A linguagem C é uma das mais antigas linguagens de programação. Ela foi desenvolvida nos anos 70, mas ainda é muito popular devido às diversas vantagens que apresenta e, por isso, é essencial para programadores e desenvolvedores.
Aprender a linguagem de programação em C é uma ótima forma de introduzir outras linguagens mais complexas, já que o conhecimento que você adquire com ela é útil para quase todas as linguagens de programação.
O que é a linguagem C?
Considerada uma ferramenta de alto nível genérica, a linguagem C pode ser utilizada em diversos tipos de projetos de programação. Sua flexibilidade é similar ao HTML.
Ela é uma linguagem estruturada que se tornou muito popular com o passar dos anos e, hoje em dia, está presente nas principais funções de desenvolvimento, com um alto nível de acessibilidade.
A linguagem de programação C permite a geração de códigos rápidos, com um tempo de execução baixo. Além disso, a programação em C é bastante simples e flexível, podendo ser utilizada até mesmo pelos desenvolvedores iniciantes.
As principais características da linguagem C incluem portabilidade, geração de código rápido e eficiente, simplicidade, confiabilidade e facilidade de uso.
Para que serve a linguagem de programação C?
A linguagem C é praticamente onipresente e pode ser incluída em todas as plataformas computacionais, desde supercomputadores a processadores embutidos. Por isso, escrever um código padrão C é escrever um código portátil.
Essa linguagem permite o desenvolvimento de sistemas embarcados em hardware simples e até mesmo sistemas computacionais complexos.
A linguagem C possibilita a aplicação de diferentes escritas, que atuam mutuamente. Além disso, ela serve como base para as principais linguagens de programação, sendo a língua base para muitas ferramentas.
Quais são as linguagens C?
A linguagem C, assim como outras linguagens de programação, segue algumas regras de construção. Ela é composta por tipos, funções e declarações.
Os tipos definem as propriedades dos dados manipulados no código; as funções indicam as ações executadas pelo programa quando o código estiver atuando; e as declarações são trechos do programa que alocam a memória e definem as funções.
Na linguagem C, diversas funções básicas são definidas nas bibliotecas. Mas o programador pode definir outras funções de acordo com o sistema desenvolvido.
Todo programa escrito em linguagem C é iniciado com a inclusão das bibliotecas, feita pelo comando “#include”; e cada instrução do código é finalizada com “;”.
Já a inserção de comentários é feita entre “/*” e “*/” quando há mais uma linha, ou apenas “//” quando for somente uma linha.
Para definir uma variável dentro da linguagem de programação C, é preciso usar um identificador, que deve ser iniciado por uma letra ou pelo símbolo “_”, sem espaço entre os termos e sem o uso de caracteres especiais e acentuação.
As variáveis são, basicamente, uma posição na memória da máquina. Na linguagem C, todas as variáveis precisam ser declaradas no início do programa, antes de serem usadas, mas podem ser alteradas a qualquer momento.
Ademais, um programa em C é constituído por um conjunto de funções, sendo que cada uma tem rotinas programadas para realizar uma tarefa específica.
Essas funções permitem o uso de parâmetros, que vão definir quais são os tipos de dados que a função pode receber. Assim, toda função em C deve retornar um valor único, sendo que ele precisa ser do mesmo tipo que o da função.
O que é ++ em C?
Enquanto a linguagem C é orientada a procedimentos, a linguagem C++ é orientada a objetos. E, apesar de muito parecidas, a linguagem C++ é mais adaptável.
Por isso, a linguagem C++ é muito utilizada para o desenvolvimento de sistemas de alta performance, jogos, interfaces gráficas e no ensino sobre orientação a objetos na programação.
A C++ é uma das linguagens mais versáteis que existem, permitindo o desenvolvimento de tarefas simples como aplicações na linha de comando ou web, até sistemas complexos de tempo real.
E aí, você entendeu um pouco mais sobre a linguagem C? Esperamos que com este artigo você possa crescer enquanto desenvolvedor e tenha mais conhecimento sobre as linguagens de programação, tudo em um só lugar!