Segundo o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, o Metaverso é o futuro da internet e todos nós estaremos conectados a esse ambiente virtual muito em breve, já que as gigantes da tecnologia mundial estão investindo milhões nessa nova realidade digital que antes era somente imaginada como uma ficção científica.
Mas afinal, o que é o Metaverso e como ele funciona? Qual seu objetivo? E como entrar nesse universo virtual? A seguir vamos te ajudar a entender melhor sobre esse tema e responder todas as suas dúvidas. Confira!
O que é o Metaverso e como ele funciona?
O Metaverso influenciou na mudança da nomenclatura do Facebook, que agora faz parte da empresa Meta. O termo indica uma ponte entre o mundo real e o mundo baseado na realidade virtual.
Basicamente, o Metaverso se refere a um espaço coletivo que mescla o físico e o digital. E para acessar esse novo espaço, é preciso usar novas tecnologias, como óculos de realidade aumentada e de realidade virtual.
Mas, ao contrário do que muitos pensam e apesar de parecer uma novidade, o termo Metaverso já foi utilizado em 1992 na obra de ficção científica “Snow Crash”, do autor norte-americano Neal Stephenson.
No livro, o protagonista é um entregador de pizza na vida real e, no mundo virtual, ele é um hacker samurai.
O autor utilizou a junção das palavras “meta”, que em grego significa “além”, e “verso” que significa universo, e denominou esse mundo virtual de Metaverso.
Assim, o Metaverso é um mundo que une a realidade virtual e a realidade aumentada, criando simulações de um novo mundo, virtualizado, mas que pode ser gerenciado por pessoas reais com recursos reais.
Na década de 1990, a realidade virtual que conhecemos hoje ganhou vida por meio do jogo Sega VR. Além disso, o Metaverso também já foi utilizado em alguns jogos interativos como o Second Life, lançado em 2003.
O game foi um dos precursores nesse ramo, simulando a vida real de uma pessoa em um ambiente virtual onde é possível interagir por meio de avatares.
Nos dias atuais, alguns jogos como Minecraft, Fortnite e Roblox vêm explorando essa ideia do Metaverso. Neles, o jogador pode comprar, vender ou consumir qualquer produto ou serviço por meio de moedas virtuais.
Qual o objetivo do Metaverso?
O Metaverso é um espaço virtual, imersivo, interativo e compartilhado, onde é possível reproduzir a vida real através de um conjunto de tecnologias, como a realidade virtual, a realidade aumentada, redes sociais e criptomoedas.
A realidade virtual é um ambiente criado por computadores e softwares, para simular uma situação dentro do ambiente digital. Já a realidade aumentada é usada para unir dados do mundo virtual ao mundo real.
Nesse universo de possibilidades, os participantes são representados por avatares, e é por eles que você passa a ser conhecido dentro do meio virtual.
Cada plataforma oferece aos usuários as opções de cor de cabelo, cor e formato dos olhos, tom de pele, roupas e acessórios para que cada um possa dar vida ao seu personagem. Nesse universo, é possível estudar, trabalhar e interagir com outros participantes tornando tudo mais dinâmico e realista.
Especialistas da área da tecnologia afirmam que, em um futuro não muito distante, será possível ir ao cinema, ir a shows, alugar e decorar uma casa e fazer compras, por exemplo, virtualmente, por meio do avatar do Metaverso.
Como entrar no Metaverso?
O Metaverso propriamente dito, ainda não existe. E não se sabe ao certo quando ele vai ser lançado. Mas já é possível imaginar que a chegada desse novo mundo vai revolucionar a internet como conhecemos hoje.
Atualmente, o que existem são aplicativos que fazem o papel de porta de entrada para esse mundo virtual, acessados por meio do celular, tablet ou computador. Assim, você pode escolher uma das plataformas disponíveis e criar o seu avatar.
A Descentraland e o The Sandbox são as duas plataformas mais utilizadas nos dias de hoje para o acesso ao Metaverso.
E, para um uso mais completo desse universo de possibilidades, você precisa de uma conexão estável à internet, um computador com processador e memória RAM potentes e uma placa de vídeo adequada para games.
Isso porque quanto melhor for sua a conexão com a internet, melhor vai ser a sua experiência no Metaverso.
Além disso, se você está à procura de uma experiência mais imersiva, o ideal é investir em ferramentas que potencializam sua experiência. Óculos de realidade virtual e fones de ouvido adequados são indicados para isso.
Os joysticks também são um complemento para essa experiência mais elaborada, já que permitem que você controle manualmente os óculos de realidade virtual e também a realidade aumentada.
Você também precisa entender que o Metaverso funciona por meio do sistema de blockchain, que é um livro contábil público e descentralizado, sustentado por uma rede de computadores, que permite o funcionamento das criptomoedas.
Dessa forma, as negociações dentro da realidade virtual funcionam de forma similar a um NFT (token não fungível), reforçando a sua autenticidade e exclusividade.
Assim, é importante que você tenha, também, uma carteira digital de criptomoedas. Por meio dela, é possível obter produtos e serviços dentro do mundo virtual.
Todos esses itens não são, necessariamente, obrigatórios para entrar no Metaverso, mas facilitam, e muito, a vida de quem quer se aventurar por esse universo de possibilidades.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o Metaverso, pode se preparar melhor para utilizar essa nova tecnologia que tem tudo para se tornar uma febre logo em breve.
Gostou do nosso conteúdo? Curta e compartilhe nossas informações! E continue lendo nossos post para ficar por dentro das novidades da tecnologia.