Portugal é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros que visitam a Europa. Isso porque, além da questão da língua, a variedade de destinos, a possibilidade de passeios por várias cidades de uma vez só, a culinária local e as tradições históricas do país são um enorme atrativo para os viajantes.
Se você está se preparando para conhecer a terra de Camões, continue lendo este artigo e saiba como montar um roteiro de viagem para Portugal inesquecível! Se você tiver 5, 10 ou 30 dias para explorar o país, vai voltar com a bagagem cheia de cultura e tradição. Confira nossas dicas e aproveite o país e tudo o que ele tem a oferecer!
Como montar um roteiro de viagem para Portugal
Montar um roteiro de viagem para Portugal pode ser fácil se você se planejar com antecedência. O país europeu é pequeno, mas os passeios podem variar de acordo com a quantidade de dias e o que você pretende fazer durante a viagem.
Se você tiver 5 dias disponíveis, o ideal é ficar em Lisboa e fazer bate-e-volta em cidades da região metropolitana. Com até 10 dias, você pode se dividir entre Lisboa e Porto e as cidades próximas. Mas se você puder ficar 30 dias em Portugal, com certeza consegue viajar por vários destinos!
Dessa maneira, para montar um roteiro para Portugal eficiente você precisa definir quantos dias vai ficar no país. Depois, é hora de pesquisar as passagens aéreas e hospedagens e as atrações que você quer conhecer.
Geralmente, os preços das passagens aéreas são mais baratas com pelo menos um ano de antecedência da data da viagem. Mas algumas empresas aéreas também fazem promoções relâmpago. Por isso, a dica é pesquisar bastante.
No caso da hospedagem, tudo vai variar de acordo com os destinos e o seu perfil. Portugal tem opções de estadias chamadas “guest houses” que podem ser bem econômicas. E vamos falar sobre elas com mais detalhes ao longo do texto.
Agora, na hora de definir os passeios e as cidades que você pretende conhecer, é importante analisar os dias disponíveis de viagem, para que não fique muito corrido. Logo abaixo vamos dar dicas para roteiros de 5, 10 e 30 dias e facilitar a sua vida!
Leitura recomendada: Como tirar visto para Portugal.
O que fazer em Portugal em 5 dias?
Um roteiro de viagem para Portugal, com certeza, tem a capital do país como destino principal. Lisboa é uma das cidades mais cosmopolitas da Europa, abrangendo toda a cultura do país e permitindo passeios diversos em um curto período de tempo.
Se você tem menos de uma semana em Portugal, o ideal é montar uma base em Lisboa e conhecer as cidades da região em passeios rápidos Assim, você não precisa se preocupar com várias hospedagens e otimiza o tempo de viagem.
Em Lisboa, o ideal é que você fique um dia no centro histórico, conheça o Castelo de São Jorge e passe pelos bairros de Alfama, Baixa e Chiado, com construções antigas regadas a muito azulejo português e histórias fantásticas.
Você também pode tirar um dia para ir a Belém e conhecer o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, saborear as delícias da Confeitaria dos Pastéis de Belém e passar pelo Museu MAAT, que fica no caminho até o bairro.
Depois, você pode fazer alguns passeios para as cidades próximas, como Sintra, Cascais e Fátima. Você pode reservar um dia para cada uma delas. Dessa forma, você conhece a capital e também uma parte do interior em uma viagem de 5 dias.
Leitura recomendada: Como usar o Google Tradutor em viagens?
O que fazer em Portugal em 10 dias?
Se você tem mais tempo no país, tem a opção de conhecer outros destinos. Um roteiro de viagem para Portugal de 10 dias pode ser dividido entre Lisboa e Porto e as cidades menores que ficam próximas a elas.
Para essa quantidade de dias, você também pode definir Lisboa e Porto como as cidades base e fazer bate-e-volta pela região. A dica é ficar 5 dias em Lisboa, 4 em Porto e voltar para a capital (caso o seu voo de retorno parta de Lisboa).
Nos primeiros dias em Lisboa, você pode usar o roteiro de 5 dias de viagem que apresentamos acima. Assim, você conhece os principais pontos turísticos da capital e também cidades históricas que ficam a poucas horas de distância.
No sexto dia, você pode ir de trem, ônibus ou carro para Porto. Para definir o melhor meio de transporte, pesquise os valores com antecedência.
Em Porto, você pode separar dois dias para conhecer o centro histórico, passear pela Ribeira, visitar a Casa da Música, a Fundação Serralves e o Palácio de Cristal. No terceiro dia, você pode fazer um tour pela região vinícola do Rio Douro.
E no nono dia você pode fazer um passeio bate-e-volta a Braga e Guimarães. Braga é considerada a cidade mais antiga do país e tem todo o charme português. Já Guimarães tem um centro histórico reconhecido como patrimônio da humanidade.
No último dia, você pode voltar para Lisboa e se deliciar com a culinária local, conhecer cafeterias, bares e restaurantes e finalizar a viagem em grande estilo. Não se esqueça de estar na véspera na cidade de onde vai partir o voo de volta.
Leitura recomendada: Quais os documentos necessários para entrar em Portugal?
O que fazer em Portugal em 30 dias?
Se você tem 30 dias disponíveis, pode montar um roteiro de viagem para Portugal mais abrangente, passando pelas regiões norte e sul do país com tranquilidade. E também pode definir se quer ficar mais ou menos dias em cada lugar.
Assim como nos roteiros de 5 e 10 dias, a indicação é que você comece e termine a viagem em Lisboa. Para isso, os cinco dias iniciais e finais são suficientes. Dessa forma, você conhece a capital e algumas cidades da região em bate-e-volta.
