Os vídeos têm dominado a internet e atraído cada vez mais público nas redes sociais. Hoje em dia, é muito comum vermos vídeos virais, dos mais diversos tipos e assuntos.
Mas, para ter engajamento, além da espontaneidade das gravações e da autenticidade dos assuntos, algumas ferramentas de marketing também são aliadas dos produtores de conteúdo.
Por isso, vamos te explicar um pouco mais sobre essa ferramenta, focando no SEO para Youtube neste artigo. Afinal, como fazer SEO para Youtube e ter bons resultados? Continue lendo e saiba tudo sobre isso!
O que é SEO?
SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de estratégias de otimização da experiência do usuário visando o melhor posicionamento de uma página ou site nos mecanismos de pesquisa.
Essa ferramenta engloba questões de programação, design, produção de conteúdo e relacionamento entre sites.
Geralmente, quando se fala em SEO, imediatamente pensamos no Google, que é o buscador mais popular e utilizado na internet.
O Google, basicamente, organiza as informações para que elas sejam acessíveis e úteis para todos. Ele rastreia, indexa e ranqueia os conteúdos da internet, facilitando a vida de todos os usuários que buscam os assuntos na web.
Para melhorar essa experiência, o Google conta com um algoritmo inteligente, capaz de identificar as páginas com os melhores resultados sobre o conteúdo e eliminar os sites com informações falsas ou maliciosas, por exemplo.
O que muita gente não percebe é que o Youtube também funciona dessa maneira. Diferentemente do senso comum, ele não é uma rede social e, sim, um mecanismo de pesquisa. Enquanto o Google trabalha com os sites, o Youtube é focado nos vídeos. Dito isso, é hora de entender melhor como fazer SEO para Youtube.
Como o Youtube contabiliza as visualizações?
Antes de entender o papel do SEO para Youtube, você precisa saber que a plataforma contabiliza as visualizações de um vídeo assim que ele é aberto por um usuário, sem a necessidade de um tempo mínimo para que ele assista.
Se alguém abrir o vídeo, a visualização já é contabilizada, mesmo que a pessoa assista o conteúdo por apenas alguns segundos e saia da plataforma.
Caso o usuário saia antes do fim, porém, a ação é contada negativamente contra a retenção do vídeo, que é um índice que calcula por quanto tempo as pessoas assistiram ao conteúdo – o que pode impactar no alcance e até mesmo na quantidade de inscritos do seu canal.
O alcance não é medido apenas com base na retenção, mas ela auxilia o algoritmo do Youtube a entender se o conteúdo é relevante ou não.
Assim, se a taxa de retenção for baixa, a plataforma, de maneira automatizada, entende que o vídeo não é relevante e ele passa a não ser mostrado com tanta frequência para outros visitantes.
Como fazer SEO para Youtube?
Conforme explicamos, o SEO é uma ferramenta desenvolvida para otimizar a pesquisa sobre determinado assunto. Como o Youtube é um mecanismo de pesquisa, o SEO pode ser aplicado a ele.
Fazer SEO para Youtube permite que você seja descoberto dentro e fora da plataforma, acumulando resultados com o seu canal e, consequentemente, podendo ganhar dinheiro com isso.
A ferramenta consegue auxiliar no ranqueamento e na visibilidade do conteúdo. E, uma vez que os vídeos compartilhados na plataforma ficam nela por muito tempo, a utilização do SEO pode trazer resultados ao longo de vários anos.
O objetivo, então, é preparar o vídeo para que o Youtube entregue o conteúdo para o maior número de pessoas possível, sempre nas primeiras posições para determinadas buscas.
E isso é feito antes mesmo do vídeo ir para o ar. Metadados e informações adicionados ao conteúdo no momento da publicação podem ajudar a impulsionar o algoritmo do Youtube para que seu conteúdo tenha maior alcance.
Como melhorar o SEO do Youtube?
Títulos, palavras-chave, descrições, tags e até mesmo legendas podem ajudar a melhorar o SEO para Youtube.
O título é a primeira informação do vídeo. Assim, é recomendável que você utilize palavras claras e objetivas, que despertam curiosidade e instigam a audiência a assitir ao seu conteúdo.
Uma dica é colocar algumas palavras em caixa alta, para atrair o público, e usar verbos de ação que estimulem a imaginação das pessoas.
Utilizar as palavras-chave do Youtube é, também, uma alternativa para aumentar a atenção para o seu vídeo e uma das melhores estratégias para SEO.
Antes mesmo de você escrever um roteiro ou começar a gravar, a dica é mapear os temas mais relevantes para a sua estratégia e os assuntos que podem gerar mais engajamento para o canal.
Nesse processo, a utilização de palavras-chave pode nortear todo o conteúdo e servir como um chamariz para as pesquisas no Youtube. Há, inclusive, alguns sites, como o VidIQ, que mostram quais as melhores palavras para determinados assuntos.
A descrição do vídeo é outra ferramenta de metadados que pode auxiliar no engajamento do conteúdo. Para uma melhor experiência do usuário, a dica é dividir a descrição em blocos.
Assim, o assunto pode ser abordado de forma clara e objetiva, para que o usuário entenda melhor do que se trata e tenha vontade de assistir ao vídeo.
As tags também podem ajudar a melhorar o SEO do Youtube. Elas funcionam como etiquetas e indicam para a plataforma o nicho ao qual o conteúdo pertence.
Sendo assim, a dica é adicionar as palavras-chave nas tags para que a ferramenta de pesquisa disponibilize o seu conteúdo com mais facilidade.
Por fim, as legendas também podem trazer resultados positivos. A dica é que elas sejam utilizadas sempre que possível, uma vez que, além de melhorar a acessibilidade, elas fornecem mais detalhes do seu conteúdo para o Youtube.
As legendas podem ser criadas pela própria plataforma ou em aplicativos de edição de vídeos populares no mercado.
Então, entendeu melhor o papel do SEO no Youtube e como usar a ferramenta ao seu favor? Esperamos que nossas dicas te ajudem a alavancar os seus vídeos e que você tenha um ótimo desempenho com a plataforma!