Assistente de Produção de Eventos”, “Executivo(a) de Contas”, “Desenvolvedor(a) Unity”, “Assistente Administrativo”, “Analista de Redes Sociais”, “Artista 3D”.
O que esses cargos têm em comum? Todos são títulos de vagas divulgadas em 2022 por empresas do mercado de games no Brasil.
O sucesso de um jogo é um trabalho regido por várias mãos, o que torna esse mercado muito mais plural do que pode parecer.
Mas, em uma indústria que faz parte do sonho de tantas pessoas, como conseguir um emprego?
Neste artigo, feito em parceria com a Hitmarker Brasil, iremos falar sobre a quest de buscar uma vaga para trabalhar nesse mercado, seja em empresas nacionais ou internacionais, e tirar as principais dúvidas sobre o assunto.
Entendendo a Quest
O mercado de games por vezes pode parecer inatingível. Mas, com as ferramentas corretas, é possível conseguir uma oportunidade.
Para isso, é necessário entender o que você procura na hora de ir atrás de uma vaga.
O objetivo
Você já sabe que existem diversas possibilidades dentro dessa indústria. Então, falar que “quer trabalhar com jogos”, apesar de ser um passo importante, não traz um objetivo claro.
O ponto é: No que você quer trabalhar nesta indústria?
Há alguns caminhos que podem ser pontos de partida para responder essa pergunta:
- Para quem está iniciando sua carreira profissional: Que tipo de carreira profissional brilha meu olho?
- Para quem já tem experiência e gosta do que faz: O que eu já faço e que eu gostaria de aplicar nesse mercado?
- Para quem já tem experiência e não gosta do que faz: No que eu realmente gostaria de trabalhar? Quais habilidades que já possuo podem me ajudar a alcançar esse tipo de trabalho?
Pesquise, explore as possibilidades, entenda as áreas e funções que existem antes de responder. Então, a partir dessas respostas, você terá um objetivo claro e começará a entender como chegar nele.
A build
Vamos supor que você tem grande interesse pela área de ilustração. Ótimo, mas quais habilidades e competências você precisa para conseguir uma vaga?
Observe que não é só sobre senioridade, mas do que efetivamente essas oportunidades pedem.
Para responder essa pergunta, nossa recomendação é que analise as descrições das vagas que existem no mercado. Há algumas formas de explorá-las:
1) Área de carreiras/vagas de empresas que você já admira;
2) LinkedIn e Indeed, pois geralmente estão conectados com as plataformas de recrutamento que algumas empresas da área de games utilizam;
3) Hitmarker Brasil e Hitmarker, que além de possuírem feeds de vagas focadas nos games, oferecem filtros e categorias especificamente para essa indústria.
Dentro dessas descrições, procure identificar quais requisitos você já cumpre e aqueles que você ainda não desenvolveu.
Algumas conclusões podem ser tiradas a partir daqui:
- Se essa é uma área que de fato te interessa na prática;
- Em que nível de experiência você pode estar (iniciante, júnior, pleno ou sênior);
- Em quais habilidades e competências você pode investir para ter mais chances de conseguir um emprego que deseja.
Os itens
Além das habilidades, a sua apresentação também conta bastante na hora de conseguir uma vaga, principalmente em um mercado como o de games.
Na mesma pesquisa por vagas, procure entender como se aplicar para a maioria das oportunidades da sua área e anote que tipo de material você deve preparar.
O básico é sempre pedirem um currículo. Mas e, por exemplo, as vagas que também pedem por um portfólio, como é no caso de vagas de ilustração?
Ter uma base do que você precisará apresentar na hora de se candidatar pode ajudar muito no processo de busca por vagas, já que começar esses materiais do zero podem te consumir muito tempo e energia – o que, no final das contas, pode acabar te deixando sem a vaga por ter demorado demais a enviar a aplicação.
Aqui estão algumas dicas básicas para direcionar a preparação desses documentos:
1) Currículo
O papel do currículo é entregar de forma rápida e fácil razões para uma pessoa recrutadora querer te conhecer melhor para aquela vaga. Torne-o prático e confortável de ler, invista tempo em mostrar suas melhores qualidades através dele.
A indústria de games pode ser bastante concorrida, então quanto mais rápido você mostra que tem potencial para aquela vaga, mais pode cativar o olhar de quem está avaliando.
2) Portfólio
Se precisar dessa ferramenta ao se candidatar, invista em construir seu portfólio com propósito. Responda perguntas óbvias. Por exemplo: pouco adianta mostrar um portfólio cheio de animações 3D que você estudou em um curso se você quer se candidatar a uma vaga de ilustração 2D. Utilize do seu objetivo (e o da vaga que irá se aplicar) para mostrar os seus melhores trabalhos para aquela ocasião.
Novamente, torne fácil e clara a experiência de quem irá olhá-lo, e poderá ganhar alguns pontos por isso.
Se você não tiver material suficiente ainda, uma boa alternativa é participar de Game Jams, eventos que tem como funcionalidade montar equipes que criem jogos em um curto período de tempo. Assim, você desenvolve habilidades de trabalho em equipe e ainda tem a chance de melhorar seu portfólio.
