Entre pontuais e prolongados, os feriados de 2023 servem para quem deseja aproveitar a folga, mas também para criar estratégias de vendas. É que muitas datas são comemorativas e podem aumentar o movimento do comércio varejista.
Neste post você confere, mês a mês, os feriados de 2023 e a história por trás das datas, para planejar melhor os momentos de pausa previstos no calendário. Então prepare a sua mala, pegue seu cartão Nomad e continue lendo este post!
Quais são os feriados de 2023?
Muitos feriados têm significados que podem ser culturais, religiosos ou apenas para cumprir um protocolo obrigatório. Veja a lista e características dos recessos programados de janeiro a dezembro em 2023:
Janeiro
- 1º de janeiro – Confraternização Universal, no Brasil, o popular Ano Novo
A história do feriado de Ano Novo data de 46 a.C. quando o Imperador Júlio César, com base no calendário gregoriano, instituiu o início de um novo calendário anual nessa data — no final do século XVI a igreja católica oficializou a adoção do calendário.
Fevereiro
- 20 de fevereiro (ponto facultativo) – Carnaval
- 21 de fevereiro (ponto facultativo) – Carnaval
- 22 de fevereiro (ponto facultativo) – Quarta-feira de Cinzas
O Carnaval, a maior festa popular brasileira, tem origem nos colonizadores portugueses que festejavam e se divertiam com brincadeiras, danças e ritmos no Brasil Colônia, entre os séculos XVI e XVII.
Obs.: Embora não seja um feriado decretado por lei, os estados e municípios, assim como as empresas, acabaram por aderir culturalmente à pausa para as festividades.
Abril
- 7 de abril – Paixão de Cristo
Também chamado de Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão, o feriado é religioso e faz referência à trajetória de Jesus Cristo – julgamento, paixão, crucificação, morte no calvário e sepultamento – sendo o domingo de Páscoa reservado à lembrança da ressurreição de Cristo.
- 21 de abril – Tiradentes
Em 1792, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder e herói da Inconfidência Mineira sentenciado à morte nesta data. O feriado relembra o fato histórico ocorrido em Minas Gerais, mas que teve grande proporção e impacto de nível nacional.
Maio
- 1º de maio – Dia Mundial do Trabalho
Uma pausa global com direito a eventos e festividades para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo dos anos, conforme as características de cada país — o feriado foi criado em 1889 em um congresso socialista realizado em Paris, França.
Junho
- 8 de junho (ponto facultativo) – Corpus Christi
- 9 de junho (ponto facultativo) – Corpus Christi
Assim como o Carnaval, o Corpus Christi não é feriado nacional instituído por lei, porém é uma celebração religiosa de homenagem ao sacramento da eucaristia e, por isso, acatado como feriado pelos empregadores em respeito à tradição.
Setembro
- 7 de setembro – Independência do Brasil
Uma das datas mais importantes do calendário nacional celebra o dia em que D. Pedro I, Imperador do Brasil, proclamou às margens do Rio Ipiranga, em 1822, o grito da independência, tornando o nosso país uma nação independente e autônoma.
Outubro
- 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida
O feriado religioso é uma homenagem à padroeira do Brasil, uma das santas mais importantes do catolicismo, cuja imagem foi encontrada por pescadores em 1717, no rio Paraíba do Sul, em São Paulo.
Também nessa data, mas não como feriado, é comemorado no Brasil, o Dia das Crianças, que fortalece os direitos das crianças e adolescentes.
Novembro
- 2 de novembro – Finados
Pode parecer estranho um feriado para celebrar os mortos, mas no catolicismo o Dia de Finados é uma forma de os familiares realizarem seus rituais que ajudam a lidar com a dor da perda e da despedida — muitos vão aos cemitérios para levar flores e rezar pelos entes queridos.
- 15 de novembro – Proclamação da República
O fim da Monarquia e início do Governo Republicano, essa é a origem do feriado de novembro e um marco na política brasileira, em 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca se tornou o primeiro presidente federativo do Brasil.
Dezembro
- 25 de dezembro – Natal
O Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo, com origem nas festas pagãs realizadas na antiguidade e uma alusão à época da cristianização na Europa — uma data importante para o catolicismo, com rituais e festejos tradicionais.
Quantos feriados tem o ano de 2023?
Considerando apenas os nacionais e instituídos por lei, serão 9 feriados no total. O recesso nos pontos facultativos segue o critério das empresas e os feriados municipais de acordo com o decreto de cada cidade.
Os feriados de 2023, de modo geral, não darão a chance de estender para o fim de semana. No entanto, uma pausa no meio de um dia a dia repleto de compromissos pode ser a oportunidade de descanso ou de fazer algo fora da rotina.
Gostou do post? Então, aproveite para compartilhar em suas redes sociais e permitir que mais pessoas saibam quais são as folgas do calendário para o ano!