Desenvolvido pela Netscape Communications na década de 90, o Javascript é uma das mais importantes tecnologias criadas e utilizadas na internet, com uma linguagem de programação de alto nível e de fácil execução.
Inicialmente, ele foi desenvolvido para funcionar no front-end, ou seja, na interação do usuário com o site, mas com o passar dos anos o Javascript passou a ser utilizado em outros campos da web.
Se você quer saber mais detalhes sobre o que é Javascript e para que serve essa linguagem, continue lendo o nosso artigo.
Linguagem Javascript
Atualmente, pode até parecer normal para alguns usuários da web que as páginas de um site possam oferecer algum serviço simples – como o preenchimento de um formulário – mas nem sempre foi assim.
Antes da chegada do Javascript, as páginas eram estáticas e as informações até podiam ser enviadas e recebidas, mas demoravam e não havia interação com o usuário.
Isso acontecia porque esses dados eram enviados para um servidor externo, onde eram executados e devolvidos para o ponto de partida. Com isso, ocorria uma demora no retorno da visualização desta página.
Já o código Javascript funciona localmente, além de permitir o processamento e transformação de dados enviados e recebidos.
Com o objetivo inicial de tornar as páginas da web mais interativas e com um desempenho melhor, junto do HTML e do CSS, o Javascript tornou-se uma das linguagens de programação mais relevantes da web até o momento.
Por possuir uma linguagem de programação dinâmica e fácil de ser executada, o Javascript pode ser usado por programadores iniciantes e por aqueles já experientes que querem aprofundar em outras áreas da programação.
O que é o Javascript e para que serve?
O Javascript é uma linguagem de programação versátil e dinâmica, voltada para o desenvolvimento de páginas web e também de softwares, sendo uma ferramenta essencial para programadores.
Usado em conjunto com o HTML, que formula a estrutura básica de um site, e também com o CSS, que tem como função definir o visual da página, o Javascript é a última camada de funcionalidade necessária para o desenvolvimento de uma página interativa e com bom desempenho.
Ao contrário de algumas execuções remotas encontradas nos servidores de internet, o Javascript é conhecido por seu formato front-end, ou seja, ao lado do cliente no próprio navegador.
Ele é o responsável por dar movimento à página e criar conteúdos interativos que se atualizam constantemente, como, por exemplo, mapas, gráficos, formulários que podem ser preenchidos, entre outras coisas.
Onde o Javascript pode ser usado?
Por ter se tornado uma das principais tecnologias da web e por ter uma linguagem de programação multifacetada, o Javascript além de ser usado no front-end, pode também ser empregado em outras áreas da programação.
Ele pode ser usado para o desenvolvimento de jogos que rodam no browser, no desenvolvimento de aplicativos mobile para o ramo da telefonia, e no armazenamento de dados para sites de redes sociais, por exemplo.
Qual é a diferença entre Java e Javascript?
Como uma jogada de marketing, após a Netscape incorporar a tecnologia Java em seu navegador, o Javascript – anteriormente batizado de Mocha e depois de Livescript – mudou seu nome para Javascript, com o intuito de popularizar o script.
Apesar de semelhantes na nomenclatura, o Java e o Javascript possuem tecnologias completamente distintas:
- O Java é uma linguagem de programação OOP, já o Javascript é uma linguagem de scripts OOP;
- O Java cria aplicações executadas em uma máquina virtual ou em um browser, já o código Javascript é executado apenas em um browser;
- O código Java precisa ser compilado, já o código Javascript fica em texto;
- Basicamente, a linguagem Java é mais utilizada em back end enquanto o Javascript, é mais utilizado no front end.
Quanto tempo leva para aprender a programar em Javascript?
Isso irá depender de vários fatores. Se você já possui algum conhecimento na área da programação e desenvolvimento web, aprender a tecnologia Javascript será mais fácil.
Caso não tenha essa familiaridade com o assunto, é aconselhável que invista em alguns conhecimentos mais simples como o HTML antes de começar com o Javascript.
Se comparado com outras linguagens de programação, o código Javascript não é complicado. É possível que, com dedicação, você possa aprender a programar em Javascript em pouco tempo!