Eduardo Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.

Como ser influenciador digital? Dicas para começar a monetizar seus posts

como ser digital influencer

O marketing de influência tem se tornado um dos maiores investimentos das empresas nos últimos anos. Isso porque o poder dos influenciadores digitais em impactar na decisão de compra do público tem surtido bons resultados para o mercado e possibilidades de negócios para produtores de conteúdo.

Diante desse cenário, é cada vez mais comum as pessoas buscarem opções para alavancar as redes sociais e fechar parcerias com marcas e empresas e, com isso, monetizar as publicações. Por isso, se você quer saber como ser influencer digital, está no lugar certo! Veja nossas dicas e profissionalize as suas plataformas!

O que é influenciador digital?

Influencer digital é uma das profissões mais modernas e badaladas do momento. São milhares de pessoas que conseguem influenciar os seguidores, a partir da publicação de conteúdos nas redes sociais, a comprarem produtos e serviços.

Basicamente, os influenciadores são formadores de opinião digital, que utilizam a visibilidade das redes para fechar parcerias com marcas e empresas e fazer postagens pagas sobre assuntos diversos.

Os influenciadores digitais são as novas celebridades do momento, tendo relevância na internet e, também, fora dela. A partir de perfis nas redes sociais eles inspiram tendências, criam hábitos, compartilham a vida pessoal e os comportamentos.

Como consequência, eles conseguem monetizar as postagens a partir de parcerias com marcas nacionais e internacionais, dos mais diversos segmentos, e atuam como empreendedores digitais por meio da aplicação do marketing de influência.

Como ser uma influencer iniciante?

Diante de um cenário cada vez mais enriquecedor, uma das grandes questões é sobre como ser uma digital influencer. E já adiantamos que algumas dicas podem ser seguidas para aumentar a audiência das suas redes e ganhar dinheiro com elas.

Separamos abaixo alguns pontos de melhoria para aumentar os seguidores em plataformas como Instagram, Facebook, e TikTok e, com isso, se tornar uma digital influencer de sucesso. Confira!

Observe as redes sociais

Hoje em dia, quase todo mundo tem um perfil nas redes sociais. Mas para se destacar no meio da multidão você precisa analisar a sua página, ver o que é atrativo para os seguidores e o que pode ser melhorado para aumentar a audiência.

Nesse sentido, vale a pena observar as postagens de perfis de sucesso, com milhões de seguidores, e ver como os influenciadores digitais se comunicam com os usuários e quais os padrões seguidos por eles para alavancar o engajamento.

No mundo digital, as pessoas se inspiram umas nas outras e aprimoram seus próprios conteúdos para cativar o público – e esse pode ser um passo crucial para você seguir e se tornar uma influencer iniciante!

Escolha o seu nicho

Um dos principais pontos para começar uma carreira de influencer digital é escolher com cautela o seu nicho de atuação. Ele é fundamental para definir o seu sucesso e garantir o seu diferencial em meio aos concorrentes. 

Por isso, estude os seus pontos fortes, foque nos assuntos que você gosta ou que têm mais facilidade, e invista em conteúdos autênticos e exclusivos para as redes.

Pense no estilo das postagens

Além de escolher o nicho de atuação, também é importante pensar no estilo das postagens para ser uma influencer digital de sucesso. Assim, você precisa definir o seu estilo e praticar o que estiver definido com periodicidade.

Isso porque pensar em como você vai se comunicar com o público e definir uma linguagem padrão é fundamental para a criação da sua própria identidade diante da infinidade de perfis presentes nas redes sociais hoje em dia.

Interaja com os seguidores

Depois de definido o nicho e o estilo das postagens, é importante que você sempre interaja com os seguidores para aumentar a audiência e gerar engajamento. Assim, o algoritmo das plataformas vai começar a entregar melhor as suas postagens.

Os digital influencers de sucesso sabem que, mais do que atrair seguidores, é preciso se manter conectado com eles. Por isso, dedique um tempo para interagir, responder mensagens, gravar stories, e melhorar a sua comunicação com o público.

Utilize ferramentas de marketing

Por fim, para profissionalizar o seu perfil e ser uma digital influencer, você precisa ter autoridade e conhecimento sobre a sua área de atuação. Nesse sentido, algumas ferramentas de marketing podem auxiliar no trabalho de divulgação.

Montar um mídia kit, organizar metas, criar um calendário de conteúdos e uma planilha de portagens e ter uma rotina disciplinada são pontos fundamentais para aumentar a sua credibilidade e conseguir fechar parcerias com marcas e empresas.

Quantos seguidores tem que ter para ser digital influencer?

No geral, não existe um número mínimo de seguidores para alguém ser considerado um digital influencer. Da mesma forma que ter muitos seguidores não é sinônimo de influência, ter um número menor não quer dizer que você não tenha visibilidade.

O que conta, na verdade, é a qualidade dos conteúdos postados, a relevância dos assuntos e do estilo das publicações, e a fidelidade da comunidade que segue o perfil. Assim, qualidade é mais importante que quantidade na hora de influenciar.

Por isso, a melhor forma de se tornar um influenciador digital iniciante é definindo bem o objetivo do perfil, fazendo publicações relevantes e atraindo uma audiência fiel – que não precisa, necessariamente, contar com milhões de pessoas.

Um estudo publicado em 2020, por exemplo, apontou que no Brasil existiam mais de nove milhões de influenciadores, apenas no Instagram, sendo que 99% deles tinham até 10.000 seguidores.

De toda forma, existem diferentes classificações para influenciadores digitais de acordo com o número de seguidores, começando com 1.000 pessoas:

  • Nanoinfluenciadores: 1.000 a 10.000 seguidores;
  • Microinfluenciadores: 10.000 a 100.000 seguidores;
  • Macroinfluenciadores: De 100.000 a 1 milhão de seguidores;
  • Megainfluenciadores: Com mais de 1 milhão de seguidores.

E para saber quanto ganha um influenciador digital, é preciso levar em conta a quantidade de seguidores, mas também outros fatores, como a relevância das postagens para o perfil da marca e o retorno do público perante as publicações.

Viu como ser um influenciador digital não é um bicho de sete cabeças? Seguindo as nossas dicas para começar a monetizar seus posts você vai se destacar no meio da multidão e entrar para o tão sonhado rol dos digital influencers de sucesso!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos e familiares e continue acompanhando nosso site para mais dicas sobre redes sociais e negócios.

Eduardo
Eduardo Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.