Nomad A Nomad é a solução que você precisa para ter uma vida financeira global. Buscamos facilitar a vida daqueles que querem ser globais, sem burocracia, e de qualquer lugar do mundo.

Compras no exterior: comércio cross border e dólar comercial

Duas mulheres segurando sacolas ao fazerem suas compras no exterior

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, e no mundo, a possibilidade de viajar já voltou a fazer parte da vida de muitos brasileiros. Isso significa também a chance de retomar as compras no exterior. Por isso, vale a pena garantir a compra do dólar comercial – afinal, é a moeda mais em conta para consumir no exterior. 

De acordo com o levantamento do Borderless Commerce Report 2021, a busca por boas ofertas de compras do exterior continuou em alta: em 2021, 57% dos brasileiros disseram comprar online em sites estrangeiros

Além do atrativo dos preços competitivos e maior diversidade de produtos, fazer compras fora do Brasil está mais fácil e seguras, muito por conta dos avanços tecnológicos dos bancos digitais globais, como a Nomad, que possibilita que as compras sejam feitas em dólar comercial, cotação mais econômica em relação ao dólar turismo. 

O boom das compras online

O interesse do brasileiro por compras online registrou uma alta significativa na pandemia. Segundo a pesquisa Covid-19 Barometer, realizada pela consultoria Kantar com mais de 11 mil pessoas de 21 países da América Latina, o Brasil é o país que registrou o maior aumento de compras online nesse período: 30%.

Melhores preços e diversidade de produtos em compras no exterior

Quando consideramos apenas compras internacionais, os números também impressionam: 38% dos brasileiros disseram estar mais dispostos a comprar de fora para aproveitar os melhores preços, segundo o levantamento do Borderless Commerce Report. 

É o segundo maior aumento entre os 13 mercados pesquisados, atrás somente do México.

As motivações citadas pelos entrevistados para optar pelas compras no exterior são:

  • os melhores preços no mercado internacional (62%) 
  • a possibilidade de encontrar produtos novos (32%) 
  • acesso a itens que não são encontrados facilmente no Brasil (29%).

Aqui vale o destaque para as transformações no chamado e-commerce cross border, que aproveitou o boom das compras online para oferecer opções adequadas aos hábitos do brasileiro, como frete grátis e a opção de devolver uma compra sem cobranças extras. 

A possibilidade de uso do dólar comercial também é um grande atrativo para as compras online, já que a cotação é mais barata do que o dólar turismo, garantindo compras mais vantajosas. 

Para uma pessoa física fazer compras com a cotação do dólar comercial, basta ter uma conta em um banco digital global, como a Nomad.  

Cartão de débito vs. cartão de crédito

Existem algumas boas práticas na hora de fazer compras no exterior. Uma delas é saber que ao utilizar um cartão de crédito, terá que arcar com um IOF alto, de 6,38%. Além disso, a maioria das instituições financeiras cobram um spread de 5% ou mais, que encarece ainda mais as compras. 

Contudo, é muito simples economizar nessas taxas. Basta ter uma conta em dólar e cartão de débito da Nomad. Além de usufruir da cotação do dólar comercial, você também dá adeus ao spread abusivo e ao IOF de 6,38%.

Na Nomad,  o IOF é de 1,1%, com spread de até 2%. Assim, sua compra fica muito mais econômica e prática. 

Para utilizar o nosso cartão de débito em lojas físicas, basta vinculá-lo ao seu smartphone (Apple, Google e Samsung). Você também consegue comprar online em lojas como Apple, Amazon e eBay.

Otimizando compras no exterior com Amazon internacional

Um bom exemplo de como o e-commerce cross border tem atuado para facilitar as compras foi a ideia da Amazon de criar uma um site para brasileiros voltado apenas para compras internacionais. 

A nova modalidade possibilita compras de fora com entrega no Brasil com prazo de entrega 40% mais rápido em comparação com as outras formas de envio internacional praticadas anteriormente pela própria varejista. 

Compras com mais conforto e segurança

Com restrições de voos diretos do Brasil em vários países, outra tendência que tem facilitado as compras dos brasileiros no exterior são os serviços dos personal shoppers. Para quem costuma viajar com frequência para comprar fora, a opção acaba sendo mais confortável e segura.

Neste caso, existem dois formatos no mercado: o de redirecionamento e o de compras pessoais. No primeiro, o consumidor faz a compra online com o endereço da consultora no exterior. A profissional, então, recebe a encomenda e envia ao Brasil, com custo do frete e taxa sobre o serviço. 

No segundo formato, a consultora administra grupos no WhatsApp ou Telegram, agenda visitas até as lojas selecionadas pelos clientes e busca os produtos desejados, com direito a live ou videochamada.

O processo de compra com personal shoppers é facilitado para quem tem uma conta global digital, como a Nomad, que permite transferências em dólar comercial, mais barato que o turismo, para a consultora nos Estados Unidos. 

Além disso, as taxas cobradas nessa operação são muito mais baratas em relação a outros bancos. Conforme citamos, quem tem uma conta em dólar na Nomad arca com um spread de até 2%, metade do que é cobrado em outras instituições, e um IOF de apenas 1,1%.

Com tantas novidades e adaptações positivas, fazer compras no exterior está cada vez mais simples, acessível e vantajoso.

Nomad
Nomad A Nomad é a solução que você precisa para ter uma vida financeira global. Buscamos facilitar a vida daqueles que querem ser globais, sem burocracia, e de qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *