Muitas pessoas se perguntam como ganhar dinheiro com o Facebook sem imaginar o universo de possibilidades que a plataforma oferece. Mesmo com o surgimento e popularidade de tantas outras redes, como o Tik Tok, Snapchat e Instagram, o Facebook continua com um grande número de usuários fiéis e comunidades engajadas, movimentando muitos dólares.
Para você ter uma ideia, em 2021, o Facebook arrecadou a bagatela de USD 9 bilhões apenas no último trimestre do ano. Isso significa que há muito dinheiro rolando por lá e que os investidores e as empresas não tiraram o olho da plataforma. As empresas, em especial, estão prontas para continuar bancando campanhas publicitárias neste universo, principalmente para promover seus produtos.
E para quem gosta de ficar na rede social, sim! É possível ganhar dinheiro pelo Facebook e conquistar um público bastante engajado, por isso vale a pena ter atenção nas oportunidades que essa mídia oferece e entender as diversas formas que existem para divulgar o seu trabalho. Preparamos este artigo com algumas dicas! 😉 Continue a leitura.
Afinal, vale a pena investir no Facebook nos dias de hoje?
Essa pergunta é muito válida, especialmente porque nos últimos anos acompanhamos uma revolução na internet, em que o Instagram e o Youtube se tornaram grandes portais de produção de conteúdo, sendo a principal casa dos digital influencers, que ganham muito (muito!) dinheiro pelo que produzem.
Às vezes, a impressão que podemos ter é a de que todo mundo abandonou o barco e se mudou para outras redes, deixando o Face de lado. Mas, na prática, não é bem assim…
A internet é extremamente rápida e dinâmica e o Facebook continua se adaptando à demanda do mercado, sempre em busca de novidades e engajamento. Além dos quase 3 bilhões de usuários ativos na plataforma, muitas otimizações foram promovidas para melhorar a experiência das pessoas e, claro, permitir novas formas de monetização.
No ano passado, por exemplo, o Facebook passou pelas seguintes mudanças:
- Novos designs para as páginas comerciais, com acesso à insights e notificações sobre a audiência. Flexibilização de gerenciamento e feed de notícias específicos para os moderadores.
- Integração do Messenger com o Direct do Instagram. Assim, o digital influencer pode interagir com o seu público pelas duas plataformas, de forma mais dinâmica e intuitiva.
- Facilidade para a monetização de vídeos com mais de 3 minutos (em que a publicidade será exibida nos primeiros 45 segundos). A equipe do Facebook também está realizando testes para permitir que os stories passem a ser incluídos neste contexto, trazendo mais dinheiro para os produtores de conteúdo.
Outra grande novidade é o Metaverso, aposta de Mark Zuckerberg para os próximos anos. Ainda em testes e com funcionalidades a serem aprimoradas, o Meta será uma espécie de mundo virtual, onde as pessoas poderão interagir entre si, por meio de avatares.
Assim, elas poderão fazer compras e vender objetos, simular cidades e ambientes específicos, jogar e realizar uma série de atividades que fazem no mundo real, só que em um universo virtual paralelo. Interessante demais, né? O tema chamou atenção de inúmeros setores do mercado e de outras grandes empresas, como Microsoft, Disney, Nike e Adidas, que pretendem investir nessa nova solução.
Como é possível ganhar dinheiro pelo Facebook?
Existem diversas maneiras de ganhar dinheiro pelo Facebook e isso vale para profissionais de diferentes áreas. Produtores de conteúdo, Gamers, Comunicadores, Empresas, etc. São muitas as possibilidades e maneiras de fazer isso acontecer!
Antes de qualquer coisa, vale lembrar de um princípio básico do Marketing, que pode ajudar bastante neste contexto. Ao lançar um conteúdo, produto ou serviço, tente estabelecer um objetivo, identificar um nicho e um público alvo. Assim, você passa a oferecer mensagens mais direcionadas e engajar as pessoas mais facilmente.
Mas, vamos ao que interessa!
Dá uma olhadinha, abaixo, nas possibilidades que o Facebook oferece:
Facebook Gaming
O mercado de games e jogos digitais é considerado um dos maiores segmentos do entretenimento hoje em dia, avaliado em USD 163,1 bilhões. Ou seja, ele vale mais que as indústrias da música e do cinema juntas. Incrível!
O Facebook investe bastante neste segmento e oferece um espaço especializado para quem gosta de games (e quer ganhar dinheiro com isso). Além de comunidades e chats entre os usuários, o Face permite a realização de streaming de jogos como Free Fire, Minecraft, GTA e Fortnite.
Vale dar uma olhada na Política de Privacidade do Facebook, que explica bem as condições e direcionamentos para os usuários monetizarem seus conteúdos. Mas, algumas delas são:
- Ter 10 mil seguidores, no mínimo
- Ter 30 mil visualizações em vídeos de, no mínimo, 3 minutos de duração.
Você pode fazer lives, criar conteúdos, manter o perfil sempre atualizado e jogar com outros influencers. Neste momento, vale ter criatividade e colocar a mão na massa, para conquistar um público engajado.
