Viajar para a Europa é o sonho de muita gente. Mas essa vontade não precisa ficar somente na imaginação. É possível se planejar com antecedência, pesquisar bastante e montar um roteiro de viagem para a Europa que caiba no bolso.
O velho continente tem países e culturas diversas, que atraem o mais variado tipo de público. Então, se você tem vontade de passar alguns dias por lá, continue lendo este artigo e saiba tudo sobre o que fazer em 20 dias na Europa. Confira!
Como montar um roteiro de viagem pela Europa?
Para te ajudar a saber como montar um roteiro de viagem pela Europa, nós separamos algumas dicas valiosas sobre os principais gastos e os detalhes que você precisa levar em conta na hora de planejar a viagem.
Assim, o primeiro passo para montar o seu roteiro é definir o tipo de viagem que você quer fazer. Isso também influencia no seu gasto total com o passeio. Há opções de viagens culturais, gastronômicas, de natureza, e tantas outras.
Saber quantos dias você vai ter de viagem também é um ponto importante. Afinal, o seu roteiro precisa estar de acordo com o tempo disponível em cada lugar.
Se a viagem for de 10 dias, é possível conhecer três países diferentes, mas passando por poucas cidades. Se for de 15, já é razoável visitar mais destinos em um mesmo país. E se for de 20, dá pra conhecer até quatro países, por exemplo.
A época da viagem também pode definir o roteiro. No inverno, os dias são mais curtos e o tempo fica gelado. No verão, os lugares costumam ficar mais cheios. E na primavera e outono, que são baixa temporada, o clima é mais agradável.
Depois de definir esses detalhes, você pode começar a anotar o que deseja fazer na Europa e montar o roteiro de acordo com as suas vontades durante a viagem, o tempo disponível para os passeios e o clima que você quer enfrentar.
Se você nunca esteve na Europa, a principal dica é visitar os países mais tradicionais, como Portugal, Espanha, Itália e França. Mas se você já conhece uma parte do continente, pode optar por países do leste europeu, ou norte, por exemplo.
Uma boa notícia é que os países europeus estão muito perto entre si e isso facilita na hora de se locomover entre eles. Na maioria das vezes, é possível viajar de trem e ônibus de um país para o outro e isso pode ajudar na hora de se planejar.
Por isso, ao escolher os destinos para a viagem, a distância geográfica entre os países também deve ser levada em conta. Isso porque, dependendo dos países escolhidos, o transporte entre eles vai pesar mais, ou não, nos gastos totais.
Por fim, o preço da passagem aérea do Brasil para a Europa também é um ponto necessário na hora de finalizar o roteiro. A dica é pesquisar bastante os valores e ir alternando as suas possibilidades de acordo com os melhores preços.
Depois disso tudo definido, as hospedagens e as atividades turísticas que você quer contemplar na viagem devem ser incluídas no roteiro. Dessa forma, basicamente, os pontos principais para organizar um roteiro para a Europa são:
- Tipo de viagem;
- Disponibilidade de dias para a viagem;
- Clima que quer enfrentar no continente europeu;
- Países que quer conhecer;
- Meios de transporte entre os países;
- Preço das passagens aéreas do Brasil para a Europa;
- Hospedagem;
- Passeios turísticos.
Quantos dias são necessários para conhecer a Europa?
Para saber quantos dias são necessários para conhecer a Europa, você precisa definir, primeiro, o que quer fazer no continente europeu, quais países quer conhecer, o meio de locomoção entre eles, e o período do ano para a viagem.
Conforme explicamos na hora de montar o roteiro, várias escolhas podem interferir no tempo da viagem. De toda forma, é impossível conhecer todo o continente europeu de uma só vez. Mas dá pra se programar para ver o máximo possível.
Por isso, se a sua viagem for de 10, 15, ou 20 dias, você precisa escolher os países e os passeios que tem mais vontade de fazer, para não perder tempo.
Se você quer passar por lugares históricos, pode planejar uma viagem de 10 dias entre três das principais cidades de Portugal, Espanha e Itália, por exemplo.
Já se quiser conhecer a arte em uma viagem de 15 dias, pode optar por passar por várias cidades da França e da Itália e conhecer diversas culturas de uma só vez.
Mas se optar por um passeio gastronômico, pode passar por Portugal, Espanha, França e Itália em um período de 20 dias, provando os pratos mais tradicionais.
Logo abaixo, separamos algumas dicas sobre o que fazer em 10, 15 e 20 dias na Europa, para que você possa se planejar e montar o seu roteiro ideal.
O que fazer em 10 dias na Europa?
Se você nunca foi para a Europa, a principal indicação para um roteiro de 10 dias é conhecer as capitais dos países mais tradicionais. Dentre elas, destacamos Lisboa, em Portugal, Madri, na Espanha, e Roma, na Itália.
Esse roteiro é ideal para quem quer conhecer cidades diferentes entre si, em um curto período de tempo. Em Lisboa, você pode saborear peixes e doces portugueses; já em Madri, pode provar as tradicionais tapas; e em Roma, pode comer massas e pizzas famosas mundialmente.
Além disso, passando por essas três cidades você tem a oportunidade de conhecer monumentos muito importantes na Europa, como a Torre de Belém, em Lisboa; o Palácio Real de Madri; e o Coliseu e o Panteão, em Roma.
