O objetivo de toda empresa é vender. No entanto, apenas fechar negócios sem fidelizar clientes é insuficiente. Para isso, existe o marketing de relacionamento, uma estratégia focada na retenção de clientes.
A ideia é garantir que eles se fidelizem, voltem a usar seu produto e ainda recomendem seus produtos ou serviços. Ou seja, sejam promotores da sua marca. A questão é: como isso é feito? Nesse caso, tudo passa por uma relação positiva, que garante a satisfação e o sucesso dos clientes.
Diante da importância dessa estratégia, criamos este post. Aqui, você entenderá o que é marketing de relacionamento, qual é seu propósito e como funciona. Continue lendo e saiba mais.
O que é marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento é uma estratégia que busca fidelizar clientes por meio de uma relação positiva com eles. Isso é feito com base na oferta de benefícios, o que aumenta a chance de eles se tornarem fãs da marca.
Para alcançar esse patamar, várias ações são adotadas. Dentre elas, estão:
- Fidelização e criação de autoridade no mercado;
- Disseminação e construção da marca;
- Automação de marketing;
- Comunicação próxima das pessoas que têm o Perfil de Cliente Ideal (ICP);
- Contato com o público-alvo a partir de diferentes canais.
Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
O objetivo do marketing de relacionamento é fidelizar clientes. Com isso, aumenta as vendas e melhora a reputação do seu negócio. Ao mesmo tempo, outros benefícios são alcançados. Por exemplo:
- Redução de custos;
- Melhoria contínua por meio dos feedbacks coletados;
- Correção de erros e otimização de processos;
- Aumento da percepção de valor da marca perante o mercado;
- Facilidade na conquista de prospects.
Vale a pena ressaltar que essa é uma estratégia complementar às outras adotadas pela empresa. Portanto, ao saber qual é o objetivo do marketing de relacionamento, você entende que precisa ter um bom atendimento, uma equipe de vendas qualificada etc.
Dessa forma, o resultado alcançado tende a ser melhor. Além disso, essa é uma estratégia válida para todos os tipos de negócio. Porém, para as startups e outras empresas que estão começando, representa uma forma de conquistar espaço no mercado.
Quais são os marketings de relacionamento?
Existem vários exemplos de marketing de relacionamento. Todos eles ajudam a alcançar o seu propósito e aumentar as vendas. Veja quais são as possibilidades e o que faz mais sentido para sua empresa.
E-mail marketing
É uma das ferramentas mais usadas, porque exige a aceitação do cliente e ainda permite a personalização. A dica, aqui, é gerar valor ao cliente. Para isso, crie conteúdos relevantes, mostrando como seus produtos ou serviços podem melhorar a vida dos clientes. Ainda divulgue:
- Promoções;
- Campanhas;
- Descontos;
- Vantagens;
- Bônus.
Redes sociais
Ter engajamento no Instagram é apenas uma das possibilidades. De modo geral, ter presença nas redes sociais permite atrair clientes, interagir com eles, fechar negócios e aprofundar o relacionamento.
Aproveite para explorar os diferentes formatos de postagem disponibilizados pelas redes sociais. Por exemplo, fazer uma live no TikTok pode fazer a diferença para alcançar novos públicos.
Tenha em mente que as redes sociais são fundamentais no marketing de relacionamento. Isso porque elas propiciam a defesa da marca. Portanto, vale a pena investir até em digital influencer.
Programas de fidelidade
São bastante utilizados no varejo físico e online. Assim, são oferecidos benefícios ao cliente que optar pela sua empresa, em vez da concorrência. Algumas possibilidades são descontos, prêmios e até milhas para viagens.
Atendimento de qualidade
A conquista e a fidelização de clientes passa por um atendimento de qualidade. Portanto, foque a capacitação dos colaboradores e crie padrões humanizados e empáticos. Essas medidas devem ser adotadas até para uma mensagem automática no WhatsApp. Dessa forma, as incoerências são evitadas.
Chatbot
É uma ferramenta que ajuda a melhorar o relacionamento com os clientes. Os benefícios são aumentados quando você elabora conversas inteligentes, que satisfazem as dúvidas mais comuns.
Como funciona o marketing de relacionamento?
Como você viu, a ideia dessa estratégia é estabelecer um bom relacionamento com os clientes. Além das ações já citadas, é preciso aplicar outras práticas. Veja como funciona o marketing de relacionamento a partir de suas medidas recomendadas.
Crie personas
As personas são representações semifictícias do cliente ideal. Portanto, é com quem você deve conversar. A grande vantagem de utilizar esse recurso é a personificação. Com isso, os conhecimentos sobre os compradores são aprofundados e torna-se possível criar estratégias mais acertadas.
Elabore um cronograma
Defina as ações que serão adotadas e quando serão implementadas. Essa medida é importante, porque o marketing de relacionamento é focada no longo prazo. Assim, você mostrará que sua marca está sempre presente e criará oportunidades. Por exemplo, uma promoção especial no aniversário do consumidor ou no Dia do Cliente.
Mantenha o CRM atualizado
Usar um bom CRM faz a diferença no relacionamento com o cliente. Além disso, ele deve ser mantido atualizado. Dessa forma, você entende quem está no funil de vendas, quem já sai, quais usuários têm a chance de se tornarem clientes etc.
O CRM também ajudará em algumas estratégias, como o e-mail marketing. Mais do que enviar as mensagens para os contatos certos, é a oportunidade de todas as etapas serem cumpridas de forma adequada. Afinal, ele traz todo o histórico do cliente.
Acompanhe os resultados
Assim como toda estratégia de marketing digital, você precisa mensurar os resultados alcançados. Utilize os indicadores que fazem sentido para a sua empresa e monitore-os. Afinal, se eles estiverem em desacordo com o esperado, está na hora de fazer ajustes.
Por exemplo, se você espera uma taxa de conversão de lead para cliente de X%, mas não consegue atingir o objetivo, precisa verificar onde está o problema. Pode ser no repasse do lead de marketing para vendas, no atendimento, em relação a um vendedor específico etc.
Você também pode descobrir que determinada ferramenta não permite alcançar o melhor desempenho. Assim, fica mais fácil encontrar os gargalos, verificar como resolvê-los e fazer mudanças mais precisas.
Seguindo essas dicas, você terá mais chance de atingir bons resultados. Assim, você sabe que pode investir no marketing de relacionamento, porque os benefícios são significativos. Falta colocar em prática. Então, que tal começar?
Se esse é o seu intuito, aproveite para saber como tratar e armazenar todas as informações. Conheça a LGPD e saiba o que são dados pessoais e dados sensíveis para não ter problemas.