Já aconteceu de você entrar em um site e aparecer uma mensagem perguntando se precisa de algo? É bem provável que já tenha recebido essa interação — e ela ocorreu por meio de um chatbot.
Essa é uma ferramenta que utiliza a inteligência artificial para interagir com seres humanos, tendo uma conversa normal. Baseada em linguagem natural, também pode responder de acordo com diretrizes pré-programadas.
Achou essa descrição interessante? Aproveite para saber mais o que é chatbot, o que faz, como funciona e qual o melhor. Continue lendo!
O que é chatbot?
O chatbot é um programa de computador que atua como assistente virtual. Por meio dele, é possível deixar o canal de atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana. Tudo isso porque o software mantém a conversa em linguagem natural utilizando sites, aplicativos de mensagens e mais plataformas digitais.
Por exemplo, é possível usar essa tecnologia para enviar mensagens automáticas no WhatsApp para seus clientes.
Devido a suas características, o chatbot contribui para a experiência do cliente. O resultado tende a ser o aumento da satisfação dos potenciais compradores. Isso também impacta em outras frentes, como o faturamento, as vendas etc.
O que faz um chatbot?
Esse sistema simula e processa conversas humanas, tendo a capacidade de interação. Dessa forma, os também chamados robôs de conversa conseguem realizar diferentes atividades. Algumas delas são:
- Agendar consultas;
- Tirar dúvidas;
- Gerar e qualificar leads;
- Confirmar entregas;
- Fazer vendas pela integração com o sistema de estoque e os meios de pagamento;
- Iniciar um atendimento;
- Analisar o estágio do funil de vendas.
Portanto, é possível usar um chatbot para WhatsApp, mas também integrá-lo a outras ferramentas e plataformas. Entre elas estão:
- Telegram;
- Facebook Messenger;
- Sistemas de call center;
- Lojas virtuais;
- Sites em geral.
Como funciona um chatbot?
Todo chatbot é um programa formado por 3 elementos. Eles são:
- Canal: onde a conversa acontecerá. Ou seja, chatbot WhatsAp, Telegram, Facebook Messenger e mais;
- Conteúdo: recursos usados na conversa, como arquivos de mídia, texto, emojis etc.;
- Software: programa que determina as regras.
A partir disso, é possível fazer a interação com os usuários a qualquer momento. Além do mais, apesar de muitos chatbots serem construídos com base em inteligência artificial, existem outras possibilidades:
Baseado em regras: só funciona com respostas predeterminadas. Por isso, depende do código de programação, baseado em alguma linguagem, como a Python. Essas características fazem com que essa solução seja a mais adequada para atividades simples, como a emissão de segunda via de boleto ou monitoramento da entrega de um produto.
Com processamento de linguagem natural (NLP): usa a inteligência artificial e aprende com as respostas dos usuários para oferecer respostas automatizadas. Para isso, é programada uma rede neural artificial, que tem um número de informações iniciais para começar.
Portanto, esse é um modelo mais complexo, mas que permite aprender de forma mais complexa para gerenciar um diálogo, ajustar as respostas e manter o contexto.
Híbrido: combina os outros dois modelos.
Vale a pena ressaltar que o chatbot por regras executa tarefas objetivas. No entanto, exige que elas estejam no banco de dados. Caso contrário, isso não funciona. Além disso, o vocabulário é limitado ao que foi predefinido.
Por sua vez, o modelo com inteligência artificial interpreta as mensagens dos usuários. Portanto, quanto mais interações houver, maior é o aprendizado das tarefas. Dessa forma, o sistema é capaz de encontrar soluções de forma automática.
De toda forma, o funcionamento do sistema ocorre a partir de 5 etapas. Elas são as seguintes:
- O usuário envia a mensagem;
- O conteúdo é analisado;
- A intenção é identificada;
- Os dados importantes são extraídos;
- A resposta é formulada.
Assim, essa tecnologia permite melhorar as ações de marketing de relacionamento. Afinal, o atendimento se torna automatizado. Ainda simplifica outras ações, como o gerenciamento de redes sociais, atividade que já pode ser facilitada com a ajuda do Linktree, por exemplo.
Qual o melhor chatbot gratuito?
É difícil encontrar um chatbot totalmente gratuito. No entanto, algumas opções têm versões de teste ou planos mais simples. Alguns deles são:
- Leadster: é uma ferramenta de marketing conversacional, com bots que atuam de forma personalizada e proativa. O plano grátis permite gerar até 30 leads por mês;
- Tidio: combina ferramentas de chat e chatbots para oferecer um bom atendimento ao cliente. Ainda tem outras funcionalidades, como recuperador de carrinho, mensagem de boas-vindas e desconto etc. O plano gratuito oferece conversas com até 100 usuário, bate-papo ao vivo com 50 usuários e atendimento por e-mail;
- Octadesk: permite conversar com o cliente pelo canal desejado e melhorar a rotina das equipes de vendas e atendimento. Ainda permite montar uma loja dentro do WhatsApp para agilizar as vendas. Não tem plano gratuito, mas tem teste grátis por 7 dias;
- Drift: investe em marketing conversacional, melhorando o pipeline e garantindo chats mais personalizados. Não informa plano, apenas informa que tem uma opção grátis;
- Aivo: utiliza a inteligência artificial para melhorar as jornadas conversacionais. Dessa forma, as consultas são automatizadas e personalizadas. Todos os planos são pagos, existe um teste de 30 dias gratuitos no Starter.
Qual o melhor bot para WhatsApp?
Você também pode usar um chatbot para WhatsApp. Aqui, também existem várias opções. Entre as melhores ferramentas estão:
- Agentbot: é da Aivo e oferece vários recursos, como inclusão de GIFs e geração de relatórios e análises;
- Botscrew: tem vários recursos interessantes para o ambiente corporativo. Oferece respostas mais precisas e favorece o fluxo de conversação;
- MessengerPeople: é uma das ferramentas mais fáceis de usar. Além do fluxo de conversação, reúne as características do usuário, o que ajuda a tomar decisões mais acertadas;
- Raphiwha: tem uma API voltada para a conversação no WhatsApp. Tem uma interface de gerenciador de bate-papo e o bot para respostas automáticas.
De toda forma, o ideal é avaliar as necessidades da sua empresa e o orçamento disponível. Assim, há uma chance maior de fazer uma escolha acertada.
Afinal, sabendo o que é chatbot e para que ele serve, está na hora de utilizar essa ferramenta na sua empresa. Isso vai melhorar o atendimento ao cliente e otimizar várias atividades e processos.
Gostou dessas dicas? Aproveite e se inscreva em nossa newsletter e não fique de fora das novidades que publicamos por aqui!