Eduardo Sena Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.

Google Imagens: saiba o que é e como utilizar a ferramenta de pesquisa

google imagens

O Google Imagens é uma ferramenta de pesquisa ainda pouco conhecida. Desenvolvido pelo Google, com ele você pode encontrar fotos, artigos, vídeos, notícias ou qualquer informação presente em uma imagem, a partir do recurso chamado reverse image search – ou busca reversa por imagem, na tradução.

Se você ainda não conhece todos os recursos e funções que o Google Imagens disponibiliza, continue lendo nosso conteúdo até o final e tire todas as suas dúvidas sobre como fazer pesquisas por imagens. Confira!

O que é o Google Imagens?

O Google Imagens foi desenvolvido pelo Google em 2001, com um motivo bem peculiar para sua criação. Isso porque, no ano 2000, durante a premiação do Grammy, a cantora Jennifer Lopez apareceu usando um vestido Versace.

Passado o evento, os fãs da cantora começaram a buscar no Google as fotos da roupa usada por ela, mas, na época, o buscador dava resultados apenas para links com textos e ainda não tinha a opção de busca por imagens.

Esse episódio fez com que as pesquisas pelo vestido alcançassem o topo das buscas na noite da premiação e também nos dias seguintes dentro da plataforma. 

Foi aí que os engenheiros do Google trabalharam no desenvolvimento do Google Imagens, que foi lançado com o objetivo de auxiliar a procurar imagens no Google.

A ferramenta passou a utilizar a busca reversa de imagem, que permite que você possa encontrar conteúdos ou fotos específicas utilizando uma imagem existente, ao invés de um texto, para localizar outras imagens semelhantes na internet. 

Com o passar do tempo, as imagens do Google se tornaram tendência na web, principalmente na hora de encontrar produtos e serviços, auxiliando alguns segmentos de negócios como o de vestuário, alimentação, decoração e eventos.

Além de facilitar a busca por um conteúdo específico, a ferramenta permite que uma empresa, um site ou um blog seja encontrado mais facilmente usando esse recurso. 

Como fazer uma busca por imagem?

Existem algumas opções básicas para procurar imagens do Google e vamos te mostrar um pouco sobre elas para tornar as suas buscas mais eficientes!

Pesquisa por URL

Para utilizar a pesquisa por URL no Google Imagens, o primeiro passo é copiar o endereço em que a imagem se encontra. Para isso, basta clicar sobre ela com o botão direito do mouse e escolher a opção de copiar o endereço da imagem. 

Depois, é preciso abrir o buscador do Google e mudar a pesquisa para imagens. Aí é só colar no campo de busca a URL da imagem copiada e clicar no botão “Pesquisa por imagem”. Pronto! Assim você pode encontrar a imagem desejada.

Pesquisa na barra de busca

Para realizar uma pesquisa na barra de busca do Google Imagens, você só precisa abrir a ferramenta e digitar o que você deseja procurar. Aí é só clicar no botão de pesquisa ou apertar o botão de ENTER do teclado.

Essa é a opção de busca mais conhecida e usada pelas pessoas que fazem pesquisa por foto na internet.

Pesquisa com o botão direito do mouse

Ao fazer uma pesquisa no Google Imagem com o botão direito do teclado você não precisa salvar a imagem no seu computador e nem copiar a URL dela. 

Basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecionar a opção “procurar imagem no Google”. Depois de alguns segundos uma nova aba é aberta com as informações sobre a imagem que você pesquisou.

Pesquisa arrastando uma imagem 

Você também pode pesquisar por foto arrastando a imagem para o Google Imagem. Para isso, você só precisa selecionar a foto desejada, arrastar para a ferramenta e soltar na caixa de pesquisa. Em instantes o resultado aparece na tela. 

Pesquisa por Upload

Você também pode encontrar imagens no Google a partir do upload do arquivo. Após acessar a página de busca, basta clicar no ícone da câmera na caixa de pesquisa, escolher a opção de “Enviar uma imagem”, selecionar o arquivo no seu computador e, em seguida, enviar para a ferramenta.

Os resultados são exibidos automaticamente e o buscador mostra a quantidade de itens encontrados e também a opção de sugestão de pesquisa relacionada.

Pesquisa por parâmetros como tamanho ou tipo 

Caso você não encontre o que procura por meio das buscas básicas, você pode usar os filtros do Google Imagens para refinar a sua busca e, assim, aumentar a probabilidade de encontrar exatamente o que procura.

Para tanto, é só clicar na opção “Ferramentas” e utilizar os filtros de pesquisa, que incluem tamanho, cor, tipo, tempo e direitos de uso. Com esses recursos, a busca se concentra no seu objetivo e fica mais fácil de encontrar o conteúdo desejado. 

Pesquisa com o Google Lens 

O Google Lens é um recurso oferecido pelo Google Imagens, mas também existe um aplicativo com o mesmo nome que funciona de maneira independente, por meio de inteligência artificial e machine learning.

Se você precisa de uma busca mais avançada, o Google Lens é a solução perfeita.  Com diversos recursos e funcionalidades, ele permite fazer pesquisas instantâneas apenas apontando a câmera para o objeto – como uma planta ou um animal.

E usar o Google Lens é bem simples: depois de ter acesso ao aplicativo ou à extensão pelo Chrome, basta abrir a câmera e capturar uma imagem, ou então fazer upload de alguma foto e esperar o resultado da busca.

É possível também direcionar a pesquisa por meio de partes específicas da imagem. Desse modo, um elemento pode ser utilizado para uma pesquisa mais detalhada para descobrir mais informações sobre aquele objeto.

Apesar de haver erros, o Google Lens possui um excelente histórico de acerto. De acordo com o site researchgate.net, a ferramenta identificou corretamente 92,6% dos casos na busca sobre plantas e animais desde que foi criado.

Agora que você leu nosso artigo e já sabe como funciona o Google Imagens e os recursos disponíveis na ferramenta, é só usar todo esse conhecimento para melhorar as suas pesquisas e a sua experiência navegando na internet.

Eduardo Sena
Eduardo Sena Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.