Os videogames são divertidos, sociais e cada vez mais competitivos. Desde seu início, nos fliperamas dos anos 80, a indústria de games tem tido crescimento exponencial década após década, acompanhando as novidades tecnológicas. Com a internet surgiram os eSportes, torneios de gaming nos quais legiões de fãs assistem seus jogadores favoritos competirem por meio de serviços de streaming ou eventos ao vivo.
- Importância do setor de gaming
- Novas tecnologias impulsionam a indústria dos games
- Gaming e eSports mais rentáveis
De acordo com Andrew Wilson, CEO da Electronic Arts (EA), desenvolvedora e distribuidora de jogos eletrônicos, o “videogame é o maior meio de entretenimento e o que mais cresce no mundo por uma grande margem”. O termo gaming, é utilizado para se referir ao ato de jogar videogames, seja em computador, tablets, ou qualquer meio eletrônico.
Estima-se que o valor da indústria de games ultrapasse US $300 bilhões, mais do que as indústrias de filmes e música juntas.

1. Importância do setor de gaming
Com o crescimento da adoção de jogos no celular e a busca por experiências sociais, a indústria de videogames ganhou 500 milhões novos usuários nos últimos três anos. O gaming sempre esteve em alta, mas com a necessidade de distanciamento social, devido a pandemia de covid-19, o setor recebeu um impulso a mais. E não apenas os produtores de jogos ganham com isso. Por exemplo, para ter um bom desempenho nos jogos, no entanto, é preciso comprar um computador gamer de qualidade. Sem falar em outras peças queridinhas dos jogadores.

2. Novas tecnologias impulsionam a indústria gaming
A tecnologia é um dos fatores fundamentais por trás do crescimento do setor gamer. Por que as pessoas seguem comprando novas versões de jogos que elas já jogaram e venceram várias vezes? A melhoria gráfica e mudança na narrativa, mantém um ciclo constante de renovação dos jogos, que lançam periodicamente novas placas gráficas.
A interação dentro da comunidade virtual de jogadores também faz com que o gaming seja um dos setores da indústria que mais cresce, evoluindo rapidamente de vendedora de jogos para fornecedora de experiências.

3. Gaming e eSports mais rentáveis
Nos últimos 10 anos, a indústria migrou para estratégias digitais de distribuição para aumentar sua margem de lucro. Agora, ela consegue gerar receitas durante todo o ano, graças ao desenvolvimento de novas tecnologias. As empresas vendem seus jogos on-line, diminuindo custos de distribuição de produtos físicos.
A gigante Amazon adicionou ao seu serviço de streaming o “Prime Gaming”, um serviço de assinatura on-line para games, similar ao Prime Video. Nele, o assinante encontra jogos gratuitos, itens exclusivos e uma assinatura gratuita mensal de um canal da Twitch.
Os eSports também só crescem: assim como esportes tradicionais, os times têm donos, franquias, patrocínios e prêmios financeiros nos torneios. O fenômeno do gaming contribui para a receita anual das empresas do setor e a constante valorização das marcas.

O conteúdo disponibilizado neste artigo não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Para saber mais, acesse https://nomadglobal.com/legal/