Portugal é um dos principais destinos de viagem dos brasileiros. E também é uma das escolhas favoritas para morar, estudar ou trabalhar fora do Brasil. Seja pela língua semelhante ou pela cultura, a “terrinha” é a opção de muitos viajantes.
Se você está planejando uma viagem para terras lusitanas e ainda não sabe como tirar visto para Portugal, fique tranquilo! Nosso passo a passo completo tem todas as dicas para facilitar a sua vida na hora de solicitar a permanência no país. Confira!
Quais são os tipos de visto para Portugal?
Antes de mais nada, é sempre bom saber que, se você pretende viajar para Portugal como turista, não precisa tirar visto. Isso porque os brasileiros podem permanecer no país por até 90 dias sem a necessidade de documentação específica.
Mas se você está planejando ficar mais tempo ou até mesmo se mudar para Portugal, é preciso solicitar um visto de autorização para permanência no país.
Os tipos de visto para Portugal variam de acordo com o seu objetivo em terras lusitanas e do tempo que você vai permanecer no país europeu.
Existem vistos para estudantes (de curta ou longa duração), para trabalho, para aposentadoria, para pessoas que têm rendimentos próprios, para quem deseja investir em Portugal, para nômades digitais e para quem está à procura de trabalho.
O visto de estadia temporária é destinado às pessoas que vão permanecer em Portugal por até um ano. Ele pode ser solicitado por quem vai fazer algum trabalho sazonal, realizar cursos ou acompanhar algum familiar por determinado período, por exemplo.
Já o visto de residência é o indicado para quem vai ficar por mais de um ano ou pretende trabalhar no país por mais de nove meses. Ele pode ser solicitado por quem vai estudar ou trabalhar com contrato pré-estabelecido, por exemplo.
Leitura recomendada: O que fazer em Lisboa? Conheça as melhores atrações da capital protugesa.
Documentos necessários para solicitar um visto para Portugal
Dependendo do tipo de visto que você vai solicitar, é preciso apresentar uma série de documentos para que a sua entrada e permanência em Portugal sejam autorizadas.
Primeiramente, você precisa estar com o seu passaporte em dia e atualizado. E também com a documentação específica para a atividade que você pretende realizar.
Ou seja, se você for para estudar, precisa da carta de aceite da escola ou universidade. Se for para trabalhar, é necessária a recomendação da empresa. Se for para investir, você precisa dos comprovantes da sua aplicação. E assim por diante.
Além desses documentos específicos, você também precisa separar alguns papéis para apresentar na hora de solicitar o visto. Geralmente, independentemente do tipo de visto para Portugal, a lista inclui:
- Formulário de pedido de visto
- Duas fotos 3×4 recentes
- Cópia do passaporte
- Comprovante de seguro de viagem ou BP4
- Certidão de antecedentes criminais emitida pela Polícia Federal
- Autorização para consulta do Registro Criminal Português pelo SEF
- Comprovante de renda
- Comprovante de moradia em Portugal pelo tempo da viagem
Como tirar visto para Portugal: passo a passo
Agora você deve estar se perguntando: mas como tirar visto para Portugal? Separamos um passo a passo completo para que você não se perca em meio à burocracia e consiga a sua autorização da maneira mais rápida possível. Veja só!
- O primeiro passo é acessar o site da VSF Global, a parceira oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal
- Depois, você precisa ler as instruções do processo de pedido de visto e se atentar a todos os detalhes solicitados pela empresa
- Na sequência, é hora de escolher o tipo de visto que você pretende solicitar e conferir com atenção a documentação exigida
- Aí é hora de juntar todos os documentos necessários, incluindo originais e cópias, e anexar ao pedido
- E também é preciso preencher e assinar o Formulário de Pedido de Visto referente ao seu tipo de visto
- Depois, é necessário fazer o pagamento das taxas relativas ao seu pedido
- E, por fim, entregar toda a documentação e o comprovante do pagamento das taxas no escritório da VFS que atende a sua região, presencialmente e com horário agendado (o site traz os contatos dos escritórios em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília, em Nova Lima e Salvador)
Cerca de 15 dias após o envio da documentação, você receberá um e-mail com as informações para acompanhar o andamento do seu pedido. O prazo médio do processo é de 60 dias depois do envio de todos os documentos corretamente.
Leia mais: Como pedir reembolso de passagens na TAP? Passo a passo
Como tirar visto de trabalho para Portugal
Agora, se a sua dúvida é sobre como tirar visto de trabalho para Portugal, saiba que o processo é semelhante aos demais e também é feito pelo site da VFS Global.
Nesse caso, é preciso reunir a documentação, selecionar o tipo de visto de trabalho e encaminhar o pedido, além de fazer o pagamento da taxa correspondente. A saber: o pedido de visto de trabalho em Portugal custa atualmente R$ 661,38.
Leitura recomendada: Roteiro de viagem para Portugual
Dicas para facilitar a aprovação do seu visto para Portugal
Conforme explicamos, o pedido de visto para Portugal precisa ser feito com atenção, uma vez que requer o envio de vários documentos importantes. Nessa hora, vale a pena montar um checklist com o passo a passo que apresentamos.
Mas se você ainda tiver dúvidas sobre como tirar visto para Portugal, lembre-se de alguns pontos cruciais para facilitar a aprovação do seu visto, como:
- Escolher o tipo de visto que se encaixa ao seu perfil de viagem
- Preencher todo o formulário de solicitação de visto corretamente
- Separar e organizar os documentos necessários com atenção
- Acompanhar o andamento do seu pedido pelo site
- Se preparar para a entrevista no consulado
Viu só como a organização e o planejamento podem ser grandes aliados na hora de solicitar o seu visto para Portugal? Agora que você já sabe quais são os tipos de visto disponíveis, quais os documentos necessários e como tirar visto para Portugal, é só fazer as malas e aproveitar as terras lusitanas!