Eduardo Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.

Como criar um feed organizado do Instagram? Veja o guia completo!

mulher segurando celular com feed do instagram organizado

As redes sociais são a vitrine virtual de várias marcas e produtores de conteúdo. Mas nem só quem utiliza o Instagram para negócios precisa manter o feed organizado para atrair seguidores, já que “uma imagem vale mais que mil palavras” e a primeira impressão nas redes pode abrir portas e atrair engajamento.

Por isso, organizar o feed do Instagram é como deixar a casa arrumada para as visitas e mostrar para as pessoas que visitam o seu perfil que vale a pena seguir a sua página. Quer saber como organizar o feed do Instagram? Continue lendo este artigo até o final e garanta novos seguidores e um aumento da audiência nas redes!

Qual a importância de ter um feed organizado?

As redes sociais funcionam como vitrines que mostram para o mundo tudo que você quer que ele veja. Por conta disso, é importante escolher bem as imagens que vão ser compartilhadas e quais mensagens você pretende passar com elas.

No caso das contas comerciais, essa preocupação deve ser ainda mais relevante, uma vez que a organização do feed pode atrair consumidores potenciais, criar engajamento nas redes sociais e definir o sucesso da marca no ambiente virtual.

Além disso, produtores de conteúdo, que utilizam as redes sociais como meio de trabalho, também precisam pensar na apresentação do feed de modo a atrair seguidores e fechar parcerias a partir do engajamento das postagens.

Ou seja, manter um feed organizado é um grande passo para ser bem visto nas redes sociais, independente da função delas na sua vida. E quem não gosta de ver uma página bem organizada e harmônica, não é mesmo?

Certamente, seja qual for o seu objetivo, ter um feed chamativo pode te ajudar a chegar lá. Daí a importância de pesquisar sobre o assunto e tirar um tempinho para organizar o seu feed e manter a sua imagem bem vista para o público em geral.

Como criar um feed organizado?

Seja para fins comerciais, para manter uma identidade visual, para atrair novos seguidores, ou somente para deixar tudo arrumado, manter o feed organizado é um grande passo para se destacar no Instagram e aumentar o seu público.

Dessa forma, seja qual for o seu objetivo nas redes sociais, ter um feed organizado pode te ajudar – e muito – a conquistar os resultados planejados. Pensando nisso, algumas dicas podem ser seguidas, conforme elencamos abaixo:

Escolha o tema

Para saber como organizar o feed do Instagram, primeiramente, é preciso definir o conceito que você deseja realçar para os seus seguidores. Esse é o pontapé inicial para conseguir criar uma identidade visual e mostrar quem você é nas redes sociais.

Você pode se inspirar em outros perfis, buscar referências em aplicativos de design, pesquisar o que está em alta e utilizar o que você gosta. Quando você se cerca de referências, é mais fácil encontrar exatamente o que você quer transmitir.

Limpe o seu feed

Depois de definir a sua identidade, o próximo passo é deletar posts antigos que não tenham a ver com o conceito que você vai adotar no feed. Essa tarefa, inclusive, ajuda a entender o que funciona, ou não, na composição que você vai fazer.

Faça um planejamento

Por fim, planeje a sequência de posts que você quer fazer, baseando-se na sua identidade visual. Assim, você pode deixar as imagens mais casuais para os Stories e postar no feed somente as fotos produzidas especialmente para ele.

Nesse sentido, vale a pena criar molduras, layouts, e acessar aplicativos para organizar feed – tudo com o intuito de deixar as postagens padronizadas e programadas, reforçando a identidade visual e o conceito do seu perfil.

Como ter um feed chamativo?

Agora que você já sabe como criar um feed organizado, chegou a hora de saber como ter um feed chamativo, garantir sucesso no Instagram e atrair seguidores e parcerias de negócios. Anote as nossas dicas e faça escolhas inteligentes!

Escolha boas imagens para o feed

Uma boa escolha de imagens faz toda a diferença na hora de manter um feed organizado, já que elas vão ficar disponíveis permanentemente. 

Por isso, nada de postar a primeira foto que tirar! Pense se a imagem faz sentido para o visitante, edite o que for necessário e considere a funcionalidade para o objetivo que você quer alcançar com a sua conta no Instagram.

Além disso, é importante que você pense no feed na hora de tirar fotos. Quando uma pessoa acessa o seu perfil, ela visualiza o mural de fotos como um todo e, por isso, é preciso haver harmonia entre elas para que sua página fique organizada.

Escolha a sua identidade visual

Para ter um feed organizado, você precisa criar padrões. Pense no seu feed como uma galeria de arte e selecione somente o que faz sentido para a sua história.

Além disso, pense em adequar as publicações às necessidades do público que te acompanha. E, para garantir a fidelidade dos seguidores, lance mão da padronização estética e da mensagem que você está passando para eles.

Nesse sentido, vale a pena padronizar os filtros, a fonte, o layout e outras ferramentas gráficas. Dessa forma, você cria uma identidade visual somente sua e mantém a sua audiência ambientada com o seu perfil e a sua personalidade.

Escolha as cores e formas do feed

A psicologia das cores é um elemento muito importante no marketing digital e aproveitar esse recurso é muito importante para manter um feed organizado.

Por isso, a dica é utilizar cores semelhantes e aplicar recursos e ferramentas que geram afinidade. Você também pode usar as mesmas bordas e recortes para dar mais exclusividade às suas fotos e manter a padronização desejada.

Além disso, vale a pena investir no formato de blocos no Instagram, dividindo em grupos de três fotos horizontais com a mesma temática, formato, ou cor, e criando uma sequência de postagem sobre determinado tema ou característica.

Escolha a sua história

O storytelling é outro recurso muito utilizado no marketing e que pode auxiliar a manter o feed organizado, uma vez que a arte de contar histórias atrai a atenção do público de maneira orgânica e fidelizada.

Assim, contar histórias por meio das fotos é uma ótima maneira de garantir que os visitantes se mantenham engajados e façam questão de visitar o seu perfil. 

Você pode, inclusive, utilizar algum app para organizar o feed e programar as postagens de acordo com a história a ser contada, ou até mesmo visualizar como as fotos devem ficar no perfil antes mesmo de fazer as postagens.

Então, o que achou das nossas dicas? Esperamos que, com elas, você consiga criar um feed organizado e se destaque na rede social. Continue acompanhando nosso site para mais informações sobre tecnologia e tendências atuais.

Eduardo
Eduardo Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.