Eduardo Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.

O que é mídia kit e como preparar o seu para conseguir publis

como fazer midia kit

O mídia kit é uma ferramenta que auxilia produtores de conteúdo e influenciadores a fechar parcerias com marcas e empresas. Por meio dele, você pode apresentar as características da sua plataforma – como uma vitrine do seu trabalho – e mostrar para o anunciante as vantagens de fechar uma parceria com você.

Além disso, o mídia kit serve como uma demonstração de profissionalismo e credibilidade do seu trabalho. Por isso, se você quer saber mais sobre como fazer um mídia kit de sucesso, continue lendo nosso artigo e aprenda boas dicas. Confira!

O que é mídia kit?

Basicamente, mídia kit é um documento utilizado por produtores de conteúdo, influenciadores e veículos de comunicação para divulgar as informações mais relevantes e importantes do trabalho e, com isso, fechar parceria com anunciantes.

O mídia kit tem como principal objetivo apresentar para as marcas uma página da internet, blog, rede social (como Instagram e Facebook), podcast, aplicativo, canal do Youtube, ou até mesmo uma emissora de TV, com influência na internet.

Para isso, é preciso fornecer dados sobre a plataforma, o público-alvo, o engajamento da página na internet, os tipos de materiais e ferramentas utilizados no trabalho, dentre outros detalhes das características comerciais da empresa.

Assim, o mídia kit é uma ótima oportunidade de apresentação da sua marca ou trabalho para o mercado em geral. A intenção, portanto, é atrair agências, anunciantes e parcerias, mostrando a sua influência e relevância na rede.

Isso porque, a partir do mídia kit, a empresa ou parceiro pode definir se quer, ou não, seguir com o investimento no seu blog, canal, ou página da internet.

Atualmente, esse tipo de recurso é muito utilizado por influenciadores e produtores de conteúdo que querem crescer no mercado publicitário. Mas também pode ser usado para promover empresas e fornecer serviços de comunicação.

Na prática, o mídia kit ajuda tanto quem produz o conteúdo, como também quem deseja contratar os serviços, uma vez que permite que o anunciante entenda melhor se vale a pena investir em publicidade naquela plataforma.

O que deve ter em um mídia kit?

Agora que você já entendeu o que é mídia kit, chegou a hora de saber como preparar o seu! E a primeira informação que deve estar presente no seu kit é a apresentação da sua marca ou empresa. 

Inicialmente, você precisa descrever as informações relevantes do seu negócio, como quem você é, de qual região você trabalha, quais são os seus nichos de mercado, quais os produtos e serviços oferecidos e detalhes gerais da sua marca.

Depois, você pode seguir descrevendo qual o seu público-alvo, incluindo informações relevantes como gênero, idade, perfil econômico, comportamentos, estilo de vida e quais as principais plataformas online utilizadas por ele.

Em seguida, você pode focar no seu propósito comercial, mostrando quais são os seus valores e características e deixando claro os pontos que você pretende seguir.

Depois, você pode mostrar cases de sucesso e metas atingidas de acordo com as atividades que estão sendo divulgadas no seu mídia kit. Por exemplo, você pode focar nas métricas do seu canal ou página, e mostrar a sua relevância no mercado.

Você também precisa mostrar o seu trabalho e, para isso, pode utilizar fotos, sequência de stories, posts no feed, participação em eventos, banners no site e outros recursos visuais que chamem a atenção para você.

Na sequência, deixe bem claro as suas responsabilidades, como prazos de retorno, condições de pagamento, tempo de entrega, possibilidade de ajustes de conteúdo, entre outros detalhes que mostrem a sua credibilidade e profissionalismo.

Por fim, para facilitar a comunicação com os parceiros, deixe todos os contatos disponíveis para negociação de forma bem clara e, de preferência, nas páginas finais do mídia kit, para que o anunciante possa verificar com facilidade.

E além de toda essa parte de conteúdo, você também precisa se atentar para a parte gráfica do kit. Por isso, vale a pena caprichar no design e organizar as informações de forma organizada e clara.

De preferência, crie um arquivo compacto, que possa ser enviado por e-mail ou redes sociais, e que tenha todas as informações para serem lidas e analisadas.

Para isso, você pode até mesmo verificar exemplos de mídia kit, pesquisar na internet alguns modelos que tenham a ver com o seu perfil, ou contratar uma empresa especializada nesse tipo de comunicação gráfica.

Como vender mídia kit?

Depois de entender o que é mídia kit e saber como preparar o seu, chegou uma parte muito importante do nosso artigo: o momento de vender a sua proposta.

Nesse sentido, colocar o preço no mídia kit é uma forma de poupar tempo. Assim, o anunciante já fica sabendo quais os serviços oferecidos e quanto precisa pagar por eles. Mas você pode criar um kit com preço e outro sem, caso ache pertinente.

O documento sem preço pode ser destinado para empresas que você queira fazer parceria, mas que ainda não conhecem o seu trabalho. E o com preço pode ser enviado para as marcas que tenham procurado pelo seu serviço, por exemplo.

E, para divulgar o seu mídia kit influencer, nada melhor do que utilizar o bom e velho boca a boca! E também lançar mão do network e das conexões nas redes sociais.

Você pode utilizar as suas redes de contato para chegar até alguma marca que tenha interesse, ou criar um mailing com os principais parceiros em potencial e, a partir daí, disparar o seu kit com mais assertividade e possibilidade de negócios.

De toda forma, temos certeza que as nossas dicas vão ser muito importantes na hora de montar o seu mídia kit e fechar parcerias e sucesso para o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso site para mais informações sobre negócios e tecnologia.

Eduardo
Eduardo Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.