Já pensou em atuar como Digital Influencer? A profissão, que não para de crescer, move milhões de dólares ao redor do mundo e encanta uma multidão de usuários na internet, que buscam por novos conteúdos e informações. Além de proporcionar fama, a vida de um influencer também pode gerar diversas parcerias com empresas!
Como você sabe, a internet está repleta de possibilidades e as pessoas fizeram dela uma parte fundamental em suas vidas. Para você ter uma ideia, o Brasil é um dos países que mais utiliza as redes sociais no mundo. Em uma pesquisa realizada pela Hootsuite, em 2021, foi constatado que o brasileiro fica, em média, 3h42 por dia conectado em diferentes aplicativos. E, claro, também consome por esses meios.
Mas, como chegar a essas pessoas e cativá-las? Além disso: como ganhar dinheiro como digital influencer? Uma coisa é fato: criar conteúdo para a internet exige criatividade, planejamento, inteligência e disciplina. Vale também entender a linguagem exigida em cada plataforma ou rede social e investir em personalização.
Preparamos este conteúdo com algumas dicas interessantes. Continue a leitura!
Como ser um digital influencer nos dias de hoje?
Antes de te explicar como o digital influencer ganha dinheiro, vale explorar um pouco mais sobre o conceito do termo, sobre o perfil e a atuação desses profissionais.
Um digital influencer é aquela pessoa que possui alcance e credibilidade em um determinado segmento de mercado, dita tendências através dos seus conteúdos autorais e possui um público fiel e engajado.
Eles podem atuar em diversas redes como Instagram, Facebook, Youtube, Twitch e TikTok. É importante, no entanto, que o perfil realmente tenha influência em determinado nicho e esteja de acordo com as políticas de cada plataforma. Seja para jogos, moda, culinária, humor, podcast, e outros, o ideal é produzir conteúdos interessantes e de qualidade, atraindo um número considerável de pessoas.
Infelizmente não existe uma receita pronta para quem deseja se tornar um digital influencer hoje em dia. Mas, existem alguns passos essenciais, que podem ajudar você nesse desafio.
Dá uma olhada:
- Identifique um segmento de atuação e se especialize na área, aprendendo informações relevantes e atrativas sobre o assunto.
- Produza informações claras, para criar relacionamento com o seu público alvo.
- Faça postagens constantes, seguindo um calendário editorial. É realmente fundamental que o seu canal ou perfil seja atualizado.
- Invista em parcerias com outros influencers, sem se esquecer de divulgar o canal e atrair novas pessoas.
- Aprender um pouco mais sobre marketing, para atrair empresas parceiras e elaborar conteúdos publicitários, etc.
- Conheça a plataforma que escolheu para atuar. Cada uma delas possui configurações diferentes para divulgação de anúncios e monetização.
Como ganhar dinheiro como Digital Influencer?
A lista de influenciadores no Brasil é gigante! Maior ainda é a quantidade de dinheiro que eles recebem pelos conteúdos que produzem. Whindersson Nunes, por exemplo, é considerado um dos maiores influencers do país e fatura cerca de meio milhão de reais por mês. Só no Instagram, Nunes possui 57 milhões de seguidores. Bastante coisa, né?
Outros nomes como Felipe Neto, Casimiro Miguel, Virgínia Fonseca, Boca Rosa, Juliette e Anitta também faturam milhões de reais através dos perfis que mantém nas redes sociais. Mas, além deles, há inúmeros microinfluencers (que têm entre 10 mil e 100 mil seguidores) que também ganham dinheiro e vivem da profissão. Veja como:
Anúncios
Como comentamos, cada plataforma possui uma maneira para a monetização dos conteúdos. Os anúncios são extremamente comuns hoje em dia e estão presentes em diversas plataformas —, como no Youtube através do Google Ads e no Facebook, através do Facebook Ads.
Eles podem aparecer antes, durante ou depois de um vídeo/post, em diversos formatos. Normalmente, o dono do canal ganha o pagamento depois de alcançar algumas métricas (como CPC, custo por clique, ou CPV, custo por view).
Eventos
Além de atuar na divulgação dos eventos, muitos digital influencers ganham dinheiro por causa da sua presença. Seja em shows, festas particulares ou empresariais, é possível ganhar bastante dinheiro dessa forma. Famosos podem ganhar entre R$60 mil e R$150 mil para estarem presentes em festas por 1h ou 2h.
Parcerias e posts patrocinados
Muitas marcas estão dispostas a pagar um bom dinheiro pelo conteúdo que o digital influencer produz. E, como você já deve saber, a pessoa ganha por divulgar um produto ou serviço dessas empresas. Mas, para isso, é importante ter um número de seguidores considerado relevante pela empresa e que esses seguidores sejam engajados.
Normalmente, os pagamentos são analisados de acordo com o alcance do público. Quanto mais pessoas viram e consumiram o seu conteúdo, mais chance você tem de monetizar a sua postagem.
Programa de Afiliados
O programa de afiliados existe há bastante tempo no marketing, e não perdeu a sua relevância no universo da internet. Com ele, o digital influencer pode se associar a algum produto ou marca e ganhar uma comissão.
Nesta dinâmica, a empresa disponibiliza links para seus produtos e, quando o público clica no link ou conclui uma compra, o digital influencer ganha parte da quantia do que foi vendido.
Como os digital influencers recebem o dinheiro?
Independentemente do formato da publicidade, é importante que o digital influencer tenha um contrato estabelecido com as marcas e empresas anunciantes.
Normalmente, o documento serve para determinar o período do anúncio, os valores a serem pagos e as condições que envolvem a divulgação. Essa lógica funciona inclusive para o Youtube, Twitch e Facebook — em que o contato com os patrocinadores é facilitado pelas próprias plataformas.
Além disso, se o pagamento for feito de outros países, vale ter muita atenção. Plataformas como Twitch, Only Fans e Google Adsense, por exemplo, realizam o pagamento em dólar. Lembre-se, portanto, que transações para recebimento de dinheiro do exterior exigem informações específicas e são diferentes das realizadas dentro do Brasil. Você provavelmente deverá pagar por taxas por essas operações e deverá ter uma conta internacional.
Para ter segurança e tranquilidade neste processo, o ideal é buscar por parceiros experientes, como a Husky! Viemos para eliminar a burocracia desse tipo de transação e permitir que o recebimento de dinheiro do exterior seja feito de forma fácil, prática e rápida. E o mais importante: por um preço justo. Com a Husky você paga apenas 2% do valor da transferência e têm a possibilidade de pagar 1% (ou taxa zero) ao indicar um amigo.
Como você pode perceber, atuar como um digital influencer pode ser uma experiência incrível. Além de produzir conteúdo sobre o que você mais gosta, ainda pode ganhar dinheiro por isso e conhecer novas pessoas. Pronto para começar?
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e entendido um pouco mais sobre a vida de um digital influencer! Se deseja entender como a Husky pode ajudar você a receber os seus pagamentos do exterior, entre em contato com a gente!
Photo by Free Walking Tour Salzburg on Unsplash