Todo mundo sabe que produzir conteúdos em vídeo pode ser um ótimo negócio. Se você tem um canal ativo, com postagens frequentes, ele pode crescer e se qualificar para ser monetizado. Mas afinal, você sabe como monetizar no youtube?
No artigo vamos explicar as diversas formas de monetização do YouTube, bem como os requisitos necessários para se qualificar e ter uma boa renda com os seus vídeos. Continue a leitura e saiba mais!
Como funciona a monetização do Youtube?
O pagamento da plataforma para os youtubers é feito através do Google AdSense. É necessário acumular USD 100, ter pelo menos 4 mil horas de exibições públicas nos últimos 12 meses e no mínimo mil inscritos no canal.
Existem várias maneiras de monetização de um canal. São elas:
Publicidade
É uma das maneiras mais rentáveis e populares de se ganhar dinheiro com os vídeos. São aquelas propagandas exibidas na página que entram no vídeo, seja antes, durante ou depois da exibição.
Clube dos canais
Para você ser remunerado desta forma, os seguidores se inscrevem no canal e pagam um valor extra, uma espécie de mensalidade, para ter benefícios exclusivos. É possível criar vários planos de assinatura, com diferentes níveis de benefícios exclusivos.
Produtos
Se você tem uma empresa e deseja vender produtos aos seguidores, esta pode ser uma opção muito rentável.
Ao se tornar parceiro do YouTube, é possível linkar para uma estante de compras, ou seja, a página onde estão os produtos e será feita a compra. É uma excelente forma de divulgação!
Super Chat e Super Stickers
Nas transmissões ao vivo, é possível interagir com os seguidores. Nesta modalidade de remuneração, as pessoas pagam para ter as suas mensagens enviadas em destaque.
São necessárias algumas regras pré-definidas para estas exibições, e o tempo que a mensagem ficará exposta depende do valor investido pela pessoa.
YouTube Premium
A cada seguidor que assina o YouTube Premium e assiste um vídeo, a pessoa dona do canal recebe uma parte do valor da assinatura. Conquistar este público pode ser uma boa estratégia para aumentar a monetização, considerando que o montante pago é definido a partir do volume de conteúdos que este assinante premium assistiu.
YouTube Shorts
O foco desta iniciativa são vídeos curtos e originais. Através de um fundo criado pelo YouTube para incentivar este tipo de vídeo, são distribuídos U$D 100 milhões para os criadores de conteúdos. O valor pago varia de acordo com o desempenho destes vídeos curtos.
Quanto eu ganho por cada mil visualizações?
O YouTube trabalha com duas métricas de monetização: a RPM (receita total por mil visualizações e o CPM (custo por mil impressões). A RPM leva em consideração todas as visualizações do canal, incluindo aquelas que não geraram receita. Tem como base várias fontes, como por exemplo:
- Super Chat
- Anúncios
- Clube dos canais
- YouTube Premium
- Super Stickers
Já o CPM representa qual o valor em dinheiro que os anunciantes estão pagando para a exibição dos seus anúncios no YouTube. Pode ser calculado sempre que ele é exibido, ou então baseado em exibição, ou seja, o valor que o anunciante paga por mil exibições do vídeo que está rodando o anúncio.
Mil visualizações é o pontapé inicial. Quanto mais vídeos e mais visualizações, mais o canal cresce e maiores são as remunerações. Os valores variam bastante pois dependem de vários fatores, mas geralmente mil visualizações retorna algo entre US$ 0,60 e US$ 5.
Como monetizar o canal do Youtube?
Confira o passo a passo de como monetizar seu canal do Youtube:
- Abra o site e clique em seu perfil;
- Vá ao painel de criador do YouTube Studio;
- Acesse a aba “Monetização”;
- Clique em “Enviar solicitação de análise”;
- Pronto! Agora é só aguardar o resultado.
Algumas regras são essenciais para começar a monetizar o YouTube. São elas:
- Ter mil inscritos
- Somar mil horas de exibição dos vídeos do canal, no modo público
- Ativar a autenticação de dois fatores
- Não ter ativado nenhum aviso de quebra de diretrizes da comunidade
Então, se você acredita que os seus conteúdos são bons e já está na hora de monetizar o Youtube, o primeiro passo é solicitar a monetização para análise.
Quando o pagamento do YouTube é feito?
Chegou a hora da melhor parte, o pagamento! Entre os dias 07 e 12 os valores a pagar são registrados pela plataforma. Após essa etapa, entre os dias 21 e 26 do próximo mês o pagamento é efetuado.
Vamos dar um exemplo prático. Você acumulou ao longo do mês de maio USD 800 (lembrando que o mínimo são USD 100). Entre os dias 07 e 12 de junho, este valor é fechado e registrado para pagamento. Em seguida, entre os dias 21 e 26 de junho, o pagamento é efetuado via AdSense. Bem simples!
Agora que você já sabe como monetizar o YouTube, coloque a criatividade para trabalhar e mãos à obra! Foque na qualidade dos conteúdos, crie uma boa capa para seu canal, tenha um bom planejamento e mantenha uma frequência de postagens.