Você pode selecionar três dias para cada país, levando em conta os deslocamentos e lembrando que o transporte entre Portugal, Espanha e Itália é feito de avião, mas que o tempo de voo é curto e o preço das passagens é barato.
Outra opção de roteiro de 10 dias na Europa é um passeio de trem entre Amsterdã, na Holanda, Bruxelas, na Bélgica, e Berlim, na Alemanha. Essa viagem também pode ser dividida em três dias para cada país, já que o deslocamento é rápido.
Em Amsterdã e Bruxelas você pode fazer várias atividades turísticas, para os mais variados gostos e bolsos, desde visitas a museus clássicos, até tours em cervejarias e bares alternativos. Já em Berlim você pode conhecer muitos lugares históricos e também parques e monumentos ao ar livre.
O que fazer em 15 dias na Europa?
Com 15 dias de viagem, a opção de conhecer três países ainda é boa ideia, mas já é possível passar por mais de uma cidade em cada um deles.
Dessa forma, o roteiro pode ser definido entre Lisboa e Porto, em Portugal, Madri e Barcelona, na Espanha, e Roma e Milão, na Itália. A dica é definir cinco dias de viagens para cada país e escolher as atividades que quer fazer em cada lugar.
O deslocamento entre as cidades pode ser feito de trem e ônibus, enquanto a viagem entre os países precisa ser de avião.
Em Portugal você pode conhecer a capital Lisboa, que recebe visitantes de todo o mundo e tem um astral mais cosmopolita, e também a tradição da cidade universitária do Porto, que inclui bares, praças e parques muito atrativos.
Na Espanha, você pode fazer um tour pelos principais restaurantes e conhecer a culinária local de Madri, e também visitar pontos turísticos tradicionais, como o Templo da Sagrada Família, em Barcelona.
Já na Itália você pode visitar os monumentos históricos de Roma e saborear a culinária local, além de conhecer a modernidade de Milão e as obras arquitetônicas.
Uma segunda opção de roteiro de 15 dias na Europa é o Leste Europeu. Você pode passar por Berlim, na Alemanha, Praga, na República Tcheca, Viena, na Áustria, e Budapeste, na Hungria. O deslocamento entre as cidades pode ser feito de trem.
Em Berlim você tem a oportunidade de conhecer a cultura da Alemanha em passeios carregados de história e muita comida e bebida; em Praga você pode ver uma arquitetura singular e colorida, além de passar por monumentos a céu aberto.
Já em Viena você tem a oportunidade de visitar prédios colossais e acompanhar shows e espetáculos artísticos; já em Budapeste é possível conhecer castelos e navegar pelo Rio Danúbio em um passeio memorável.
A dica, aqui, é separar três dias para cada cidade e levar em conta o tempo de deslocamento de um lugar para o outro e momentos de descanso.
O que fazer em 20 dias na Europa?
Em 20 dias pela Europa você pode se divertir bastante. E se for a sua primeira viagem para o continente, continuamos sugerindo que você conheça as cidades e os países mais tradicionais.
Uma boa opção de roteiro é passar por Lisboa e Porto, em Portugal, Madri e Barcelona, na Espanha, Paris, na França, e Roma e Milão, na Itália. O deslocamento entre os países precisa ser feito de avião, mas a viagem é rápida.
Dessa forma, a indicação é que você aproveite cerca de três dias em cada uma das cidades e desfrute da tradição portuguesa, da modernidade espanhola, da elegância francesa e da exuberância italiana.
Outra opção é passar 20 dias no Reino Unido, formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. O roteiro pode contemplar monumentos históricos, bares e restaurantes tradicionais e parques e praças ao ar livre.
O deslocamento entre os países pode ser feito de trem e a dica é planejar os intervalos entre os países contando com esse período de viagem de um para o outro. Além disso, vale lembrar que a moeda local é a libra esterlina, e não o euro.
Quanto custa uma viagem de 20 dias na Europa?
Depois de analisar todas as opções e definir o seu roteiro de viagem, você deve estar se perguntando: quanto custa uma viagem de 20 dias na Europa?
Tudo isso vai depender dos lugares que você pretende conhecer, das formas de deslocamento, da hospedagem escolhida, dos gastos com alimentação, das atrações turísticas, e das compras que você vai fazer.
Além disso, ao calcular quanto custa viajar para a Europa, você precisa levar em consideração a cotação do euro, que é a moeda oficial do continente, ou da libra esterlina, se for o caso do passeio acontecer no Reino Unido.
Fizemos um levantamento com os principais preços em maio de 2023. Basicamente, o custo individual para uma viagem de 20 dias para a Europa é de cerca de R$25.000, com todas as despesas incluídas.
- Passagem aérea de São Paulo a Lisboa, ida e volta, no outono europeu: R$5.500
- Hospedagem para 20 dias em hotel: em torno de R$7.000
- Transporte: cerca de R$3.000
- Alimentação: R$5.000
- Atrações turísticas: R$5.000
Lembrando que esses valores podem variar de acordo com os destinos escolhidos e o tipo de viagem que você pretende realizar. Mas, de uma forma geral, é possível economizar fazendo um planejamento antecipado e pesquisando os valores.
Um roteiro bem planejado pode proporcionar uma experiência inesquecível e enriquecedora. E, além de tudo, poder contar com uma empresa de confiança para resolver a sua vida financeira na Europa, é essencial para evitar dores de cabeça.