3) LinkedIn
A rede social que divide opiniões, mas uma coisa não se pode negar: ela pode abrir muitas possibilidades profissionais.
Você pode desempenhar um trabalho incrível, mas ele só é visto se puderem te conhecer.
Utilize o LinkedIn como uma ferramenta para que possam te encontrar facilmente. Procure entender o seu funcionamento, utilize sabiamente palavras-chaves na construção do seu perfil e mantenha-o atualizado.
4) BÔNUS: Plataformas relacionadas ao seu trabalho
Existem diversos sites amplamente utilizados por profissionais do meio que podem facilitar a jornada de se mostrar para oportunidades do mercado de trabalho. Alguns exemplos são: ArtStation ou Behance para artistas e/ou designers; Medium, para quem trabalha com escrita; GitHub para pessoas desenvolvedoras.
Assim como o LinkedIn, conheça-os e explore o potencial que essas redes podem te proporcionar. Ter seu trabalho exposto e interagir com outras pessoas da sua área auxilia e muito quem quer conhecer mais do seu lado profissional.
–
Essas são dicas iniciais, ainda fica nosso incentivo para se aprofundar nesses pontos.
Temos muito mais convicção de consumir algo quando a propaganda é boa. Faça o mesmo com você!
Fazendo a Quest
Tudo preparado, hora de enfrentar o desafio.
Buscar por vagas não é exatamente a tarefa mais divertida, então gasta-se energia. Saber como usá-la de forma assertiva pode ajudar e muito nesse caminho.
O mapa
Lembra-se de quando demos algumas opções de onde buscar vagas? Esse é o momento de tornar a busca mais eficiente.
Um jeito de fazer isso? Filtrando suas buscas e configurando alertas.
Plataformas como o LinkedIn e Indeed oferecem filtros como ordem de publicação, empresa, categoria e nível de experiência, o que ajuda a economizar o seu tempo na hora de encontrar oportunidades.
Para centralizar ainda mais a busca de acordo com a indústria, recomendamos que explore esses filtros sempre em conjunto com palavras-chave como “games”, “jogos” e “gaming”.
Os mesmos recursos podem também ser encontrados nas plataformas brasileira e global da Hitmarker, que ainda traz os benefícios de já trazer vagas obrigatoriamente focadas no mercado em questão e com ainda menos ruídos – ou seja, menos oportunidades que não sejam coerentes com o que se busca – durante o processo.
Ótimo, só que clicar em todos os filtros toda vez que for procurar por vagas, seja onde estiver buscando, pode ser cansativo. Por isso, na hora que encontrar uma busca compatível com o que quer, faça também com que as novas vagas que surgirem venham até você: configure alertas por e-mail, outra funcionalidade que todas as plataformas citadas possuem.
As tarefas
Além do trabalho quase “braçal” de se buscar vagas, outras são necessárias para que o objetivo seja cumprido. Aqui as tarefas não serão tão diferentes de outros mercados, mas são vitais para te aproximar da oportunidade que busca:
- Estude as empresas antes de se aplicar às vagas;
- Certifique-se de mostrar de alguma forma que a sua aplicação não é genérica, mas direcionada àquela empresa – seja citando o nome dela ou realizando outras adaptações de currículo e/ou portfólio que sejam pertinentes;
- Novamente, mantenha o seu LinkedIn e demais redes profissionais atualizados – inclusive, procure ter atividade sempre que possível, seja curtindo, comentando e/ou criando novos conteúdos;
- Conecte-se de forma genuína com pessoas da indústria, principalmente aquelas envolvidas com recrutamento. Demonstrar interesse e manter relações pode auxiliar outras pessoas a ter você em mente quando surgir uma oportunidade, além de aumentar as chances de uma vaga aparecer no seu feed.
- LinkedIn é uma ótima forma de fazer isso, mas boa parte da indústria de games também pode ser encontrada no Twitter e nas Game Jams!
Essas ações, de forma resumida, podem ser definidas como: venda seu peixe. Mostre-se como alguém que seja agradável e que vale a pena de se trabalhar junto.
O objetivo é: quando pedirem indicação para um conhecido, você seria uma pessoa que lembrariam com um “tem uma pessoa que me conectei há algum tempo, parecia desempenhar um trabalho interessante”.
Aumente suas chances: O inglês e oportunidades internacionais
Comunicar-se em inglês não só otimiza as probabilidades de conseguir uma oportunidade nacional (em uma empresa com clientes internacionais, por exemplo), como pode auxiliar em conseguir vagas remotas ou, a depender do nível de experiência, até conseguir uma realocação para outro país.
Ou seja, não só há mais chances de conseguir uma oportunidade pela maior oferta que você terá acesso, mas há maior probabilidade de conquistar melhor remuneração, por ser em outra moeda e/ou em um cenário com ainda maior qualidade de vida.
Por isso, se você ainda não tem contato próximo com esse idioma e tiver a oportunidade de estreitar esses laços, trazemos o incentivo de que estudá-lo é um excelente caminho para ajudar a conseguir um emprego na indústria de jogos. E, se você já possui proficiência em inglês, nosso conselho é que expanda suas buscas para além do país – às vezes uma boa oportunidade já está esperando por você, só ainda não foi encontrada.