Com o aumento da globalização e as oportunidades de trabalho e de negócios em qualquer parte do mundo, muitos brasileiros passaram a prestar serviço e vender produtos em diferentes países. Nesse contexto, podem surgir dúvidas sobre como receber em moeda estrangeira.
Para ajudar, continue lendo nosso artigo e saiba como receber em dólar, quais as taxas cobradas pelas transações internacionais, as melhores plataformas online para receber do exterior e muito mais!
Como receber em dólar no Brasil?
O dólar é considerado uma moeda universal e, por isso, é muito provável que as empresas estrangeiras paguem por serviços ou produtos por meio dele. Assim, é possível receber em dólar estando no Brasil.
No geral, esse tipo de pagamento pode ser feito por meio de ordem de pagamento, casas de câmbio, serviços dos Correios, bancos tradicionais e plataformas digitais especializadas em transações internacionais – como é o caso da Husky!
Para escolher o melhor tipo de serviço, é importante avaliar os requisitos exigidos sobre como receber em dólar e as tarifas cobradas por cada instituição. Também vale a pena pesquisar o tempo para que o dinheiro caia na sua conta.
Essas informações são essenciais para você decidir qual a melhor maneira de receber em dólares no Brasil e, por isso, vamos te explicar melhor todas as opções.
Como trabalhar e receber em dólar no Brasil
Hoje em dia, a tecnologia permite que você trabalhe para empresas de diversas partes do mundo sem sair de casa. Neste contexto, é possível trabalhar e receber em dólar no Brasil, o que pode ser muito vantajoso!
Existem, basicamente, duas principais formas de receber o pagamento em dólar do exterior: por meio de fintechs de pagamentos, ou por uma conta bancária internacional.
As fintechs permitem pagamentos simplificados. Elas recebem o dinheiro na moeda estrangeira e enviam a quantia, convertida para o real, para a conta bancária que você cadastrou na plataforma.
Nesse processo, elas realizam a conversão do valor e cobram uma taxa de administração sobre a quantia. A Husky tem as transferências internacionais com as melhores taxas e sem burocracia, o que é uma ótima opção para o seu negócio.
Mas se você optar por receber em dólar por meio de uma conta bancária internacional, saiba que existem alguns bancos brasileiros tradicionais que aceitam transferência do exterior, como a Caixa, o Bradesco e o Santander, por exemplo.
Nesses casos, você deve analisar as tarifas cobradas pelas operações, que podem ser bem mais altas que as das fintechs.
De toda forma, o registro dos pagamentos estrangeiros pode ser feito das seguintes maneiras:
Contrato de prestação de serviço
Geralmente, os contratos para trabalhos no exterior não variam em comparação aos contratos nacionais. Os documentos devem conter detalhes sobre o prestador do serviço, a empresa contratante, os valores combinados, prazos e formas de pagamento, entre outros.
Fatura invoice
O invoice é um documento comum para registrar uma operação comercial internacional. Por isso, ele pode substituir um contrato de prestação de serviço. Nele, você informa o tipo de serviço realizado, valor cobrado e os dados do cliente.
Fatura comercial
A fatura comercial equivale à nota fiscal de uma operação realizada entre países diferentes. As informações contidas nela são as mesmas de um contrato de prestação de serviço. A diferença é que, se o pagamento for realizado em parcelas, a fatura comercial deve ser emitida ao final de cada vencimento.
Contrato de câmbio
O contrato de câmbio formaliza as condições das transferências entre duas moedas. Ele é um documento importante e garante a transparência dos valores.
Nota fiscal
A emissão da nota fiscal é obrigatória para operações realizadas dentro do Brasil, mesmo quando o serviço é feito fora do país. Assim, você precisa emitir a nota fiscal sobre o serviço prestado e informar sobre a legalidade do processo.
Como funciona receber em dólar no Brasil
Conforme explicamos, para receber em dólar no Brasil é necessário que o remetente realize uma remessa internacional a partir de alguma plataforma online, como a Husky, ou por meio dos bancos tradicionais.
Os bancos, geralmente, possuem um sistema mais burocrático e taxas pouco competitivas. Já as fintechs facilitam todo o processo e permitem que todas as transações sejam feitas de forma online.
Para receber a transferência você deve fornecer ao remetente as informações da sua conta bancária aqui no Brasil. Os dados podem variar de acordo com a instituição, mas geralmente englobam informações pessoais, número da agência, conta corrente e código Swift – que permite identificar a conta corretamente.
Como receber um pagamento em dólar?
As taxas e tarifas cobradas pelas instituições variam muito e, por isso, devem ser um dos principais pontos que você deve observar antes de receber do exterior.
Geralmente, todas as plataformas financeiras cobram uma taxa administrativa e o valor do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
A maioria das plataformas online também cobram um valor fixo na transação – que na Husky é de 1% com cupom – já incluindo o valor do IOF.
No caso das transferências pelos Correios, os valores das tarifas variam de acordo com o dinheiro recebido. Quanto maior a transferência, maior a taxa.
Já os bancos cobram uma taxa específica para cada instituição, mais o valor do IOF. Assim, você precisa conferir junto ao seu banco qual o total final das transações.
Por isso, consideramos que as plataformas online são as mais vantajosas e, assim, separamos um passo a passo sobre como receber um pagamento em dólar em algumas das mais populares do mercado.
Como receber em dólar na Husky
Para receber em dólar na Husky você precisa criar sua conta no site, informar seus dados pessoais e a sua conta bancária para depósito. Você também pode utilizar um invoice para registrar a operação.
Assim que o dinheiro do exterior cair na sua conta, você recebe um e-mail e pode solicitar o saque. O prazo é, em média, de um dia útil para isso. E com o cupom da Husky você paga 1% de taxa a cada transferência, que já inclui o valor do IOF.
Assim, podemos afirmar que as transferências internacionais na Husky são as melhores maneiras de receber em dólar no Brasil. Isso por causa da praticidade, velocidade, segurança das transações, valor das tarifas e confiabilidade.
Como receber em dólar no PayPal
Para receber em dólar no PayPal você precisa ter um cadastro na plataforma e informar os dados do pagamento. O valor pode ser creditado na sua carteira digital pelo débito, crédito, ou saldo no PayPal.
No site é possível acompanhar quais as taxas e tarifas cobradas para cada país destinatário do dinheiro. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, as transações comerciais são feitas com tarifa de 6,40%, mais uma tarifa fixa de 0,30 dólares.
Como receber em dólar na Remessa Online
Para receber em dólar na Remessa Online você precisa acessar sua conta na plataforma, compartilhar os dados do pagamento com o remetente e aguardar a transferência de valores. O prazo para recebimento é de até dois dias úteis.
Na hora de resgatar o dinheiro, basta informar os dados bancários da sua conta no Brasil. O resgate pode ser feito quando você quiser e nesse momento é fechado o câmbio da cotação do dólar, de acordo com a moeda no momento.
Então, o que achou do nosso conteúdo? Esperamos que, com nosso artigo, você tenha tido uma ideia mais abrangente sobre como receber em dólar e possa escolher a Husky como a sua plataforma para transações internacionais!