Seja pela qualidade de vida, possibilidades de educação, segurança ou opções de trabalho, muitos brasileiros consideram morar no Canadá ou mesmo fazer intercâmbio por um determinado tempo. E, nesses momentos, uma pergunta se torna bem comum: qual é o custo de vida no Canadá?
Algumas províncias contam com melhores salários, mas também maior custo de vida. Por isso, é interessante pesar a relação custo-benefício. Para facilitar a missão, listamos os pontos mais relevantes sobre o custo de vida canadense.
Salário no Canadá: quanto se ganha no país
Os salários no Canadá, assim como em qualquer país, dependem da indústria, nível de experiência, educação e demanda por determinadas habilidades. Mesmo assim, considerando as principais regiões canadenses, podemos notar algumas diferenças. Confira!
Toronto (Ontário)
Como a maior cidade do Canadá e importante centro financeiro, Toronto costuma ter os salários mais altos do país. Setores como finanças, turismo, tecnologia da informação e serviços profissionais geralmente pagam salários competitivos.
Por outro lado, o alto custo de vida na cidade também deve ser considerado antes de tomar uma decisão.
Vancouver (Colúmbia Britânica)
Vancouver é outra cidade com custo de vida elevado, especialmente em termos de habitação. Salários em Vancouver tendem a ser bons, acima de tudo os de indústrias como tecnologia, filmes e entretenimento, e serviços financeiros.
Calgary e Edmonton (Alberta)
Essas duas cidades já tiveram salários mais altos por causa da indústria de petróleo e gás. Hoje, eles podem ser voláteis, devido à dependência da economia em recursos naturais.
Montreal (Quebec)
Montreal é conhecida por ter um custo de vida mais acessível em comparação com Toronto e Vancouver. Os salários podem ser um pouco mais baixos em algumas áreas, mas a qualidade de vida geralmente é alta.
Ottawa (Ontário)
Por ser a capital do Canadá, Ottawa tem uma forte presença no setor público. Os salários no governo e em empregos relacionados costumam ser estáveis e competitivos.
Regiões rurais e cidades menores
As regiões rurais e cidades menores podem oferecer custos de vida mais baixos. Em compensação, os salários também são mais baixos comparados aos dos principais centros urbanos.
O interessante é que essas áreas são atraentes para aqueles que valorizam um estilo de vida mais tranquilo.
Norte do Canadá
As regiões ao norte, como os Territórios do Noroeste e Nunavut, tendem a ter salários mais altos devido ao custo de vida extremamente alto e às condições adversas em relação ao frio.
O salário mínimo no Canadá
O salário mínimo no Canadá varia de acordo com a província ou território, indo de 11,9 a 15 dólares canadenses por hora. Considerando todo o mês, o salário mínimo no Canadá é de cerca de 3.437 dólares canadenses.
Saiba o valor por hora de acordo com as principais cidades:
Província | Valor por hora (dólar canadense) |
Alberta | 15 |
Colúmbia Britânica | 15,20 |
Ontário | 14,25 |
Quebec | 13,25 |
Nova Escócia | 12,95 |
Manitoba | 11,95 |
Aluguel no Canadá: preços de casas e apartamentos
Assim como os salários, os valores de aluguel variam de região para região. A seguir, nós listamos algumas médias para você.
Toronto e Vancouver
São as cidades mais caras do Canadá em termos de aluguel. Em suas áreas centrais, o aluguel de apartamentos de apenas um quarto pode facilmente ultrapassar os 2.000 dólares canadenses por mês ou mais.
Cidades de médio porte
Ottawa, Edmonton e Calgary têm custos de aluguel mais razoáveis em comparação com Toronto e Vancouver, mesmo que ainda sejam relativamente caras.
Aluguéis para um apartamento de um quarto em áreas urbanas dessas cidades podem variar de 1.200 a 1.800 dólares canadenses por mês.
