Saber o melhor horário para postar no Instagram pode fazer uma grande diferença no sucesso e nos resultados das suas publicações. A rede, que conta com mais de 1,45 bilhões de usuários ativos, é a plataforma perfeita para fortalecer o posicionamento de marcas, vender mais e turbinar a divulgação de conteúdo.
Separamos algumas dicas fundamentais para você ter mais sucesso nos seus posts e crescer ainda mais no Instagram. Veja qual o melhor horário para postar, entenda como criar uma estratégia eficiente e saiba tudo sobre o assunto!
Quais são os melhores dias e horários para postar no Instagram?
O Instagram possui alguns horários de pico, onde os usuários tendem a interagir mais com os conteúdos. Eles são as referências básicas e mais conhecidas do mercado, especialmente para quem deseja que o perfil tenha mais alcance.
Confira os melhores dias e horários para postar no Instagram abaixo:
- Domingo – entre 10h e 14h
- Segunda – entre 11h e 17h
- Terça – 5h e entre 9h e 18h
- Quarta – 5h, 11h e 15h
- Quinta – 5h, 11h e 15h
- Sexta – 5h e entre 9h e 16h
- Sábado – 11h
Os melhores dias para postar no Instagram são: Terças e Quartas-feiras. O pior dia é: Domingo.
Qual o melhor horário para fazer Stories?
Ainda que não exista um consenso sobre o assunto, é interessante entender que a lógica dos stories neste contexto, segue a da postagem do feed. Uma pesquisa realizada pela Sprout Social, indicou que o melhor horário para postar stories é das 11h às 12h.
Uma outra dica interessante é que, apesar da plataforma não definir um limite para publicar no stories, o ideal é postar no máximo três stories por dia, intercalando fotos, reels e vídeos. Os melhores dias, continuam sendo as terças e quarta-feiras.
O que é o algoritmo do Instagram e como funciona?
O algoritmo é um conjunto de dados e regras que determinam quais postagens devem aparecer nas primeiras posições. Ele leva em conta uma série de informações e dados, inclusive as preferências e o comportamento dos usuários.
Entender o seu funcionamento, mesmo que de uma forma mais básica, é importante para que você consiga fazer com que o seu conteúdo seja mais visto. O engajamento, por exemplo, faz com que as suas postagens tenham mais alcance.
A premissa de que “curtida atrai curtida” é verdadeira e pode fazer muitas diferenças no resultado. Portanto, entenda que não é atoa que influenciadores pedem para que o seu público “curta, comente e compartilhe”. Essas ações realmente fazem um canal crescer e atrai mais inscritos.
Para usar o algoritmo do Instagram ao seu favor, faça um conteúdo otimizado, use boas hashtags, invista em publicações de qualidade e o mais importante: estude o seu público.
Quais são as principais métricas do Instagram?
Ainda que não haja uma fórmula perfeita para cada postagem, já que essa lógica pode se adaptar a diferentes nichos, é fundamental ter um olhar atencioso às ações dos seus seguidores na sua página e mapear quais conteúdos (e temas) geram mais valor e apresentam melhores resultados.
Os resultados, acompanhados pelas métricas, são a melhor forma que você possui para saber se o seu conteúdo teve sucesso ou não. As métricas mais conhecidas e aplicadas no Instagram são:
- Curtidas;
- Alcance;
- Visualizações;
- Comentários;
- Compartilhamentos;
- Salvamentos.
O que é necessário saber antes de definir o horário da postagem?
Muitas pessoas não imaginam, mas ter um calendário editorial e saber os melhores horários de postagens pode aumentar (e muito) o engajamento e a visibilidade do conteúdo.
Antes de publicar, é importante que você entenda que existem diversas variantes que influenciam no sucesso de uma postagem e elas vão além do dia e do horário. Para acertar em cheio, é fundamental que você conheça sua audiência e os temas que são de maior interesse da sua base. Lembre-se de definir os seguintes tópicos:
Persona
São personagens fictícios usados para representar clientes potenciais. Além de ajudarem na segmentação de mercado, são importantes para que você faça um mapeamento correto de temas e entenda melhor o comportamento dos seus seguidores. Entenda quem é seu público, a faixa etária, a formação e as suas principais dores.
Nicho
O nicho engloba o público e o mercado que fazem parte de um segmento de negócio. Por exemplo: o mercado de alimentos possui um nicho que é o de alimentação saudável. Os nichos apresentam diversas oportunidades, já que possuem um menor número de concorrentes e maior probabilidade de fidelização.
Tom de Voz
Como você vai se expressar para o seu público e deixar uma marca que traduza a sua personalidade? Ao mesmo tempo, se pergunte: como isso pode cativar as pessoas? O tom de voz é uma espécie de “linguagem” e de posicionamento, que ajuda a sua marca pessoal a ter mais força e impacto sobre a audiência.
Por fim, é importante ter a seguinte reflexão: a criatividade é uma das maiores aliadas dos produtores de conteúdo, mas a organização e disciplina são indispensáveis.
Para se destacar como criador de conteúdo, estude diferentes redes sociais e os tipos de conteúdos que mais atraem o público. Agora que você já sabe qual é o melhor horário para postar no Instagram e descobriu como criar uma estratégia de sucesso, é hora de colocar a mão na massa e fazer acontecer!
E então, gostou do artigo? Assine a newsletter da Husky e receba conteúdos como este na sua caixa de e-mail.