Em dezembro de 2021, o governo federal sancionou a lei cambial que criou novas regras para o mercado de câmbio brasileiro. Desde então, os brasileiros viram mudanças sobre como levar dinheiro em viagem internacional. A regra anterior definia um limite de dez mil reais em dinheiro. Após a sanção da nova lei cambial, o valor limite passou para dez mil dólares!
Essa mudança é aplicada apenas para o transporte de dinheiro físico nos voos internacionais, uma vez que não há limite algum para o dinheiro nas contas dos passageiros. Se você está se perguntando como levar dinheiro em viagem, saiba que existem alternativas mais vantajosas do que o dinheiro em espécie.
Como levar dinheiro em viagem internacional
Independente se você procura saber como levar dinheiro para a Europa ou para os EUA, a regra para o transporte de dinheiro físico é a mesma para qualquer destino no mundo.
Passageiros que excedam o limite determinado (dez mil dólares) terão que declarar o valor na Receita Federal antes do embarque.
No entanto, carregar quantias tão altas não é a alternativa mais segura quando se trata de levar dinheiro para o exterior. Os cartões e a carteira digital são muito mais seguros nesse sentido, mas com diferenças entre eles. Confira a seguir como levar dinheiro em viagens internacionais com segurança.
Cartão de crédito
Quem opta por levar dinheiro em espécie para o exterior, mesmo com o risco, geralmente faz isso para se isentar do IOF abusivo de 6,38% cobrado sobre as compras feitas no cartão de crédito. Nesse caso, pode ser mais vantajoso levar dinheiro físico, pois o IOF nesse caso é de apenas 1,1%.
Para quem se pergunta como levar dinheiro em viagem internacional, saiba que você não precisa escolher entre a segurança e a economia. Você pode ter os dois em uma única alternativa: o cartão de débito internacional da Nomad!
Leitura extra: Como comprar com cartão americano estando no Brasil?
Cartão de débito em dólar é mais seguro e vantajoso
Se você vai levar dinheiro em viagem, o cartão de débito em dólar é a opção que alia a segurança com a economia financeira. Com o cartão da Nomad, as taxas são bem mais baixas:
- IOF de 1,1%
- taxa operacional de até 2%.
Ao levar dinheiro para o exterior com o cartão Nomad, você pode optar pelo cartão físico, virtual ou os dois! A Nomad oferece as duas versões para que você decida o que for mais conveniente e simples para a sua viagem.
O cartão de débito virtual pode ser facilmente adicionado às principais carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Paypal. É econômico, seguro e prático!
Saque de dinheiro físico no exterior
Mesmo com todas essas facilidades, caso precise, você pode sacar dinheiro em caixas eletrônicos.
Basta procurar um caixa eletrônico que aceite a bandeira Mastercard para fazer o saque. Você terá as seguintes opções:
Na rede Allpoint:
- Você tem saques gratuitos ilimitados;
Fora da rede Allpoint:
- É cobrada uma taxa que varia dependendo do ATM (ela aparece na tela do caixa eletrônico no momento do saque);
- Você tem dois saques sem cobrança de taxa adicional da Nomad, mas a partir do terceiro saque é cobrada uma taxa de 5 dólares.
Leitura recomendada: Como enviar dinheiro para os Estados Unidos?
Conta em dólar
Para ter o cartão de débito, você só precisa abrir uma conta Nomad com toda a facilidade direito no App. Seja em compras físicas durante suas viagens ou fazendo saques nos caixas eletrônicos, a Nomad te acompanha e mostra como levar dinheiro para o exterior pode ser fácil!
Com uma conta Nomad, você ainda pode enviar e receber dólares por meio de uma conta sediada nos Estados Unidos. Em relação às transferências, você pode receber pagamentos ACH e Wire, domésticos ou internacionais, provenientes de terceiros, empresas ou contas de sua titularidade.
Com saldo em dólar e cartões desbloqueados, você pode usá-los sempre que precisar. São mais de 50 territórios espalhados pelo mundo. E se a ocasião pedir que você tenha dinheiro físico em mãos, também é possível fazer o saque com o cartão Nomad.
Leitura recomendada: 10 filmes que te farão querer viajar o mundo
Segurança em viagens internacionais
Vamos recapitular como levar dinheiro em viagem internacional:
- limite de dez mil dólares em espécie nos voos internacionais;
- a alternativa mais barata e segura é usar o cartão de débito da Nomad
- se precisar de dinheiro físico, pode fazer saques no exterior com o cartão de débito físico da Nomad;
- ter uma conta global Nomad permite transações rápidas pelo app com segurança.
Agora que você já sabe como levar dinheiro em viagem internacional é simples, pode ir tranquilo para o exterior. A Nomad te ajuda a fazer uma viagem com segurança e oferece as melhores formas para você movimentá-lo de acordo com suas necessidades.