Cidades menores e áreas rurais
Em cidades menores e áreas rurais do Canadá, os preços de aluguel tendem a ser mais acessíveis. Você pode encontrar apartamentos de um quarto por menos de 1.000 dólares canadenses por mês em algumas dessas regiões.
Quebec
A província de Quebec, em particular a cidade de Montreal, é conhecida por ter custos de aluguel mais baixos em comparação com as cidades que já mencionamos.
O aluguel de um apartamento de um quarto custa entre 800 e 1.500 dólares canadenses por mês, dependendo da localização e das características do imóvel.
Leitura recomendada: Confira qual o custo de vida na Austrália e planeje sua viagem ou mudança.
Saúde no Canadá: custo e qualidade do sistema de saúde
Medicare é o nome do sistema de saúde do Canadá – um sistema de saúde universal financiado pelo governo.
Financiado principalmente via impostos, o sistema de saúde canadense funciona tanto a nível federal quanto provincial/territorial. Os governos provinciais e territoriais têm a responsabilidade de administrar e fornecer serviços de saúde aos residentes de suas jurisdições, e o governo federal contribui com financiamento adicional.
Todos os residentes permanentes do Canadá têm acesso ao sistema de saúde, independentemente de sua condição financeira. Isso significa que os serviços de saúde básicos, como consultas médicas, cirurgias, exames médicos e hospitalização, são cobertos para todos.
Para facilitar, cada residente do Canadá recebe um cartão de saúde que serve como comprovante de elegibilidade para o sistema de saúde. Você precisa apresentar esse cartão ao receber atendimento médico.
Custos indiretos, como medicamentos, serviços odontológicos e oftalmológicos, não são cobertos pelo Medicare. Para tanto, é comum adquirir seguros de saúde privados ou planos de benefícios por meio de seus empregadores para cobrir essas despesas adicionais.
Imigrantes têm acesso ao Medicare?
Sim, mas não é automático. Os imigrantes que se tornam residentes permanentes do Canadá podem se beneficiar do Medicare após um período de espera.
A maioria das províncias canadenses exige que os imigrantes recém-chegados esperem cerca de três meses a partir da data de chegada ao Canadá antes de se tornarem elegíveis para o Medicare.
Durante esse período de espera, dá para adquirir seguro de saúde privado para cobrir necessidades médicas. Por isso, considere essa despesa extra.
Custo de vida no Canadá: gastos cotidianos com alimentação, transporte e lazer
Fora aluguel e gastos médicos iniciais, o custo de vida no Canadá também deve incluir alimentação, lazer, transporte e outros. Claro que isso varia muito de cada um, mas dá pra levar em conta:
- Com transporte, seus custos devem variar de acordo com a cidade e o uso de transporte público. O passe mensal para transporte público em cidades como Toronto ou Vancouver pode variar de 100 a 150 dólares canadenses.
- A alimentação também depende do quanto você prefere cozinhar ou comer fora. Uma refeição em um restaurante simples varia entre 15 a 30 dólares canadenses. As gorjetas não estão incluídas e ficam em torno de 15 a 20% do valor.
- O lazer sempre vai variar. Considere gastos com academia, cerca de 20 dólares canadenses por mês — se você não abre mão. Idas ao cinema ficam por 15 a 20 dólares. E uma boa notícia: o Canadá tem muitas áreas verdes, que facilitam passeios mais em conta.
- Seguro residencial também é um custo e vai variar de acordo com a região e o tamanho da residência.
Considerando o salário mínimo, o custo de vida no Canadá é bem favorável, mesmo que ainda existam outros gastos, como planos de celular, internet, gás, água e eletricidade.
Por isso, é importante colocar tudo na ponta do lápis antes da decisão final, até porque a região que você escolher viver no Canadá conta muito.
Ah, e se você está na dúvida na hora de converter, saiba que, atualmente, o dólar canandense vale cerca de R$ 3,60.
Quer mais dicas? Leia nosso post sobre como morar no Canadá.