Os americanos são apaixonados pelo seu país e não têm medo de mostrar todo o amor e o patriotismo que sentem. Com isso, na cultura dos EUA existe a tradição de festejar e dar total importância aos principais feriados e datas comemorativas. Muitos são especiais e representativos, demonstrados com grande valor pelo povo norte-americano. Por lá, as datas são mais que um dia de descanso e a população aproveita para fortalecer as lembranças de eventos marcantes.
Neste post trazemos os principais feriados celebrados nos Estados Unidos, suas tradições e histórias. Continue lendo e fique atento ao calendário se você quiser planejar sua viagem para coincidir com uma dessas datas festivas!
Como funcionam os feriados nos EUA?
Seja por questões econômicas, políticas ou religiosas, o calendário anual é importante para um país. Nele, além da divisão em meses e dias, temos os feriados, que determinam como serão os descansos e comemorações para celebrar determinados acontecimentos.
Alguns são globais devido à semelhança e influência em diversas partes do mundo, como Natal, Ano Novo e Dia do Trabalho, por exemplo. Outros, no entanto, são específicos, ou seja, os feriados no Brasil têm significado diferente dos comemorados nos EUA.
Na terra do Tio Sam, os americanos consideram todos os feriados nacionais e datas comemorativas muito importantes para a memória e cultura do país. Dependendo da data e do feriado em questão, as pessoas se reúnem ou saem às ruas celebrar.
Quais são os principais feriados americanos?
Selecionamos os principais feriados do calendário dos Estados Unidos para você conhecer e quem sabe, participar de um próximo evento!
Memorial Day – 29 de maio
Esse é um feriado em homenagem aos militares norte-americanos que serviram às Forças Armadas dos EUA e foram mortos em combate. Celebrado anualmente na última segunda-feira de maio, o Memorial Day, foi instituído no pós Guerra de Secessão e expandido no século XX para incluir os militares.
O objetivo é honrar a memória dos cidadãos, entre homens e mulheres, que foram abatidos exercendo o serviço militar. No dia, milhares de pessoas, entre familiares, amigos e simpatizantes vão aos cemitérios e memoriais para prestar homenagens.
Labor Day (Dia do Trabalho)
Assim como no Brasil, nos EUA o feriado do Labor Day é celebrado, porém na primeira segunda-feira de setembro. Criada no final do século XIX, pelo movimento operário, passou a ser considerada feriado em 1894.
O Dia do Trabalho nas Américas é também uma referência ao fim do verão norte-americano. Nesse dia são realizados eventos e desfiles em todo o país com diversos atrativos para toda a família.
Birthday of Martin Luther King (Aniversário de Martin Luther King)
O ativista Martin Luther King Jr. foi um dos mais importantes personagens na luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Nascido em 15 de janeiro, em sua homenagem, um feriado nacional foi criado próximo a essa data.
Todos os anos, desde 1986, na terceira segunda-feira do mês de janeiro celebra-se o aniversário do ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1964 pelo combate às desigualdades raciais sem usar a violência.
Halloween
Embora não seja feriado, o Halloween faz parte do calendário de datas comemorativas dos EUA. A celebração que ocorre anualmente no dia 31 de outubro é uma das mais divertidas, coloridas e deliciosas do país.
Afinal, a famosa frase “doces ou travessuras” dita nas portas das casas para coleta de guloseimas é uma tradição que envolve crianças, jovens e velhos. As cidades com suas casas criativamente decoradas ficam repletas de famílias inteiras fantasiadas.
Pode não parecer, mas o Halloween é um feriado cristão, que significa “Véspera de todos os Santos”, originado do antigo festival pagão celebrado pelos celtas na Irlanda, há mais de 2 mil anos, chamado de Samhain.
Nos Estados Unidos, as datas comemorativas podem ser consideradas feriados não oficiais e com isso, manter o comércio funcionando. Essa é uma ótima oportunidade de visitar os EUA, aproveitar as festividades e não perder a chance de ir às compras.
Thanksgiving day (Dia de Ação de Graças)
A celebração cristã norte-americana, que simboliza a gratidão, tem como princípio reunir a família e amigos ao redor de uma mesa farta para agradecimentos a Deus. Comemorado na quarta quinta-feira de novembro, o Dia de Ação de Graças é regado por reflexões e muita comida, com cardápios que variam desde o peru assado até a famosa torta de abóbora.
Sabe-se que a origem da data remete ao ano de 1621, quando os colonos ingleses comemoraram a primeira colheita, um ano após chegarem ao país. No dia seguinte ao feriado desde os anos 90, as lojas realizam a Black Friday, com diversas promoções em seu catálogo de produtos, abrindo a temporada de compras natalícias.
Natal
Assim como no Brasil, o Natal nos EUA celebra o nascimento de Jesus de Nazaré em 25 de dezembro. A decoração começa bem antes, em novembro, nas ruas, lojas e casas, com pinheiros, luzes e enfeites por toda a parte.
Todas as cidades norte-americanas ficam iluminadas e coloridas, contrastando com o branco da neve em grande parte do país. O clima do Natal nos Estados Unidos é contagiante, sendo tradição preparar cookies e deixar para o Papai Noel perto da árvore ou vestir roupas natalinas para esperar os convidados da ceia.
Ano Novo
A virada do ano nos EUA acontece no mesmo dia do Brasil, celebrando a entrada de um novo ciclo. No entanto, as comemorações acontecem na véspera, no chamado New Year’s Eve.
Os fogos de artifício anunciam a boa nova, de acordo com o calendário gregoriano, celebrando o início do próximo ano. Nos EUA existe uma tradição que é a descida da bola na Times Square em Nova York, que se tornou um evento de alcance nacional.
Independence Day – Dia da Independência dos Estados Unidos
O principal feriado americano marca a Declaração de Independência do país em 1776, motivo mais do que importante de celebração para um povo que exerce o patriotismo. Celebrado todos os anos no dia 04 de julho é considerado o mais importante feriado do calendário.
Para exaltar a data, os norte-americanos de dentro e fora do país usam as cores da bandeira, participam de desfiles, festas e paradas ou realizam eventos entre colônias em diversas partes do mundo — tudo para comemorar a separação oficial das Treze Colônias do Império Britânico.
Comece a planejar a sua viagem para os Estados Unidos
Depois de saber sobre os principais feriados americanos, sua origem e como são comemorados, não será surpresa se você quiser planejar sua viagem para conferir de perto alguma dessas datas.
Tão notável quanto a riqueza das tradições e celebrações nos Estados Unidos é a importância de um viajante conhecer as tradições de um país. Seja para visitar ou morar, se você chega sabendo como funcionam os feriados nos EUA já terá pontos ganhos com os norte-americanos.
Os feriados e datas comemorativas influenciam os custos da sua viagem, já que ao chegar nos EUA, o país estará em festa. O comércio é fomentado, muito em parte, pelas datas festivas do calendário e, certamente, você sentirá esse impacto.
Portanto, dependendo de quando você pretende visitar ou se mudar para os Estados Unidos, considere essas datas no seu planejamento financeiro. Pense, por exemplo, em abrir uma conta global Nomad para aproveitar o melhor momento do câmbio e fazer uma boa reserva em dólar.
Assim, você pode economizar para custear toda a estadia e desfrutar das festividades dos feriados nos EUA com tranquilidade. A Nomad tem um serviço completo e muitos benefícios para ajudar você a preparar sua viagem de um jeito seguro e prático.Se você gostou deste post, aproveite para conferir mais um artigo, dessa vez com um guia completo de viagem para os EUA!