Está planejando a próxima viagem e quer saber quais os melhores lugares para viajar sozinha? Então você veio ao lugar certo! Viajar é sempre uma experiência que enriquece. Viajar na própria companhia então, nem se fala! Entretanto, é natural que exista um receio ou mesmo medo de viajar sozinha. Nessa hora, escolher destinos mais seguros é fundamental.
É por isso que, neste artigo, a Nomad indica os destinos, nacionais e internacionais, mais seguros, e também traz dicas extras para sua viagem ser enriquecedora. Vamos lá?
Os 13 países mais seguros para viajar sozinha
A Nomad acredita que a mulher pode ir onde ela bem entender, mas sabemos que alguns destinos são mais seguros que outros. Veja nossa lista!
1. Espanha
A Espanha é tida como o país mais seguro para mulheres que viajam sozinhas, de acordo com apurações da Nomad! Dividindo fronteiras com Portugal, o país tem uma vida noturna agitada para quem gosta, além de atrações a céu aberto inesquecíveis, como o Parque Güell.
Sendo que, na maior parte dos casos, a Europa não exige visto dos turistas que não pretendam ficar mais de 90 dias.
2. Finlândia
Especialmente indicada para quem ama natureza. O Parque Nacional Lemme Njoki, por exemplo, tem a maior reserva arborizada da Europa e várias outras áreas selvagens.
3. Irlanda
Quase uma filial do Brasil, já que é um dos destinos preferidos dos brasileiros na Europa. Dublin é a opção de milhares de brasileiros para programas de intercâmbio, por conta da facilidade de obtenção do visto.
Em nossa pesquisa, vimos níveis baixos de discriminação legal, desigualdade de gênero e violência contra as atitudes das mulheres, além de níveis relativamente baixos de violência sexual.
4. Áustria
Mais uma opção com níveis bem baixos de violência sexual e desigualdade de gênero. A Áustria ficou apenas 4 pontos atrás da Irlanda na pesquisa e é um destino muito procurado por quem deseja conhecer os Alpes e as belezas naturais da região. Viena e o Rio Danúbio são pontos que, definitivamente, valem a visita!
5. Suíça
Pensando na segurança feminina, a Suíça apresenta baixos níveis de homicídio intencional contra mulheres. É uma ótima opção pra quem ama esquiar e não dispensa um dos melhores chocolates do mundo.
6. Noruega
A Noruega é um país de alta qualidade de vida e baixa violência no geral. Para as mulheres que querem viajar sozinhas, o país é frequentemente listado como um dos principais no tratamento igualitário das mulheres na Europa. A Ópera de Oslo e o Mirante Stegastein são boas dicas pra visitar!
7. Portugal
É seguro para as mulheres que estão planejando viajar sozinhas por conta da infraestrutura de transporte que o país tem: é fácil se locomover com segurança de um ponto a outro.
De acordo com a apuração da Nomad, Portugal é o segundo país mais procurado por viajantes brasileiros. Fora que a questão da língua é outro facilitador!
8. Croácia
Conhecida por suas ilhas, a Croácia é outro país europeu que entra para o ranking de países mais seguros para mulheres viajarem sozinhas.
São mais de mil ilhas, por isso, a ideia de velejar pelo litoral é uma boa pedida. Estando na Croácia, não deixe de visitar o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
9. Canadá
Saindo do continente europeu, mas mantendo a segurança! O Canadá é um destino muito buscado por estudantes e turistas por ter um custo-benefício interessante por conta do dólar canadense.
A pluralidade de culturas que o país tem faz com que os moradores sejam muito receptivos e acolhedores com turistas. Vale lembrar ainda que o Canadá é reconhecido principalmente por seu forte histórico de igualdade de gênero.
10. Polônia
Os indicadores apontam que o país não registra altos números de violência ou feminicídio por parceiros ou não parceiros. Parques, o Castelo Real de Varsóvia e o Palácio da Cultura e Ciência são algumas das nossas dicas de passeio.
11. Reino Unido
Passear pelo Reino Unido é garantia de se lembrar de alguns filmes clássicos, fora que os casamentos da família real também marcam nossa memória. O país se destaca por ter boas notas em relação à igualdade de gênero, baixos níveis de violência e de homicídio intencional contra as mulheres.
