A nova internet, ou web3, possibilita que os desenvolvedores e programadores de sites realizem várias atividades com rapidez e facilidade. Uma das ferramentas mais utilizadas nesse ambiente é o HTML, Hyper Text Markup Language, ou Linguagem de Marcação de Textos, no português.
Essa linguagem fornece o esqueleto de toda página web e, mesmo sendo uma tecnologia simples, é muito eficiente. Geralmente, ela é integrada a outras linguagens, como CSS e JavaScript, que permitem a personalização das páginas.
Neste artigo vamos te explicar um pouco mais sobre o que é HTML, quais as principais funções e como essa linguagem pode te ajudar no trabalho de programação e design de uma página da internet. Confira!
O que é HTML?
A Linguagem de Marcação de Hipertexto, ou HTML, é a linguagem principal da web. Ela permite que você determine os elementos da página, como texto, hiperlinks e arquivos multimídia, por exemplo.
O HTML funciona de modo estático, ou seja, você não pode criar uma página web dinâmica e interativa usando essa linguagem. Ele apenas modifica os elementos do site, como cabeçalho de conteúdo, rodapé, posição de imagens, etc.
Para personalizar um site, ou criar ações interativas, você precisa utilizar outras linguagens juntas ao HTML, como o CSS (Cascading Style Sheet) e o JavaScript.
Para definir as estruturas de um site, o HTML usa diversas tags, incluindo cabeçalhos, tabelas e parágrafos. Cada tag é definida pela fórmula <a> e </a>, que são de “abertura” e de “fechamento”, respectivamente.
Qual é a função da tag HTML?
Necessariamente, o HTML não é considerado uma linguagem de programação, já que ele não cria funcionalidades dinâmicas. Mas ele possibilita a criação de seções, parágrafos e links, usando elementos, tags e atributos.
Uma das utilidades mais comuns do HTML é o desenvolvimento web. Os códigos da linguagem são usados para projetar como o navegador vai exibir os elementos das páginas, como textos, hiperlinks e arquivos de mídia.
O HTML também pode ser usado para facilitar a navegação na internet, uma vez que, com ele, é possível inserir links entre páginas e sites relacionados.
Além disso, essa linguagem também possibilita a organização e a formatação de documentos, de maneira similar ao Microsoft Word.
Para todas essas funções, o HTML utiliza uma série de elementos, que consistem num conjunto de tags e atributos.
Os elementos HTML são o alicerce da construção de uma página da internet. A tag determina onde um elemento começa e termina, e o atributo descreve as características de um elemento.
As três principais partes de um elemento são:
- Tag de abertura: usada para dizer onde um elemento começa. Ela é cercada de colchetes angulares para abertura e fechamento. Por exemplo, para criar um parágrafo, usa-se a tag de abertura <p>.
- Conteúdo: essa é a parte visível aos usuários. Assim, você pode colocar o conteúdo do parágrafo que vai ser apresentado no site.
- Tag de fechamento: usada para dizer onde um elemento termina. Assim como a tag de abertura, ela é cercada por colchetes angulares, mas com uma barra antes do nome do elemento. Por exemplo, para fechar o parágrafo, usa-se </p>.
A combinação dessas três partes cria um elemento HTML.
Como funciona a relação HTML e navegador?
O HTML trabalha conjuntamente aos navegadores da internet e aos sistemas de mecanismos de buscas. Assim, para que um site funcione normalmente para o usuário, é preciso que várias páginas HTML estejam unidas.
Por exemplo, em um menu de uma página da internet com botões com informações de “Contato”, “Serviços”, etc, cada um desses componentes é uma página separada, criada a partir de uma página HTML.
Ainda assim, um site só fica acessível para o usuário quando ele é hospedado em um servidor. Os arquivos HTML são transferidos para uma página específica, responsável por responder as solicitações de acesso na rede.
Quando alguém digita um endereço na barra de pesquisa, encontra esse servidor, que se comunica com o sistema do usuário e envia as páginas em pacotes para serem interpretadas e reconhecidas pelo navegador.
Já quando você digita uma palavra em um mecanismo de busca, vários resultados aparecem com uma estrutura padronizada, com uma pequena descrição do conteúdo da página. Essas informações são fornecidas pelo HTML de cada página.
Além disso, o HTML auxilia no trabalho de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para mecanismos de busca, criando estratégias e dando significado a cada parte da página e repassando para a busca do site.
O HTML também ajuda a dar significado aos conteúdos da página. Não somente para mecanismos de busca, mas também para auxiliar pessoas que usam leitores de tela ou outros programadores que possam mexer no código.
Então, entendeu um pouco mais sobre a linguagem HTML? Salve nosso conteúdo para tirar dúvidas sempre que necessário e utilize as informações para se destacar no mercado!