Você sabe qual é a moeda mais cara do mundo? Muitas pessoas têm duas respostas na ponta da língua para essa pergunta: o dólar ou o euro. Porém, as duas opções estão erradas… Existem outras moedas, ainda mais valorizadas e fortes nas operações e trocas comerciais, que encabeçam esta lista.
Por isso, entender a dinâmica do mercado e como a valorização de cada uma delas ocorre é muito interessante! Afinal, há diversos fatores que influenciam no resultado. Preparamos este artigo com a lista das top 10 moedas mais caras do mundo e explicamos um pouco mais sobre suas características. Continue a leitura e fique ligado!
Como é analisado o valor de cada moeda no mercado de câmbio?
Antes de conhecer as top moedas mais caras do mundo, vale entender um pouco sobre o que é levado em consideração para a valorização de cada uma delas. Como comentamos, existem diversos elementos que influenciam neste saldo.
Dentre os mais importantes, podemos citar:
- liquidez (quanto de dinheiro há disponível no mercado)
- balança comercial (importações e exportações)
- risco-país (estabilidade econômica)
- preço das commodities
- taxa de câmbio
- economia mundial
- política exterior
A união desses elementos, juntamente com a variação de cada um deles, interferem no mercado de câmbio e fazem com que a valorização das moedas ocorra. Ao longo dos meses é possível que a posição dessas moedas mude, mas normalmente as alterações não são tão grandes. Interessante, né?
Quais são as 10 moedas mais caras do mundo?
E então, pronto para conhecer as moedas mais caras do mundo? Vamos à lista!
1. Dinar do Kuwait
Também conhecida pela sigla KWD, a Dinar do Kuwait tem uma cotação de 3,30 USD. Ou seja, vale três vezes mais do que o dólar americano.
A justificativa para a sua alta valorização (assim como de outras moedas do Oriente) está no petróleo, já que o Kuwait e outros países são os maiores exportadores do mundo da commodity. A grande oferta de petróleo incentiva a entrada do dólar americano no país, fazendo com que a moeda seja convertida em Dinar.
2. Dinar do Bahrein
Conhecida pela sigla BHD, a moeda Dinar do Bahrein aparece na segunda posição da lista, com uma cotação média de USD 2,65. Bahrein é um país localizado no Golfo Pérsico, próximo á Aurábia Saudita e assim como o Kuwait, é um grande exportador de petróleo.
Outro aspecto que influencia na sua valorização é a baixa emissão da moeda. Como o país é um Estado-Ilha e com uma população menor, não exige grande emissão para a utilização local.
3. Rial do Omã
A Rial Omã, ou OMR, possui uma cotação média de USD 2,60. O país, localizado na Península Arábica, é um dos mais desenvolvidos do mundo e também um grande exportador do petróleo.
A moeda, que foi criada para substituir o saidi rial, foi estabelecida em 1973 no país, após uma mudança no regime político. Como a moeda possui um poder de compra muito alto, o governo passou a emitir notas de ½ e ¼ , ou seja, de “meio rial” para facilitar as transações.
4. Dinar Jordaniano
Com uma cotação de USD 1,41, o Dinar Jordaniano (JD ou JOD) ocupa a quarta posição, na lista das moedas mais caras do mundo. A moeda é utilizada no país desde 1949 e se divide, principalmente, em 100 qirsh e 1000 fils. Atualmente, a sua cotação em relação ao real é de R$ 6,63.
5. Libra Esterlina
A Libra Esterlina é mais conhecida no nosso mercado, principalmente porque é emitida pelo Banco da Inglaterra e muito utilizada nos países que integram as colônias da Comunidade das Nações (a Commonwealth). A Libra Esterlina, representada pela sigla GBP, possui uma cotação de USD 1,33.
6. Dólar das Ilhas Cayman
O KYD possui uma cotação de USD 1,20. A valorização da moeda está diretamente relacionada com os altos investimentos realizados no país, conhecido como um dos paraísos fiscais mais famosos do mercado.
7. Euro
O Euro (ou EUR) é uma das moedas mais conhecidas do mundo e possui a segunda maior reserva cambial do mercado. Atualmente a sua cotação em relação ao dólar é de USD 1,15.
Vale lembrar que o Euro é a moeda oficial da União Europeia, utilizada em 15 dos 27 países (sendo eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal).
8. Franco Suíço
A moeda oficial da Suíça, representada pelo código CHF, vale USD 1,07. O país, considerado um dos mais ricos e desenvolvidos da atualidade, atrai muitos investimentos, turistas e desponta como um dos principais pólos do setor tecnológico.
9. Dólar dos EUA
É isso mesmo, o dólar dos EUA (USD) ocupa a nona posição na lista das moedas mais valorizadas. Mas, como você deve imaginar, o seu papel é fundamental para a economia global, até porque é a principal referência do mercado para cotações de negócio e turismo.
Além disso, o dólar americano possui a maior reserva cambial do mundo, sendo utilizada e reconhecida em diversos locais, o que facilita a sua circulação.
10. Dólar do Canadá
Na décima posição da lista está o CAD, que vale aproximadamente USD 0,80. A moeda tem grande força turística e possui a quinta maior reserva cambial do mundo.
Como comentamos, as posições podem variar por causa da economia mundial e de vários outros fatores que influenciam no resultado.