Nos dias seguintes você pode visitar a região do Alentejo. A indicação é que você parta de Lisboa de carro e fique de três a cinco dias nessa parte do país. Você pode montar base na cidade histórica de Évora e explorar a região.
No Alentejo você pode fazer degustações de vinhos e azeites, conhecer a cidade murada de Monsaraz, experimentar a culinária local, ver as famosas corticeiras e se deixar perder por uma região economicamente desenvolvida, com ares interioranos.
Do Alentejo você pode partir para a Serra da Estrela e parar em Marvão, outra cidade murada no interior de Portugal. Um ou dois dias na serra são suficientes.
Dependendo da época do ano, você pode ver a neve na Serra da Estrela e se divertir na estação de esqui. Mas, independente da data, é sempre bom saborear o queijo tradicional da Serra da Estrela, premiado mundialmente.
Saindo da serra você pode passar por Belmonte, terra de Pedro Álvares de Cabral, para visitar o museu À Descoberta do Novo Mundo. Na sequência, pode passar pela cidade de pedra de Piódão e pela estrada N338, uma das mais bonitas de Portugal.
Dessa região você pode seguir para a região do Douro, via Viseu. Monte base no trecho mais bonito do rio, cercado de terraços de vinhedos nas encostas do morro. Você pode se hospedar em Pinhão, Peso da Régua ou Mesão Frio.
Do Douro, siga para o Porto e reserve de três a cinco dias. Por lá, se você ainda estiver de carro, a dica é deixar estacionado em algum ponto fixo e se deslocar a pé, de trem ou ônibus, porque o trânsito da cidade não é muito amigável.
Reserve de dois a três dias para conhecer o Porto, suas construções históricas e culinária farta e, de dois a três dias para bate-e-volta pelas cidades próximas. Vale conhecer Guimarães e Braga em um dia e Coimbra no outro.
Por último, volte para Lisboa e explore a região central do país. Aqui, mais uma vez, a dica é estar na véspera na cidade onde você vai pegar o voo de volta para o Brasil. Assim, você evita atrasos e finaliza a viagem com tranquilidade.
Dica extra: Dependendo da época do ano, vale a pena conhecer as cidades litorâneas de Portugal, inclusive a Ilha da Madeira. Se for o seu caso, planeje um roteiro com base em Lisboa e passe pelo sul do país.
Leitura recomendada: Quanto custa uma viagem para Portugal?
Dicas de hospedagem para seu roteiro de viagem em Portugal
Seja o seu roteiro de viagem para Portugal de 5, 10 ou 30 dias, é sempre bom reservar as hospedagens com antecedência e pesquisar bastante antes de decidir.
Se você seguir as nossas orientações, vai ficar a maior parte do tempo em alguma cidade fixa e fazer bate-e-volta. Dessa forma, pode economizar com estadias mais longas e evitar dores de cabeça com horários de check in e check out.
Em Portugal, ótimas opções de hospedagem econômicas são as chamadas “guest houses”, ou alojamentos, principalmente se você estiver viajando sozinho.
De forma geral, você fica hospedado na casa de alguma pessoa que reside no país e se acomoda em um quarto com banheiro privativo, podendo usar o restante do ambiente. É como um Airbnb, mas com a possibilidade de trocas culturais.
As casas costumam ser antigas e muito bem localizadas nos centros históricos. Daí, uma ótima escolha para se deslocar pelas cidades com facilidade.
Mas se você preferir hotéis, pousadas ou hostels, também tem ótimas opções. A dica, aqui, é escolher hospedagens com boa localização, preferencialmente perto da maioria dos pontos turísticos. Pode até ser um pouco mais caro, mas a economia no deslocamento pela cidade compensa essa diferença de valor.
Seja em Lisboa, no Porto ou nas cidades menores, há opções para todos os gostos e bolsos. O importante é pesquisar bastante em sites, avaliando os comentários de hóspedes, e reservar com antecedência para garantir o melhor valor por diária.
Transporte em Portugal: como se locomover durante seu roteiro de viagem
Em Portugal, as distâncias são muito curtas de uma cidade para outra. É possível atravessar o país inteiro de norte a sul em cerca de seis horas e de leste a oeste em três horas de carro. Por isso, o país é um ótimo destino para uma road trip!
Mas para definir qual o melhor meio de transporte durante a sua viagem para Portugal, você precisa pesquisar as opções disponíveis.
Por exemplo, é aconselhável viajar de carro de uma cidade para outra se você for para vários destinos em uma viagem mais longa. Para bate-e-volta, como no caso dos roteiros de 5 e 10 dias, o ideal é optar por trem ou ônibus entre as cidades.
E se você optar pela viagem de carro, deve reservar o veículo com antecedência e escolher as melhores taxas de entrega. Uma dica crucial para a sua segurança é baixar o mapa off-line de Portugal para ter acesso ao GPS, mesmo sem internet.
Já para se locomover dentro das cidades, a indicação é, realmente, o transporte público. Em Lisboa você pode usar ônibus ou trem para ir em qualquer ponto da cidade com facilidade.
No Porto, dá pra andar bastante a pé, ou utilizar o transporte de ônibus ou metrô – que é barato e eficiente. E nas cidades do interior, que são ainda menores, também dá para conhecer muita coisa a pé, ou se deslocar por meio de ônibus.
Independente da sua preferência, o importante é pesquisar bastante e fazer um bom planejamento para aproveitar ao máximo a viagem a Portugal. Independente da quantidade de dias, com certeza o país é um destino inesquecível para os viajantes!