Você sabe o que é IBAN? Se em algum momento precisou receber dinheiro do exterior, acabou se deparando com o termo. Apesar de ser um código utilizado há muito tempo e fundamental para a realização de transações financeiras internacionais, ele realmente pode causar certa confusão naqueles que não possuem familiaridade com o tema.
Quando você precisa fazer uma transação no Brasil, seja para envio ou recebimento de dinheiro, é normal que as instituições financeiras solicitem algum dado ou registro para a segurança e a efetividade do envio, certo? Informações como CPF, agência e conta, por exemplo, costumam ser solicitadas para garantir que o destinatário receba corretamente o valor enviado.
Pois é, o IBAN possui praticamente a mesma função. No momento que você recebe dinheiro que vem de fora do país, é normal que solicitem este código, juntamente com alguns dados ou documentações específicas para a conclusão da transação. Basicamente, o código serve para evitar possíveis erros e fraudes na transferência.
Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!
O que é IBAN?
O IBAN (International Bank Account Number) foi criado em 1997 pelo Comitê Europeu de Normas Bancárias para facilitar as transações entre países da União Europeia. Com o tempo, ganhou adesão mundial e hoje é utilizado por cerca de 75 países. No Brasil, ele passou a ser válido em 2013, quando o Banco Central instituiu este formato para transações internacionais.
De forma resumida, podemos dizer que o código IBAN serve como um padrão internacional para a identificação de uma conta. No exterior, ele pode ter até 34 caracteres, mas no Brasil ele possui 29 caracteres, indicados conforme esta sequência:
(Este número é fictício)
- BR – as duas primeiras letras indicam o país;
- 18 – dígitos verificadores;
- 43215678 – identificação da instituição financeira;
- 00130 – números que identificam a agência bancária, sem o dígito;
- 1245678932 – números que identificam a conta bancária;
- A – tipo de conta do titular;
- 2 – caractere alfanumérico, usado para a identificação do titular da conta.
Como criar o meu IBAN?
Imagine a seguinte situação: você presta serviço no exterior e espera receber o pagamento em determinado dia. Quando chega a data, descobre que o valor foi enviado para outra conta ou foi invalidado pelo banco.
Terrível, né? 🥺 Mas, essas situações podem acontecer se o código do IBAN for informado errado, por isso é importante saber a numeração correta.
Quando você precisa saber o código IBAN da sua conta, especialmente nos modelos tradicionais, é necessário consultar a gerente ou acessar o aplicativo do seu banco e solicitar pela informação. Na Husky este passo é bem simples: basta logar na sua conta, clicar em “Contas Bancárias” no menu superior e pronto! Neste espaço, você terá as informações necessárias, como: IBAN, SWIFT e dados da conta.
Ah! E tem outra questão importante: caso você tenha dúvidas sobre a validade do código (se ele está correto ou não), você pode entrar no site do IBAN para checar a informação. Além disso, existem sites específicos que podem ser acessados através de uma pesquisa rápida no Google. Neles, também é possível conferir o código depois de informar dados como agência e conta bancária.
IBAN e SWIFT: qual é a diferença?
Ao pesquisar por IBAN no Google você pode ter esbarrado com o termo “SWIFT”, afinal são assuntos diretamente relacionados. Mas, você sabe para que o SWIFT serve? Para entender mais sobre esses conceitos e virar um expert no assunto, vale mencionar a diferença entre eles. Veja só:
O SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication) é um código que conecta diferentes instituições financeiras em todo o mundo e funciona através de codificações de informações, enviadas por rede, para dar mais segurança às transações e eliminar possíveis fraudes. Ou seja, cada instituição financeira tem o seu código SWIFT para garantir a integridade das suas operações.
Enquanto o IBAN serve para identificar uma conta bancária de uma pessoa ou empresa, o SWIFT serve para identificar os bancos e proteger suas operações. Normalmente, este código possui de 8 a 11 caracteres, divididos em quatro partes:
- o código da instituição financeira;
- o código do país;
- o código da região;
- e o código da filial.
Se você precisa dessa informação, você deve consultar a sua agência bancária ou solicitar o contrato de abertura de conta. Outra opção é acessar o próprio site SWIFT e procurar pela identificação do seu banco, seguindo a lógica de identificação citada acima.
Na Husky este passo também é simples e funciona como no caso do IBAN. Você loga na sua conta, clica em “Contas Bancárias” no menu superior e lá encontra as informações necessárias. Ou seja, você não precisa esperar semanas para acessar o seu código SWIFT. Ele fica disponível junto com o seu IBAN e fica pronto em menos de 5 minutos, após a abertura da sua conta multimoedas.
Como receber dinheiro do exterior, de forma simples?
Para muitas pessoas, receber pagamentos do exterior representa um desafio. Sabemos que o mercado está repleto de instituições financeiras que, além de burocráticas, cobram taxas desnecessárias, pedem informações demais e não oferecem um bom atendimento.
Além disso, muitas pessoas não estão familiarizadas com este tipo de transação financeira e acabam ficando em dúvidas sobre o que fazer, qual caminho tomar. Essa situação é muito normal…
É por isso mesmo que a Husky nasceu! Viemos para inovar esse cenário, trazer segurança e simplicidade às transações internacionais e cobrar um preço justo. Aqui, você pode pagar apenas 2% pelas transações e acompanhar toda a movimentação pelo app, sem dores de cabeça. Ah! E se você conseguir o cupom de um amigo, passa a pagar apenas 1%. Bom demais, né?
Após o cadastro, basta enviar os dados da sua conta multimoedas Husky para quem vai te pagar e, em pouco tempo, receber o dinheiro em reais. E se você tiver dúvidas sobre códigos e dados, como sobre o IBAN e o SWIFT, estamos prontos para ajudar você e esclarecer qualquer pergunta! 😎
E então, gostou do artigo e conseguiu entender o que é IBAN? Esperamos que sim! Se você precisa receber dinheiro do exterior e busca por simplicidade e transparência nas operações, conte com a gente para te ajudar! Entre em contato com a Husky e conheça nossas vantagens.
Photo by Jonathan Cooper on Unsplash