O YouTube oferece uma série de possibilidades de monetização para os criadores de conteúdo e é super interessante entender como elas funcionam para garantir o sucesso e crescimento do seu canal.
Uma delas é o programa de membros, que segue uma lógica muito semelhante ao sistema de assinatura da Twitch. Você já conhecia essa funcionalidade? Esta pode ser uma oportunidade interessante para, além de ganhar mais dinheiro, engajar ainda mais os seus seguidores. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema!
O que é o programa de membros do YouTube?
O programa de membros do YouTube, também conhecido como Channel Memberships ou Clube de Canais, permite que os seguidores de determinado canal paguem uma quantia (como uma assinatura) para receberem conteúdos exclusivos e personalizados.
Com a funcionalidade, o criador de conteúdo pode fazer grupos com seus seguidores e realizar uma série de interações como: enviar mensagens diretas, imagens, emojis, selos, criar lives exclusivas, trocar reações, etc. Em suma, esta é uma ótima chance para quem deseja ter uma comunicação mais próxima com o seu público e fortalecer sua imagem.
Um ponto interessante é que essa funcionalidade foi lançada em 2018, como uma opção nativa para os criadores de conteúdo. Anteriormente, os produtores precisavam usar outras soluções (como o Patreon ou o Apoia-se) para garantir este tipo de monetização.
Como ativar o programa de membros do Youtube?
O passo a passo para ativar o programa de membros é simples e rápido, mas antes é necessário atender à algumas regras da plataforma, como:
- ter mais de mil inscritos,
- não produzir conteúdos para o público infantil,
- ter mais de 18 anos,
- produzir conteúdos autorais,
- ser avaliado como um canal qualificado para oferecer o programa.
Vale também se atentar a alguns conceitos da plataforma quando for convidar os seus espectadores a fazerem a assinatura do canal. Por exemplo: Membro e Usuário Premium, qual a diferença entre eles?
Quem é membro possui opções diferentes de quem tem acesso ao YouTube Premium. No primeiro, o usuário pode contar com conteúdos exclusivos a partir das assinaturas e no segundo ele tem acesso a conteúdos sem publicidade.
Para ativar o programa de membros do seu canal, siga o passo a passo:
- Acesse o site do YouTube;
- Acesse, ao lado esquerdo do seu dashboard, a aba “Monetização”;
- Depois clique em Clube de Canais;
- Selecione “Primeiros Passos”;
- Clique em: “Adicionar membros e benefícios”;
- Depois, é só ativar a funcionalidade e convidar os seus seguidores a fazerem a assinatura.
Vale a pena definir os níveis dos benefícios?
A classificação dos níveis de benefícios das assinaturas é uma estratégia muito importante para você abraçar diferentes tipos de públicos e oferecer diversas possibilidades para a sua audiência. Já está mais do que comprovado que as pessoas gostam e consomem conteúdos exclusivos, por isso vale investir neste tipo de produção.
Além de disponibilizar seus vídeos, você também pode vender produtos com a sua marca e ter uma espécie de “ponto de venda” naquele ambiente. Outra ideia interessante são as revendas, em que você pode inserir links de parceiros e participar de uma espécie de programa de afiliados. Assim, é possível lucrar com cada clique, impressão ou produto vendido. Muito legal, né?
Mas antes de fazer sua escolha, é interessante ter uma postura crítica e avaliar se a segmentação dos benefícios é uma demanda real do seu público. Existem canais no YouTube que oferecem apenas um tipo de assinatura (sem segmentações) e, mesmo assim, apresentam ótimos resultados.
Quais cuidados o produtor do conteúdo deve ter?
É necessário ter um olhar atento para a audiência e entender quais tipos de conteúdos eles gostam. Além disso, usar e abusar da criatividade sempre será uma saída interessante para quem deseja se diferenciar na rede e atrair a atenção dos seguidores.
Também é fundamental ler as diretrizes do YouTube e entender quais são as limitações que o programa de membros exige, por exemplo:
- é proibida a realização de sorteios, loterias e concursos,
- não é possível oferecer o download dos conteúdos postados do YouTube,
- não é permitido a oferta de benefícios direcionados à crianças,
- não é permitido agendar encontros presenciais pela plataforma.
Como atrair novos membros para o YouTube?
Ao aumentar o número de seguidores, você garante mais visualizações e também mais dinheiro. Durante os seus vídeos, é interessante explicar o que é o programa de membros, quais os benefícios ele pode trazer para o usuário e como ele deve se cadastrar.
Você também pode fazer uma descrição bem detalhada e informativa, que ajude o espectador a entender as vantagens que ele terá ao ser um membro do seu canal. Afinal, qual tipo de exclusividade ele passará a ter?
Não se esqueça de analisar em qual momento a informação deve ser transmitida. Muitos criadores de conteúdo gostam de incentivar o engajamento logo no início do vídeo, onde a atenção do espectador é maior.
Sempre que possível, insira CTA ‘s (Call to action) em seu conteúdo, eles são gatilhos de comunicação que chamam o usuário para uma ação, como: “inscreva-se no canal, ative o sininho e deixe um comentário”.
E então, gostou das dicas e conseguiu entender como funciona o Seja Membro do YouTube? Esperamos que sim! Fique de olho nos conteúdos da Husky, assine a nossa newsletter e receba artigos como este na sua caixa de e-mail.