Facebook Marketplace
Bastante conhecido pelos usuários brasileiros, o Marketplace permite a compra e venda de produtos, de forma simples e prática. Ele funciona como um grande shopping online, onde você pode montar a sua vitrine virtual e expor suas ofertas em diversos lugares da plataforma (como no Feed de Notícias, na busca e nos anúncios do pé da página).
No Marketplace, os vendedores também precisam seguir as Políticas de Privacidade da plataforma e se atentar às classificações. É importante observar que o Facebook não se responsabiliza pelas negociações ou pagamentos, deixando essa parte como função do próprio vendedor.
Grupo de Assinaturas
Se você atua como Digital Influencer, essa opção pode ser muito interessante. Nela, você consegue oferecer conteúdo premium para seu público, em troca de pagamento. Ele funciona como uma espécie de Only Fans, em que os usuário se cadastra no seu perfil e realiza um pagamento para ter acesso à conteúdos e informações exclusivas.
O grupo de assinaturas não serve apenas para monetizar. Ele ajuda com que o produtor de conteúdo mantenha sua comunidade engajada com suas atividades, criando um relacionamento mais estreito com o público — o que é fundamental para manutenção do sucesso e promoção da marca.
Produção de Conteúdo
Sabendo da importância desse mercado, o Facebook possui um espaço direcionado e personalizado para os criadores de conteúdo, de todo o tipo. O Meta for Creators estimula a criação de vídeos, textos e imagens com conteúdos ricos e informativos e paga bem por isso, a depender do número da audiência.
Se você é um digital influencer ou gosta de produzir conteúdos, esta é uma opção muito interessante. Recentemente, o Facebook lançou, inclusive, um programa de bonificação para os seus conteudistas. A cada marca que você alcança (seja através de desafios e métricas de desempenho), você ganha mais dinheiro. Veja quais são as possibilidades oferecidas:
- Criação de eventos online pagos;
- Anúncios in-stream (ou seja, anúncios curtos transmitidos antes ou depois de uma transmissão de um vídeo);
- Anúncios in-stream live (segue a mesma lógica acima, mas refere-se à vídeos que são transmitidos ao vivo);
- Estrelas (os usuários podem comprar estrelas e enviar para você, como uma demonstração de apoio ao canal);
- Grupos de chat e salas para compartilhamento de áudio;
- Podcasts;
- Reels, etc.
Marketing de Afiliados
A publicidade se reinventa nesses ambientes e continua sendo uma ótima oportunidade para quem deseja ganhar dinheiro. Se você ainda não sabe muito bem como ganhar dinheiro com o Facebook, essa alternativa pode ser interessante. Com ela, você pode divulgar serviços e produtos de diferentes marcas e receber um pagamento por isso.
Normalmente, as marcas solicitam algum tipo de comprovação de que o seu conteúdo possui um bom alcance. Você pode fazer isso, mostrando o número de visualizações, cliques e interações com seus materiais. Além de mencionar a marca, é normal que peçam para que você compartilhe links direcionando para algum produto ou página de venda.
Como receber os pagamentos do Facebook?
Para quem deseja produzir conteúdo para o Facebook, é necessário se cadastrar na plataforma e enviar alguns dados básicos de identificação e recebimento. Você deve acessar o Estúdio de Criação, ir em Gerenciador de Monetização, clicar em Configurações de Propriedade, depois optar por pagamentos. Por fim, clicar em Adicionar Conta de Pagamento.
Para concluir o cadastro com sucesso e começar a fazer dinheiro, é importante informar:
- Tipo de conta
- Informações bancárias (como IBAN e SWIFT)
- Endereço, data de nascimento e nome do titular da conta, etc.
Isso mesmo, os pagamentos realizados pelo Facebook são feitos em dólar (USD). Para receber dinheiro do exterior, é importante se atentar aos detalhes e oferecer as informações corretas, para não ter problemas futuros.
Como a Husky pode facilitar o seu recebimento?
Receber dinheiro do exterior não é a mesma coisa que receber dinheiro dentro do Brasil e é fundamental saber isso para conseguir uma renda extra com o Facebook. Aliás, é muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre as etapas e documentos exigidos nesse tipo de transação.
Quem já tentou fazer este processo pelos bancos, sabe que as instituições financeiras cobram altas taxas e oferecem um atendimento demorado. Na Husky o cenário é outro: você encontra transparência em todas as etapas, acessa as informações com facilidade (por meio do app) e ainda recebe descontos ao indicar amigos.
A Husky é especialista em transferências internacionais e já movimentou mais de R$ 1 bilhão em pagamentos!
Podemos ajudar você a receber o seu dinheiro, de forma rápida e segura. Seja para receber pagamentos do Facebook ou de qualquer outra empresa que te paga em dólar, com a Husky, você evita preocupações e não precisa se estressar com burocracia. Conheça nossas vantagens e facilite sua vida.
Photo by Annie Spratt on Unsplash