Gramado é puro charme! Localizada no estado do Rio Grande do Sul e com pouco mais de 35 mil habitantes, a cidade tem um encanto próprio que atrai milhares de turistas todos os anos — não importa qual estação. Para quem ama sentir o inverno mais intenso, planejar uma viagem nos meses de junho a agosto é mais interessante, porém, nos 12 meses você encontra ótimas opções para curtir Gramado.
Com sua atmosfera europeia, arquitetura charmosa e paisagens deslumbrantes, essa cidade é um destino perfeito para quem busca um refúgio romântico ou um lugar para se divertir em família. Neste conteúdo, você confere 7 dicas especiais para você saber exatamente o que fazer em Gramado e ainda sugerimos um cronograma considerando seu período na cidade!
Destaques de Gramado: conheça 7 atrações da cidade
A gente reuniu a seguir nossas preferências, confira!
1. Rua Coberta
A Rua Coberta é um ponto de encontro popular em Gramado. Localizada no coração da cidade, é um espaço coberto que abriga restaurantes, cafés e lojas de produtos variados.
Além de proporcionar uma ótima opção para compras e refeições, a Rua Coberta também é palco de eventos culturais e apresentações artísticas, especialmente durante o Natal Luz, um dos maiores eventos de Gramado.
O melhor é que toda hora é hora de passear pela Rua Coberta — o local fica aberto 24 horas por dia, com exceção do comércio que tem seus horários específicos.
2. Lago Negro
Um dos cartões-postais mais conhecidos de Gramado, o Lago Negro é tem águas calmas, rodeadas por pinheiros e hortênsias. A cor escura das águas tem razão de ser: a água é mais escura porque está em volta de árvores mais altas.
É perfeito para caminhadas tranquilas, piqueniques em família ou passeios de pedalinho. No inverno, o lago fica ainda mais especial, quando a neblina cria uma atmosfera mágica, como um filme de faz de conta.
Curiosidade: o Lago é fruto de um incêndio que deixou grande parte das árvores queimadas. Para tentar conter o fogo, moradores abriram uma fenda no chão, onde encontraram uma vertente, que mais tarde seria transformada em um lago artificial — ele mesmo, o Lago Negro.
Leitura recomendada: O que fazer em São Paulo?
3. Mini Mundo
Uma atração que encanta pessoas de todas as idades é o Mini Mundo. Esse parque em escala reduzida reproduz diversas cidades ao redor do mundo, com miniaturas detalhadas de prédios, castelos e paisagens famosas.
É como se você estivesse viajando pelo mundo em poucas horas. Mais especial ainda pra quem viaja com crianças, fica a dica!
4. Snowland
Para quem busca um pouco de neve e diversão, o Snowland é um lugar imperdível. O primeiro parque de neve indoor das Américas oferece diversas atrações, como pistas de esqui e snowboard, patinação no gelo, snowplay e até mesmo a oportunidade de conhecer pinguins de verdade.
É uma experiência única e emocionante, principalmente para quem nunca teve contato com a neve — e o melhor, neve nos 12 meses do ano.
Leia também: O que fazer em Curitiba? Conheça as melhores atrações da cidade!
5. Aldeia do Papai Noel
Gramado é conhecida como a “Cidade do Natal”, e a Aldeia do Papai Noel é um dos símbolos mais clássicos. Um local mágico, repleto de decorações natalinas, onde é possível conhecer o bom velhinho em sua casa, visitar a fábrica de brinquedos, enviar cartas para o Papai Noel e aproveitar as atrações temáticas.
Está disponível durante todo o ano, mesmo que não seja época do Natal.
6. Parque do Caracol
Embora seja localizado em Canela, cidade vizinha de Gramado, o Parque do Caracol é uma atração bem próxima e imperdível para os visitantes da região. O destaque do parque é a famosa Cascata do Caracol, uma cachoeira com cerca de 130 metros de altura, cercada por uma exuberante vegetação.
Além disso, o parque oferece trilhas, mirantes e uma emocionante descida de bondinho até a base da cascata.
7. Palácio dos Festivais
Já ouviu falar do Festival de Cinema de Gramado? Pois é no Palácio dos Festivais que ele acontece! Localizado na Avenida Borges de Medeiros, 2697, você pode aproveitar para tirar fotos e apreciar a arquitetura supercharmosa.
Agora que já falamos sobre as principais atrações, confira nossas dicas de programação para seus dias em Gramado!
O que fazer em Gramado em 1 dia
- Visite o Mini Mundo, principalmente se tiver crianças;
- Explore o Lago Negro e desfrute de um passeio de pedalinho em suas águas tranquilas;
- Conheça a Rua Coberta, aproveite para saborear as delícias da gastronomia local e comprar alguns mimos;
- Encante-se com o Palácio dos Festivais, onde ocorre o famoso Festival de Cinema de Gramado;
- Aventure-se no Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas.
O que fazer em Gramado em 2 dias
Além das opções do primeiro dia, anote aí:
- Faça um passeio de Maria Fumaça até a cidade vizinha de Bento Gonçalves e conheça as vinícolas da região;
- Aproveite parte do segundo dia para conhecer o Mundo a Vapor;
- Programe-se para conhecer o Parque do Caracol;
- Termine o dia em um delicioso café colonial, tradição gaúcha imperdível.
O que fazer em Gramado em 3 dias
Além das opções da programação para 2 dias em Gramado, vale a pena:
- Prolongue seu passeio de Maria Fumaça e aproveite um pouco mais de Canela, o Parque da Ferradura tem uma vista panorâmica deslumbrante;
- Dedique um dia para conhecer o Vale dos Vinhedos, na cidade de Bento Gonçalves, e desfrute de degustações de vinhos e espumantes;
- Reserve um tempo para relaxar nas águas termais do Parque das Águas de Gramado, que oferece piscinas e banhos relaxantes.
Dicas para aproveitar Gramado com chuva
É, o clima em Gramado pode ser um pouco chuvoso. Caso isso aconteça, revise sua programação e passe mais tempo nas atrações com exceção do Lago Negro e Parque do Caracol — ainda mais se estiver considerando fazer trilha.
Com frio e chuva, você pode ter ainda mais apetite para saborear as delícias típicas da cidade. Existem muitas lojas de chocolates artesanais que ficam ainda mais convidativas e podem ser um convite irrecusável para uma xícara de chocolate quente.
Também pode ser uma boa opção programar um momento do dia para fazer compras, malhas e peças de couro são bem famosas na cidade.
Já tem ideia do que fazer em Gramado? Não se esqueça de deixar um tempo para bater perna e se perder na cidade: é nesses momentos que a gente acaba descobrindo um café delicioso, uma refeição inesquecível ou um registro que fique marcado na memória!
Aproveite para ler nosso conteúdo sobre como planejar uma viagem para o exterior. Você pode usar algumas dicas.