Se você já pensou em trabalhar para uma empresa de fora do Brasil, com certeza se deparou com uma pergunta: preciso de inglês fluente para trabalhar para uma empresa do exterior remotamente?
A resposta vai depender da profissão que você pretende exercer, do país na qual sua empresa se localiza, do cargo que você vai exercer (liderança ou não) e de vários outros fatores.
Por isso, separamos algumas dicas e situações para que você entenda qual a necessidade de aprender outro idioma para trabalhar para uma empresa de fora do país e como o inglês fluente pode te ajudar a subir na carreira internacional.
Qual o nível de inglês necessário para trabalhar para uma empresa de fora do Brasil?
Antes de mais nada, é preciso entender qual o país e região do mundo você pretende se mudar para trabalhar no exterior.
Por exemplo, Portugal é um dos destinos mais escolhidos pelos brasileiros. Segundo a Embaixada Portuguesa, nos primeiros meses de 2022, 211 mil brasileiros passaram a residir no país europeu – um recorde histórico.
E para trabalhar para uma empresa da “terrinha”, não é necessário ter um conhecimento tão avançado de inglês. Isso porque, mesmo que o idioma seja universal, em Portugal você tem a vantagem de poder conversar e trabalhar em português.
Mas isso não exime a necessidade de aprender inglês fluente, uma vez que, na Europa, vários serviços e atendimentos são feitos em inglês, além de várias empresas que têm o inglês como língua oficial. Daí a importância de você saber qual o seu objetivo fora do país.
Outros países da Europa também são muito escolhidos pelos brasileiros para uma vida no exterior e a Espanha pode ser o seu destino. Por lá, o idioma é o espanhol, que você pode aprender com mais facilidade que o inglês.
Já em outras localidades europeias, como Irlanda e Inglaterra, o inglês fluente já é uma necessidade primordial. Se você ainda não tem um inglês avançado e tem algum desses países na sua lista, vai precisar se aprimorar para ter uma vida tranquila por lá.
O mesmo vale para outros países do mundo que têm o inglês como língua pátria, como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
Assim, você precisa entender qual a cultura do local para onde está se mudando e quais os desafios vai encontrar caso não tenha um conhecimento de inglês fluente nessas regiões.
Quais empregos exigem inglês fluente?
Como dissemos, a necessidade de saber outro idioma varia de acordo com o país e região da empresa em que você quer trabalhar. Mas também pode ser diferente de acordo com a profissão que você deseja exercer.
Você precisará do inglês avançado ou fluente se o cargo exercido for na área de gestão e liderança. Exemplos de cargos assim são gerentes em diversas áreas, tech leads, product manager.
Em oportunidades assim, saber falar sobre negócios, resultados e problemas operacionais com a sua equipe é essencial.
Confira as principais frases e expressões de inglês para viagem.
Posso aprender inglês morando no exterior?
Muitas pessoas possuem vontade de “viver” uma língua e cultura diferente na prática diariamente. Nesses casos, um intercâmbio pode fazer total sentido para evoluir seu nível de inglês mais rapidamente!
Muitas opções de intercâmbio (como a Irlanda) incluem a possibilidade de trabalhar e estudar, inclusive. Basta que você pesquise qual a opção mais indicada para o seu perfil e entenda quais as suas necessidades fora do país.
Alguns ótimos (e bem populares) destinos de intercâmbio são: Irlanda, Canadá, Austrália, Estados Unidos e Nova Zelândia!
Quais os níveis de inglês existentes?
Ao se candidatar para algumas vagas remotas de empresas no exterior, apresentar um certificado de proficiência em inglês (como TOEFL ou IELTS) pode ser uma ótima vantagem competitiva!
Porém, suas habilidades vão ser testadas na prática em uma conversa com alguém da equipe da empresa na qual você se candidatou!
Abaixo, vamos explicar cada um dos principais níveis de proficiência em inglês, começando pelo básico até a fluência:
Nível básico
O nível A1 é um nível básico, em que você entende e utiliza frases simples e expressões familiares de rotina e pode ter uma interação inicial.
O nível A2 é um pouco acima do A1, e indica que você é capaz de entender construções mais relevantes no ambiente familiar e no emprego, com interações um pouco mais elaboradas.
Esses níveis são os mais comuns no Brasil, para pessoas que aprenderam inglês na escola, por exemplo, mas podem não ser suficientes para trabalhar no exterior.
Nível independente
O nível B1 engloba conhecimentos sobre as atividades básicas e também de leitura e escrita.Com ele, você pode lidar com diversas situações corriqueiras.
Já o nível B2 inclui a produção de textos sobre vários assuntos e uma maior interação, com espontaneidade e sem muito esforço.
Com esses níveis de inglês, já é possível encontrar boas oportunidades de trabalho fora do Brasil.
Nível proficiente
O nível C1 caracteriza quem compreende e produz vários textos complexos e significados implícitos, sobre diversos assuntos. A expressão é fluente, flexível e espontânea, seja para fins sociais, profissionais ou acadêmicos.
E o nível C2 é o mais fluente em inglês. Com qualquer um desses níveis, você é capaz de encontrar excelentes oportunidades de trabalho no exterior.
Concluindo
Entendeu melhor qual a necessidade de aprender inglês fluente para morar fora do Brasil? Esperamos que você tenha uma ótima experiência no exterior e conte com nossos artigos para tirar dúvidas sobre carreira internacional, sempre que precisar!
Se você é um profissional de tecnologia (como desenvolvedor, QA ou devops) e esta procurando por novas oportunidades para trabalhar remotamente em empresas do exterior e receber em dólar ou euro, dá uma olhadas nas vagas gringas da GeekHunter e crie uma conta gratuitamente na Husky para receber salários do exterior com as menores taxas do mercado!
A GeekHunter é uma das maiores plataformas de recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia da América Latina e, depois de 7 anos de mercado no Brasil, está expandindo para vagas na América do Norte e Europa!
Se você ainda não está preparado(a) para uma vaga internacional, você também pode se cadastrar gratuitamente na plataforma brasileira da Geek!
Com apenas um cadastro, você pode ser chamado(a) para entrevistas. Chega de enviar currículos em toda aplicação!
Este conteúdo foi produzido em parceria com a GeekHunter.