Quando vamos viajar para o exterior percebemos que tudo envolve muito planejamento. Uma das decisões mais difíceis é sobre como vamos levar o dinheiro que juntamos para a viagem.
Existem formas diferentes, com prós e contras, de levar seu dinheiro.
Aqui você vamos abordar as seguintes opções:
– Papel Moeda
– Cartão de Crédito Internacional
– Cartão Pré Pago
Papel Moeda
No Brasil você pode sair com até dez mil reais em dinheiro de papel sem declarar. Além do IOF de 0,38%, a chance de gastar menos levando somente papel moeda é maior, pois você pode levar somente a quantia que pretende gastar. É uma das formas mais indicada para viagens de curta duração. É importante ressaltar que apesar de ter uma vantagem no IOF, o spread cambial praticado é, na maioria dos casos, maior que as outras opções disponíveis.
Além disso, andar com grandes quantias em dinheiro pode te expor a situações de risco, por isso os cuidados com a segurança devem ser redobrados. Outra desvantagem é que, em casos de roubos, perdas ou extravio não há nenhuma forma de recuperar a quantia perdida.
Cartão de Crédito Internacional
Num caso emergencial, ter um cartão de crédito internacional pode te salvar de diversas formas. Além de poder ser cancelado e emitido um novo em caso de perda ou roubo, ele proporciona maior segurança e pode ser utilizado como caução para aluguéis de carros e em reservas de hotéis.
Porém, é preciso estar atento às taxas cambiais no momento do fechamento da fatura e o IOF de 6,38%, para não ter surpresas desagradáveis quanto aos valores. Outro ponto a ser considerado, é o limite baixo para compras internacionais, por isso é importante conversar com o seu banco antes de levar seu cartão em uma viagem já que, além do limite baixo para comprar internacionalmente, o banco pode entender que seu cartão foi roubado e está sendo utilizado em outro país e, por isso, bloqueá-lo.
Cartão Pré-Pago
É um cartão que é carregado com a moeda de destino e funciona como um cartão de débito, porém com um valor pré-determinado disponível para gasto.
Entre suas vantagens estão a possibilidade de saques, a segurança de não portar papel moeda, planejamento e acompanhamento dos gastos.
Porém, taxas podem ser cobradas caso o cartão não seja utilizado, o IOF é de 6,38% na compra da moeda e saques também sofrem com taxas.
Conclusão
Como conclusão, a dica é sempre ter um pouco de cada forma de dinheiro para garantir uma viagem tranquila. Programar-se financeiramente é a receita mais acertada para que nenhuma surpresa desagradável aconteça, e conhecer as diversas formas de lidar com dinheiro numa viagem ao exterior é a melhor maneira de estar preparado.
Para conhecer mais sobre IOF, clique aqui.
Quer saber mais sobre nós? Nos siga no nosso canal do Instagram NomadGlobalApp e fique por dentro de dicas e novidades para você explorar o mundo da sua maneira.
Be Nomad, Be Global
Voltar ao início
Ir para Nomad Blog