Ao buscar itens específicos, muitas vezes, passamos pela frustração de apenas encontrá-los em lojas internacionais. Junto dela, vem o sufoco de tentar descobrir se a empresa envia para o Brasil, como é o processo de importação e de que modo fazer o pagamento corretamente.
No final, todas essas questões podem virar uma dor de cabeça e acabar até nos fazendo desistir da compra — isso quando ela já não é impedida pelas condições da própria loja. Para você não passar por esses problemas, o blog da Nomad preparou um guia completo a respeito de compras internacionais.
Por que escolher lojas internacionais?
Se isso não faz parte do seu cotidiano, você pode estar se perguntando: por que fazer compras em lojas dos Estados Unidos se é muito mais fácil encontrar os produtos no Brasil? Por vezes, pode compensar mais buscar uma alternativa nacional para a sua necessidade.
No entanto, nem sempre encontramos o produto que estamos procurando no mercado brasileiro. Alguma novidade pode chegar aos Estados Unidos antes ou o que desejamos pode ser exclusivamente do país norte-americano.
Além disso, as gigantescas lojas de departamento são muito comuns no país, onde você encontra catálogos repletos de produtos em um só lugar. Quem costuma comprar pela internet sabe como é muito mais fácil concentrar-se em somente uma loja, comprando com um frete único.
Outra vantagem de escolher comprar dos Estados Unidos é a variedade de lojas disponíveis que ainda não têm uma filial no Brasil. E mesmo as já estão por aqui, algumas vezes não contam com a mesma diversidade de produtos que as unidades internacionais.
Por isso, optar por lojas dos Estados Unidos on-line (ou off-line, se for possível) é uma ótima opção se você busca catálogos diferenciados e praticidade na hora da compra. No entanto, é preciso ter alguns cuidados para trazer encomendas internacionais para o Brasil.
Cuidados ao comprar internacionalmente
Quando falamos de comprar em site internacional, é preciso estar atento a algumas regras que se aplicam a esse tipo de negócio. Sempre que fazemos uma importação, alguns tributos podem ser aplicados, dependendo de como as compras foram feitas e do valor que totalizam.
Compras off-line
Se você está nos Estados Unidos e pretende usar parte do seu dinheiro da viagem para gastar em lojas internacionais, é importante estar atento ao preço total dos produtos e ao tamanho dos itens que você trará (eles devem caber na mala ou no limite que a companhia aérea libera no bagageiro).
Isso porque existem limites do que pode ser importado para o Brasil, e esses números devem ser declarados — se ultrapassarem US$ 500, os produtos excedentes estão sujeitos a uma taxa de 50% sobre o valor de compra. Além disso, há uma limitação a respeito da quantidade de itens trazidos.
Compras on-line
Para importar produtos a partir de uma loja internacional on-line, existem alguns fatores que devem ser levados em conta, como as formas de pagamento, as possibilidades de entrega, o preço do frete e as possíveis taxas (dos Correios, por exemplo).
Para não ter problemas com o pagamento, você pode utilizar um cartão internacional digital, como o que é oferecido com a Conta-Corrente Nomad. Diversas lojas internacionais o aceitam. Assim, você não precisará se preocupar com impostos e taxas abusivos.
Se você vai fazer o envio direto, é importante estar atento à declaração aduaneira. Todas as importações para o Brasil devem incluir o conteúdo da encomenda e o preço de compra.
Se a loja não entrega no Brasil, serviços como o UsCloser e o WeGet2U oferecem um endereço americano para a encomenda ser enviada para lá e, depois, para você, com segurança.
Lojas internacionais para comprar
Agora que você já sabe tudo sobre como comprar em lojas internacionais, é bom conhecer quais são os melhores lugares para aproveitar a variedade que os Estados Unidos oferecem! Por isso, preparamos uma lista de estabelecimentos para você escolher aquelas que melhor combinam com o que você busca.
- Target: clássica loja varejista americana, onde você pode encontrar uma grande variedade de produtos por um bom preço;
- Etsy: permite que as pessoas criem lojas próprias para vender produtos. É ideal para quem busca itens únicos e irreverentes;
- H&M: febre do fast-fashion internacional, é perfeita para quem busca as maiores tendências de moda dos EUA e do mundo;
- Bed, Bath & Beyond: é ideal para quem procura itens para a casa;
- Best Buy: se o que você busca são produtos eletrônicos, esta loja oferece diversas opções.
Expanda suas compras com a Nomad
A Nomad oferece uma conta-corrente internacional com um cartão americano para você fazer compras em diversas lojas ao redor do mundo. Baixe o app e aproveite as vantagens!