Com certeza você que é usuário da internet, em algum momento já se deparou com essa sigla: DNS. Inclusive, ela é uma das responsáveis por você ter chegado até este artigo!
Conhecer os tipos de servidores DNS é fundamental não somente para quem é profissional do ramo da tecnologia, mas também para o usuário comum. Já que a escolha do melhor DNS influencia na qualidade da sua navegação.
O Domain Name System (Sistema de Nome de Domínios, em tradução livre) é um dos elementos fundamentais para acessar sites da internet com segurança, privacidade e agilidade.
A seguir falaremos um pouco mais sobre o que é DNS, qual DNS do Google 2022 e a importância desse sistema para toda a internet. Confira!
O que é DNS?
Imagine se toda vez que você usasse um site tivesse que digitar uma sequência de números? É aí que o DNS entra em ação!
O DNS da Internet é um sistema de banco de dados usado em todos os aparelhos conectados na internet que se comunicam através de endereços IP.
Ele transforma o endereço de um site que está em sequência numérica em uma forma mais simples, exatamente como escrevemos no navegador atualmente. Por exemplo www.husky.io. Ou seja, o DNS age no início da navegação no site, reduzindo o tempo de espera entre a conversão dos domínios para IPs.
O DNS funciona também como um enorme banco de dados, que são armazenados e guardados em servidores do mundo todo.
Ao digitar o endereço de um site, o DNS é permite que você consiga visualizar as informações que são coletadas diretamente do servidor daquea URL.
Além de otimizar a velocidade da sua navegação, muitos DNS podem detectar sites falsos ou infectados com vírus e até mesmo atuarem bloqueando o acesso aos sites com conteúdo adulto.
Todo site possui um DNS primário e um DNS secundário, caso ocorra algum problema com o primeiro, o segundo entra em ação. Diante disso, toda vez que um servidor falhar, haverá outro para assumir o seu lugar.
Qual é o melhor DNS?
Normalmente, as pessoas utilizam o DNS fornecido pelo próprio provedor de internet. Em alguns casos, durante o horário de pico, pode acontecer de o desempenho da sua navegação não ser tão bom por causa disso.
Isso se deve a uma grande quantidade de requisições enviadas a este servidor, causando um congestionamento de dados.
É possível fazer a troca desse DNS, mas é necessário atenção na hora da escolha, o que pode influenciar e muito no desempenho do seu acesso à internet.
Então qual é o melhor DNS? Isso vai depender! Existem várias opções, algumas voltadas para a agilidade dos dados, outras focadas na privacidade e outras na segurança. A escolha do DNS ideal vai ser aquela que supre as suas necessidades.
Nesse contexto, existem diferentes tipos de servidores DNS, e separamos cinco melhores opções de DNS públicos para você:
- Open DNS (servidores com IPS 208.67.222.222 e 208.67.220.220);
- Google DNS (servidores 8.8.8.8 e 8.8.4.4);
- Cloudfare DNS (servidores 1.1.1.1 e 1.0.0.1);
- Quad 9 DNS (servidores 9.9.9.9 e 149.112.112.112);
- Comodo DNS (servidores 8.26.56.26 e 8.20.247.20).
Cada servidor possui suas características e especificidades. O Open DNS é um dos servidores mais conhecidos do mundo e permite utilizar recursos de controle avançados como o bloqueio ao acesso a sites de conteúdo adulto
Já o Google, além de possuir como vantagem a infraestrutura de grandes empresas de tecnologias, tem como foco a segurança e a agilidade.
O servidor Cloudflare é um servidor desenvolvido para ser um DNS rápido, não guarda registro do seu IP e oferece sigilo com seus dados.
Já os servidores Quad 9 e Comodo são reconhecidos também pela sua segurança e privacidade.
Como mudar DNS?
O provedor de serviços de Internet emite um servidor DNS padrão, mas que nem sempre é o melhor, mais rápido ou mais confiável do mercado. Assim, alguns sites podem demorar para carregar, ou até mesmo não abrir.
Para resolver esse problema, você pode alterar o seu DNS por meio do painel de controle do seu computador. Caso a sua internet não esteja funcionando bem, essa é a melhor indicação.
- Aperte a tecla Windows e digite “Exibir conexões de rede”;
- Selecione a sua conexão e clique no botão direito do mouse;
- Selecione a opção “Propriedades”;
- Procure por “Protocolo TCP/ IP Versão 4 (TCP/ IPv4)” e dê dois cliques;
- Selecione a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”;
- Preencha os campos com o DNS selecionado;
- Clique em “OK” e reinicie o computador.
Se você quiser usar o DNS do Google, você pode alterar o servidor DNS para 8.8.8.8 e servidor alternativo para 8.8.4.4. O OpenDNS usa 208.67.222.222 e 208.67.220.220, ou você pode usar outros servidores DNS.
O que é o DNS da internet?
Desenvolvido em 2009, o DNS é uma solução gratuita que pode ser usada para melhorar a velocidade de sua navegação na internet.
Com aproximadamente 70 bilhões de requisições diárias, o DNS do Google tornou-se o maior servidor de DNS gratuito do mundo.
Uma das maiores vantagens desse sistema, além de sua configuração simples, é fazer parte de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Por isso, o DNS Google conta com uma infraestrutura tecnológica dedicada a esse tipo de serviço.
O DNS Google garante não só uma melhora no desempenho da sua navegação, como também proporciona segurança e privacidade aos seus usuários.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é DNS de internet, é só escolher qual o melhor sistema para o seu perfil, quais as melhores vantagens da internet e, a partir daí, melhorar a performance de navegação!