O Facebook Gaming foi lançado em 2018 e surgiu como uma das apostas do Meta para atrair o público gamer e lidar com a forte concorrência de outras plataformas, como Twitch e Youtube. Ainda que não seja um dos ambientes mais populares do segmento, ele merece atenção dos jogadores profissionais, que desejam criar conteúdos, firmar a carreira e ganhar dinheiro com este mercado.
Bilhões de pessoas usam o Facebook e as empresas estão de olho!
Este é um ambiente que não pode ser ignorado pelos digital influencers, especialmente por apresentar várias oportunidades. Continue a leitura, conheça um pouco mais sobre o Facebook Gaming e entenda como ele funciona.
(Imagem: © Shutterstock/@Gorodenkoff)
Facebook: qual é o cenário atual?
Durante anos o Facebook se manteve na posição da rede social mais famosa do mundo, mas notou um afastamento dos jovens da plataforma. Com novas redes surgindo, como o TikTok e o Kwai, foram necessárias muitas reformulações e inovações para que continuasse crescendo.
E, de fato, a plataforma apresentou um aumento de usuários em 2022. Neste ano, o Facebook viu muitas pessoas retornarem ao seu ambiente, em busca de informação e entretenimento. E, claro, muitas dessas pessoas estão dispostas a consumir e a se conectar com diferentes marcas.
Para você ter uma ideia, o Facebook contabiliza 2,94 bilhões de contas ativas mensais e 1,96 bilhões de sessões diárias. Além disso, ainda tem muitas chances de crescimento, especialmente por causa do Metaverso.
O que é o Facebook Gaming?
O Facebook Gaming é uma sessão do Facebook, totalmente dedicada aos jogos. Nele, os usuários podem publicar vídeos, realizar lives, fazer upload de gameplays, criar comunidades e interagir com outras pessoas.
O foco desta sessão, em especial, são os criadores de conteúdo. A plataforma possui um política de monetização muito interessante, que conecta os conteudistas com marcas e empresas, que desejam patrocinar seus serviços. Assim, os gamers podem entreter sua comunidade e ainda ganhar dinheiro.
A dinâmica da plataforma é muito parecida com o Twitch. Além de permitir as transmissões ao vivo, o Facebook Gaming possui um feed repleto de notícias e tendências do segmento, para que os usuários fiquem em dia com o que está rolando no universo gamer. Há muitas dicas, curiosidades e informações rolando por lá.
Como o Facebook Gaming funciona?
Com um sistema de assinaturas voltado para os streamers e parceiros, o Facebook Gaming permite que os usuários paguem um valor de inscrição, recebam conteúdos premium e tenham acessos a grupos de discussão exclusivos. Além disso, eles passam a ter acesso a outros benefícios, como:
- Selo de assinante
- Lives exclusivas
- Figurinhas personalizadas
- Grupos e Jogos para assinantes
Para os jogadores profissionais, pode ser uma opção super interessante! Além de criar eventos e personalizar o seu canal, é possível receber estrelas (de agradecimento e apoio), que posteriormente são convertidas em dinheiro.
A outra maneira de monetização ocorre através de parcerias com empresas, que investem em publicidade e pagam por cliques e impressões dos usuários. Assim, o streamer recebe uma espécie de comissão por cada campanha veiculada em seu canal.
Facebook Gaming ou Twitch: qual é o melhor?
Se você deseja ganhar dinheiro jogando, esta é uma pergunta importante a ser feita (mas que envolve uma série de pontos de atenção). A usabilidade das duas plataformas, por exemplo, é muito semelhante. Ambas oferecem chat, canais recomendados e ícones personalizáveis. O outro ponto importante são os espectadores.
Apesar do Facebook Gaming ter um grande número de usuários, o Twitch tem mais de 15 milhões de usuários ativos (que assistem lives, compram e interagem com os canais). Sem dúvidas, é o canal mais famoso e forte do setor, no momento.
Como fazer lives no Facebook Gaming?
Para realizar as lives na plataforma, é necessário utilizar um programa para a configuração correta da stream e gerenciar o conteúdo. Dentre as opções, estão:
- OBS (Windows, macOS e Linux);
- StreamLabs OBS (Windows);
- XSplit Broadcaster (Windows);
O Facebook possui uma sessão repleta de orientações para quem deseja fazer lives, mas o passo inicial é criar uma página de criação de conteúdo e fazer o download de um dos gerenciadores acima. Depois disso, basta seguir este passo a passo:
- Clique em: Criar Stream ao vivo
- Defina em qual página a live será veiculada
- Copie a chave do stream e cole no gerenciador
- Escolha o jogo e faça uma descrição do que será divulgado
- Vá em: Transmitir ao vivo e comece o stream
Para os streamers iniciantes, o Facebook Gaming oferece o programa Level Up. Além de suporte personalizado, os criadores passam a ter acesso a recursos beta e transcodificação premium de alta qualidade.
#Dica: Antes de começar a produzir conteúdo por lá, é fundamental uma olhada na Política de Monetização. Como você sabe, o Facebook e a maioria das plataformas são exigentes com o que é postado, buscam por conteúdos autorais e que não sejam ofensivos.
Como receber o pagamento do Facebook Gaming?
O pagamento é feito em dólar, 30 dias após a solicitação e só pode ser realizado quando o streamer tiver, pelo menos, USD 100 de crédito ou 10.000 estrelas. Nesta etapa, é fundamental evitar colocar informações erradas, pois elas podem atrasar o pagamento.
Se você quer simplificar o recebimento e garantir que o dinheiro chegue até você, rapidamente e sem burocracias, conte com a Husky! Somos especialistas em transferências internacionais e temos a melhor taxa do mercado.
Vale a pena fazer lives no Facebook Gaming?
Sim! Ainda que não seja a plataforma mais conhecida do segmento, o Facebook Gaming pode ser muito vantajoso para os streamers profissionais.
Ele permite que o jogador esteja presente em novas comunidades, aumente a visibilidade da sua marca, converse com um público diferenciado e tenha mais uma fonte de rendimentos. Além de ser uma maneira legal de entretenimento, o Facebook Gaming é também uma opção interessante para quem está começando e deseja se familiarizar com este universo.
E então, gostou das dicas? Esperamos que o artigo tenha sido útil para você. Para ficar em dia com as publicações da Husky, assine nossa newsletter e receba conteúdos como este na sua caixa de e-mail.