Eduardo Sena Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.

O que é Facebook Library e como utilizar em suas campanhas

facebook library ads

Hoje em dia, as redes sociais são a principal vitrine de várias marcas e negócios. E saber utilizar as ferramentas disponíveis pelas plataformas pode ser um grande diferencial na hora de se destacar entre os concorrentes. O Facebook Library é um desses recursos e pode – e deve – ser usado ao seu favor!

Quer saber um pouco mais sobre o Ads Facebook Library, quais as funcionalidades da biblioteca, como utilizar a ferramenta e os benefícios para a sua marca? Continue lendo nosso artigo até o final e saiba o que é necessário para ter uma marca de sucesso e utilizar as redes sociais e as publicações nas suas campanhas.

O que é o Facebook Ads Library?

O Facebook Ads Library é uma biblioteca de anúncios do Facebook que reúne todas as campanhas publicitárias veiculadas dentro da rede social.

Criado para dar mais transparência aos anúncios nas redes, o Facebook Library permite que você acesse todas as campanhas postadas na plataforma, checando como as grandes empresas têm investido e oque está em alta no momento.

A partir do Facebook Ads é possível acompanhar e conhecer todos os anúncios publicados, mesmo que você não tenha uma conta na rede social. E se você postar anúncios no seu Facebook, eles também são apresentados na biblioteca.

Isso porque a ferramenta é aberta para o público e não tem nenhum custo para os usuários. Assim, você pode ver anúncios de concorrentes, de empresas que servem como inspiração para sua marca e de empreendedores no geral.

Dessa forma, sabendo usar Ads Facebook Library você conhece melhor o mercado publicitário, tem inspiração de marcas semelhantes à sua e pode melhorar as campanhas pagas feitas na sua rede social. 

Com certeza, uma ótima ferramenta para o seu negócio, não é mesmo?

Quais as funcionalidades do Facebook Library?

Uma das principais funções do Facebook Ads Library é o benchmark feito a partir dele, uma vez que você pode entender as estratégias de anúncio dos concorrentes e se inspirar com publicações de perfis semelhantes ao seu.

A biblioteca também permite que você entenda como outras empresas estruturam o ponto de contato dos usuários com os anúncios, a partir da jornada do lead e das configurações de como se dá o caminho de quem clica em uma publicação paga.

Além disso, com o Facebook Ads você pode acompanhar os anúncios ativos, os inativos, os caminhos que eles geram após a interação e os textos e conteúdos de mídia utilizados nas publicações de várias empresas.

Com tudo isso, é possível analisar o que funciona, ou não, no mercado publicitário das redes sociais e traçar planos de investimento mais assertivos e atraentes para o seu público- alvo e para a sua marca na internet.

Como utilizar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Utilizar a biblioteca de anúncios é muito fácil, uma vez que a rede social conta com uma página única de acesso ao Facebook Ads Library.

Ao entrar na plataforma, você pode, por exemplo, digitar o nome da empresa que você deseja visualizar os anúncios, clicando no botão de pesquisar localizado na barra superior da página principal.

Por lá, você pode visualizar todos os anúncios pagos ativos da marca, data de início de veiculação da campanha e as informações relevantes sobre a postagem.

Você também pode utilizar a barra de filtros e selecionar os anúncios de outras plataformas da Meta, como o Instagram. Ao acessar o anúncio pago, você consegue ver os detalhes e as versões que ele está veiculando.

Quais são os benefícios do Facebook Ads?

Além da possibilidade de benchmark e de inspirações focadas no seu perfil, o Facebook Ads tem vários benefícios para impulsionar a sua marca nas redes.

Um deles é a possibilidade de analisar o que dá certo, ou não, na plataforma. Isso porque alguns anúncios se tornam casos de sucesso de tanto que geram resultados positivos para as empresas. 

E você pode ver alguns detalhes deles para seguir com os seus. Por exemplo, você pode tentar interpretar o tempo de postagem do anúncio e a data de início de veiculação para confirmar se a publicidade tem bons resultados. 

A partir daí, você pode avaliar a escrita, as imagens utilizadas, o layout e outros detalhes para servir como referência para os seus próximos anúncios pagos.

Você também pode avaliar a abordagem dos concorrentes e como eles direcionam os anúncios, para tentar fazer os seus terem um alcance ainda maior. O ideal é acompanhar o mercado e fazer os ajustes necessários nas suas publicações.

Além disso, você pode verificar a CTA dos anúncios – que é a chamada para ação, indicando ao usuário o que deve ser feito a partir da publicação. É fundamental que a CTA seja atraente e, assim, atraia os seguidores para a sua marca.

Com o Facebook Ads, você pode checar alguns dados dos concorrentes com relação à CTA, como o uso de elementos gráficos com frases de destaque, botões utilizados nos anúncios e frases convidativas nas descrições dos anúncios.

Muitas vezes, as grandes empresas realizam muitos testes até chegarem ao comando de ação certo, o que demanda tempo e investimento. E com a biblioteca você pode identificar os CTAs de sucesso em um só lugar.

Por fim, você pode aprimorar o copywriting dos seus anúncios com o Facebook Ads Library, alinhando a imagem e o texto dos posts da forma mais natural possível.

Para dias de bloqueio criativo, essa ferramenta das redes sociais pode ser uma ótima aliada na hora de gerar boas ideias e criar conteúdos atrativos e com possibilidade de engajamento. 

Entendeu a importância do Facebook Ads e os benefícios que esse recurso pode proporcionar para a sua marca nas redes sociais? Continue lendo nossos artigos para saber tudo sobre tecnologia e se destacar no mercado de empreendedorismo!

Eduardo Sena
Eduardo Sena Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.