Já pensou em se candidatar para vagas freelancer? Esta é uma oportunidade muito interessante para quem deseja complementar a renda, ter novos clientes no portfólio, conseguir experiências diferentes e ainda fazer networking. Uma boa ideia, né?
O mercado está em constante transformação e a pandemia veio para acelerar a digitalização de muitas profissões. Para você ter uma noção, um estudo realizado pela IBM em 2020, quando a pandemia crescia pelo mundo, mostrou que de cada 10 empresas entrevistadas, 6 passaram a considerar o investimento em digitalização como prioridade.
Isso significa bastante coisa, principalmente para quem deseja fazer uma grana extra com a sua profissão. A digitalização não representa apenas investimento em tecnologia, mas também uma revisão de processos e de cultura empresarial em diferentes segmentos.
Além da popularização do home office como um modelo de trabalho que preza pela saúde e autonomia do profissional, a pandemia e a digitalização ajudaram a reforçar a ideia de que é possível trabalhar com empresas de qualquer lugar do mundo, sem sair de casa. E, como a própria pesquisa demonstra, as empresas estão cada vez mais antenadas nessa questão. Continue a leitura e entenda como a vida de freelancer pode ser vantajosa!
Afinal, vale a pena investir em uma carreira freelancer?
Se você busca por vagas freelancer provavelmente conhece essa modalidade de trabalho. Basicamente, um freelancer é aquele profissional que oferece serviços para uma empresa, por meio da formalização de um contrato. Ou seja, ele não possui um vínculo empregatício no regime CLT e pode captar outros clientes, de forma independente.
Além de ser um modelo que garante muita liberdade e flexibilidade para o profissional, ele também abre os horizontes de mercado. Muita gente não sabe, mas é possível prestar serviços freelancer para empresas no exterior e fazer uma boa grana com isso. Portanto, vale muito a pena investir nessa carreira e se tornar um profissional ainda mais especializado. E, sim, qualquer pessoa pode ser freelancer! 🙂
Quais os cuidados que o freelancer deve ter?
Para ser freelancer, alguns pontos de atenção não podem ser ignorados. Antes de tudo, o profissional deve prezar pela organização produtiva e garantir que a entrega dos serviços seja feita no prazo acordado. Não basta colocar a mão na massa, vale ter inteligência de negócio para fazer a profissão prosperar.
🤓Dá uma olhada nesses lembretes, eles podem te ajudar:
- priorizar tarefas;
- fazer um portfólio atrativo;
- manter o LinkedIn atualizado;
- trabalhar em um ambiente adequado;
- usar as ferramentas corretas;
- adiantar prazos;
- organizar o tempo de produção.
Além disso, existem algumas maneiras de formalizar o serviço freelancer e ter mais segurança no mercado. A mais conhecida delas é o MEI (Microempreendedor Individual), este é um modelo empresarial simplificado para o trabalhador autônomo, com um limite de faturamento anual de R$81 mil.
Dentre as principais vantagens que o MEI oferece estão a possibilidade de emitir nota fiscal e ter direito a alguns benefícios como aposentadoria e auxílio doença. Essa modalidade é bastante popular e cresce cada vez mais no Brasil. Em 2021, por exemplo, 80% das empresas criadas no país tinham essa configuração.
Mas vale ressaltar: nem toda atividade pode ser MEI. Acesse a lista de atividades na plataforma oficial do governo e verifique se o que você faz pode ser enquadrado como MEI.
Ah! Vamos esclarecer uma possível dúvida: “Todo freelancer precisa ser PJ?” Não necessariamente. Algumas empresas podem contratar o profissional como pessoa física e não exigir nota fiscal. Mas, isso é mais difícil que aconteça, principalmente se envolver uma quantia maior de dinheiro. A formalização é interessante para resguardar as duas partes envolvidas no contrato.
Onde encontrar vagas freelancer?
A internet está repleta de oportunidades e possui inúmeras plataformas especializadas nesse tipo de oferta. Além disso, as próprias redes sociais e as comunidades podem ser uma fonte para quem busca por vagas freelancer e renda extra.
É interessante determinar um nicho de atuação e estudar melhor as possibilidades. Você pode atuar apenas com empresas específicas, como as de tecnologia, por exemplo, ou buscar por vagas mais generalistas e com menores exigências. Abaixo, indicamos 5 plataformas conhecidas (nacionais e internacionais), que podem ser interessantes para você:
1) 99 Freelas
Bastante tradicional e conhecida no mercado, a 99Freelas é uma plataforma brasileira que oferece oportunidade para diferentes profissionais (como advogados, engenheiros, desenvolvedores e criativos). Nela, após o cadastro, o freelancer pode se candidatar às vagas e colocar o valor pelo serviço e indicar o prazo de entrega. Ao conseguir o job, o freela precisa repassar 15% do valor total cobrado para o 99Freelas.
2) Workana
Com sede na Argentina e atuação em diversos países da América Latina (como Brasil e Colômbia) e mais de 1,7 milhões de profissionais cadastrados, o Workana funciona através de projetos. A empresa cadastra a demanda necessária e o perfil de profissional que procura e o freelancer pode se candidatar, oferecendo seu preço e contando a sua experiência. A empresa avalia a oferta e escolhe o melhor candidato. O freelancer só recebe depois que a entrega do serviço é realizada.
3) We Work Remotely
Lançada em 2011, a WWR é uma empresa canadense que conta com mais de 270 mil usuários ativos. A plataforma também permite o cadastro de talentos de várias áreas, principalmente de tecnologia, as vagas podem ser muito interessantes para diversos profissionais, como Engenheiros Full Stack, IOs e desenvolvedores. A plataforma é gratuita para os freelancers e cobra das empresas cadastradas o valor de USD 299,00.
4) Stack Overflow
Plataforma de Nova York, criada especialmente para as áreas de desenvolvimento e programação. Nela, além de se candidatar para trabalhos freelancers, você pode fazer parte de uma comunidade de estudo, que troca dicas e conhecimento sobre os mais variados temas do setor. O conteúdo é gerenciado pela própria comunidade, que elegem as perguntas e as oportunidades com mais destaque.
5) Crossover
Com sede no Texas (EUA), a Crossover é uma plataforma de emprego remoto com mais de 70 companhias internacionais cadastradas. De olho no Brasil, a empresa já promoveu eventos em São Paulo, Rio de Janeiro e em Porto Alegre, em busca de candidatos para suas vagas (em especial, de tecnologia). Eles oferecem trabalhos totalmente remotos e pagamento semanal, em dólar. Para participar, além de se cadastrar, o candidato freelancer deve passar por uma entrevista.
Como receber o pagamento pelo serviço prestado no exterior?
Além dos exemplos citados acima, existem diversas empresas no exterior buscando por profissionais freelancer e dispostas a pagar um bom valor pelos serviços. Muito legal, né?
Se você busca por oportunidades como essas, não se esqueça de definir como receberá o seu pagamento. Acontece que, para receber dinheiro de outro país, é importante se atentar às taxas e tarifas que o banco pode cobrar e entender toda a burocracia que isso envolve, inclusive para o tempo de recebimento.
A Husky pode solucionar essa questão para você! 😍
A Husky é uma plataforma segura, feita para simplificar as transações internacionais e oferecer um preço justo por isso. Com a Husky, você recebe o seu pagamento do exterior, por uma taxa de apenas 2%.
Ah! E com o cupom de um amigo, a taxa passa a ser apenas 1%, para sempre. Além disso, pode acompanhar toda a transação com a praticidade do app! Entre em contato com a gente e entenda melhor quais são as nossas vantagens.
Photo by Kornél Máhl on Unsplash