12. Liechtenstein
Um dos menores países do mundo, também é uma opção segura. Seus castelos medievais e sua proximidade entre Áustria e Suíça o fazem ser um destino bem interessante!
13. Nova Zelândia
Mais uma opção pra quem ama natureza ou é fã da história O Senhor dos Anéis! O país é o destino perfeito para quem gosta de aventura, esportes, natureza ou tudo ao mesmo tempo.
O país é formado por duas ilhas principais com paisagens extremamente variadas. Na Ilha Norte, você encontrará praias paradisíacas, vulcões ativos e lagos coloridos. Na Ilha Sul, o cenário é bem diferente: picos nevados, geleiras e mar aberto cheio de focas e baleias. Lembrando que a Nova Zelândia é considerada o quarto país mais seguro do mundo para viajar, segundo pesquisa do Institute for Economics and Peace.
E no Brasil, quais os destinos mais seguros?
Se você deseja explorar mais nosso território, as opções indicadas são:
- Fernando de Noronha: um dos pedaços mais bonitos e seguros de nosso país! O arquipélago fica a 350 km da costa brasileira. É um verdadeiro santuário ecológico e parque marinho protegido pelo Instituto Chico Mendes.
- Morro de São Paulo: fica na ilha de Tinharé na Bahia, o acesso é somente por barco e é perfeito pra quem quer dar um tempo no estresse da vida cosmopolita.
- Curitiba: opção pra quem quer mais uma vida cosmopolita, Curitiba é uma São Paulo segura. A capital do Paraná é um centro cultural no Sul do país, cheia de verde. Não deixe de passar pela Ópera de Arame!
- Chapada Diamantina: quem visita uma vez volta falando maravilhas! Ela fica na região serrana da Bahia e é protegida pelo instituto Chico Mendes, cheia de lagoas azuis, cavernas, cachoeiras e muita trilha.
- Paraty: localizada entre o Rio de Janeiro e São Paulo, vale a pena ir de carro, porque a estrada é perfeita. Ou de bicicleta para quem curte aventuras! A cidadezinha é toda histórica, com ruas de paralelepípedos, ou seja, leve calçados confortáveis.
Onde ir sozinha para descansar?
Se você está buscando destinos que desestressam, nossa sugestão são os locais com natureza, pois você se reenergiza ao entrar em lagos, mar e anda descalça pela grama ou areia. Nesse caso, Fernando de Noronha, Chapada e Nova Zelândia são boas opções.
Agora, se não abre mão da vida da cidade também, Paraty, Curitiba, Canadá, Espanha e Finlândia também são opções interessantes!
Como viajar sozinha e conhecer pessoas?
Um dos receios de quem viaja sozinha é não fazer amigos durante o percurso. Pra fazer amizades, o primeiro passo é ir com a mente aberta e não ter receio de interagir com pessoas que cruzarem seu caminho.
Hospedar-se em hostels pode ser uma boa pedida, já que, por lá, todo mundo está com a mesma ideia de fazer amigos. Além disso, programar passeios em grupo é mais uma pedida pra garantir novas amizades. O Rent a Local Friend também é uma opção bacana, que permite “alugar” um amigo local!
Como se preparar para uma viagem sozinha?
Para garantir que sua viagem solo vai ser especial, algumas dicas prévias ajudam bastante:
- Compre passagem com antecedência;
- escolha hotéis ou hostels bem localizados, assim você pode passar bastante a pé;
- programe e já compre alguns passeios em grupo;
- faça uma lista dos locais que deseja conhecer e tenha uma espécie de roteiro — lembrando que esse roteiro pode mudar, dependendo da sua vontade. Afinal, por estar sozinha, é sua vontade que manda;
- tenha uma pochete ou porta-doláres pra levar documentos, dinheiro e cartões com segurança na sua viagem;
- conte com um cartão de débito internacional pra fazer suas compras com tranquilidade, como o da Nomad!
Gostou das dicas de lugares para viajar sozinha? Agora, é só escolher o seu destino preferido, pegar o seu cartão Nomad e aproveitar a viagem!