O Japão é um dos países que mais atraem brasileiros para morar. Mas antes de arrumar as malas e mudar de vez para o oriente, você sabe qual é o salário mínimo do Japão e como é a vida por lá?
Seja para arranjar um trabalho ou apenas para viajar e conhecer a cultura, é importante entender como é o estilo de vida dos japoneses e a relação deles com gastos e ganhos. Continue a leitura e veja qual é o salário mínimo no Japão e as diversas oportunidades de remuneração que o país oferece. Confira!
Qual é a média salarial no Japão?
No Japão, o salário depende da região onde a pessoa é contratada. O país é dividido em 47 prefeituras (conceito diferente do que conhecemos) e a moeda oficial é o Iene (¥). Mesmo não tendo muito destaque na lista das moedas mais valiosas do mundo, é uma moeda forte e com alto poder de compra.
Cada prefeitura estabelece as suas regras, definidas após acordos oficiais com o governo. Diferentemente do Brasil, o salário mínimo no Japão é calculado por hora, que varia de 100 a 1500 ienes por hora trabalhada. Mas, vale lembrar que além da região, fatores como província, turno e até mesmo o sexo influenciam nesse valor.
Quanto se ganha por dia no Japão?
Devido ao fato da remuneração ser por hora, o valor que se ganha por dia no Japão depende da quantidade de horas trabalhadas. A carga horária média é de 8 horas por dia e 40 horas semanais, mas é comum algumas pessoas optarem por trabalhar mais para ganhar hora extra.
Então, para saber quanto se ganha por dia no Japão, basta multiplicar a média da cidade pela quantidade de horas trabalhadas. Veja como anda os valores da hora em algumas cidades:
- Tóquio – 958 ienes
- Kyoto – 856 ienes
- Chiba – 868 ienes
- Tottori – 738 ienes
- Okayama – 781 ienes
- Hyogo – 884 ienes
- Hiroshima – 818 ienes
- Nagasaki – 737 ienes
Quais os empregos mais procurados no Japão?
Não é qualquer pessoa que pode trabalhar no país. Estrangeiros precisam de um visto de trabalho, o visto de turismo não é permitido para esta finalidade. Porém, o governo japonês só concede essa permissão para quem é descendente até da terceira geração, mais conhecidos como sansei.
E para quem cumpre os requisitos necessários para o visto, os postos de trabalho mais comuns para estrangeiros são:
- Professor de inglês
- Profissional de TI
- Tradutor ou intérprete
- Vendedor
- Militar
- Garçom
- Atendente
- Fábricas
- Kombinis (lojas de conveniência)
E não podemos esquecer do trabalho remoto! A pessoa pode trabalhar de casa e receber o dinheiro diretamente na sua conta bancária. Neste modelo de trabalho, as vagas mais procuradas são, também, os da área de TI.
Como funciona a aposentadoria no Japão?
Os benefícios da aposentadoria no Japão são concedidos por três motivos: morte, invalidez ou idade. Para se aposentar por idade, a legislação japonesa exige pelo menos 10 anos de contribuição, sendo que a pessoa só recebe o valor integral após 40 anos contribuindo com a previdência. A idade mínima, para ambos os sexos, é de 65 anos.
Há duas formas para se inscrever na previdência. Uma é para desempregados e autônomos e a outra é para quem está empregado. Para essa segunda modalidade, é necessário ter ao menos um mês de contribuição.
E então, o que achou do conteúdo? Assine a newsletter da Husky e receba novidades e outros conteúdos como este diretamente na sua caixa de e-mail.