comuns para brasileiros.
Seja em uma viagem internacional ou direto da sua casa, seu presente pode ser comprado usando a conta global Nomad.
Como o Valentine’s Day é comemorado em diferentes países?
Mais do que hashtags no Instagram, a data do Valentine’s Day é comemorada de maneira diferente, conforme a cultura do país:
Inglaterra
O mais comum é trocar cartões, mas a curiosidade fica por conta da celebração ir além dos casais. É normal comemorar a presença de todas as pessoas que se ama na sua vida. Por isso inclui pais, familiares, amigos e até os pets.
Em relação aos presentes, os doces e salgados feitos à mão são os principais. Muitos também assam um bolo em formato de coração. Outros presentes populares são chocolates, ursinhos de pelúcia, docinhos e brinquedinhos.
Estados Unidos
Tem uma comemoração mais parecida com a brasileira. Chocolates, joias, flores e lingeries são presentes comuns, assim como os cartões. Os restaurantes ficam lotados e, nas escolas, as crianças fazem uma espécie de correio do amor, entregando mensagens românticas secretas entre si.
Dinamarca
Se você for viajar para a Europa durante o Valentine’s Day, vá à Dinamarca. O país tem uma tradição própria: substituiu as rosas vermelhas por flores brancas. Além disso, as caixas de chocolate são alteradas por pães doces.
O correio do amor também está presente por lá, mas de uma forma diferente. Os homens escrevem charadas e as envia para as pretendentes. Quem acertar tem direito a ganhar um ovo de Páscoa. Quem errar, deve esse presente para o homem.
Filipinas
O Dia de São Valentim celebra casamentos em massa nessa data. Centenas de casais se reúnem e começam a viver a vida a dois, de forma patrocinada pelo governo. Por isso, muitos aproveitam para renovar os votos.
África do Sul
Assim como no Brasil, a África do Sul comemora o Dia dos Namorados com cartões, troca de presentes e flores. Então, qual a diferença? A resposta está nas mulheres solteiras.
Elas escrevem o nome do rapaz em que se interessam em um coração de feltro. Ele é costurado na manga da blusa a ser utilizada no dia 14 de fevereiro. Assim, os homens veem e podem retribuir a paixão, quando for o caso.
Itália
Os casais italianos fazem a troca de presentes e saem para jantar. O encontro é simples, mas recheado de delícias com uma das melhores gastronomias do mundo.
França
O país tem a tradição comum, mas a vila de Valentine se destaca. Por lá, há uma preparação especial entre os dias 12 e 14 de fevereiro com vendas de produtos, opções gastronômicas, decorações nas ruas e mais. Além disso, é comum os casais franceses plantarem uma muda de árvore juntos.
Japão
No país, as mulheres devem presentear os homens com doces. Mas cada um deles representa um status de relacionamento. Por isso, é preciso ter cuidado.
No dia seguinte, os homens fazem a mesma coisa. Essa data é conhecida como Dia Branco.
Qual é a diferença entre o Dia dos Namorados nos EUA e no Brasil?
A principal diferença entre o Dia dos Namorados nos EUA e no Brasil é a data. Enquanto o Dia de São Valentim é celebrado em 14 de fevereiro, o dia dos namorados no Brasil é em 12 de junho, um dia antes do Dia de Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro.
Além disso, a data brasileira foi definida por motivos comerciais. Para aquecer o período da metade do ano e gerar mais vendas, o ex-publicitário João Dória (pai do político eleito prefeito de São Paulo) criou a data.
Na época, o slogan foi “Não é só de beijos que se prova o amor”. A ideia deu certo, a campanha ganhou o título de melhor do ano e a data pegou no Brasil.
No entanto, as comemorações do Brasil e EUA são bastante parecidas. Por isso, é só ter criatividade e comprar o seu presente, no dia 12 de junho, em 14 de fevereiro ou nas duas datas!
Isso vale, especialmente se você estiver no exterior ou quiser fazer uma compra em outro país. Afinal, o Valentine’s Day existe e é uma boa forma de mostrar que se ama alguém. Assim você consegue espalhar o AMORGLOBAL: Compartilhe com quem você ama a oportunidade de explorar o mundo com você!