Eduardo Sena Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.

Como fixar posts no Instagram? Veja o passo a passo completo

como fixar post no instagram

O grande alcance de público e as diversas possibilidades de atuação tornaram as redes sociais em ferramentas importantes para os negócios. Isso porque, a partir da aplicação de técnicas de marketing, é possível ganhar espaço no mercado e atrair consumidores a partir de posts pagos e parcerias com influenciadores, por exemplo.

Sabendo disso, a possibilidade de fixar post no Instagram, um recurso que foi liberado recentemente pela plataforma, veio como uma aliado para contas pessoais e comerciais que querem destacar alguma informação na grade de publicações. Continue lendo este artigo e saiba tudo sobre como fixar post no Instagram!

O que é fixar post no Instagram?

Seguindo os passos de outras redes sociais, o Instagram liberou, recentemente, a possibilidade de fixar até três postagens no topo do feed dos perfis. O recurso vale para todas as contas da rede social e permite a fixação de fotos e vídeos.

Para os perfis comerciais, fixar post no Instagram é uma opção para deixar em evidência algumas publicações que contenham avisos ou informações relevantes para o público – o que pode ser algo muito importante na hora do engajamento.

Já para os usuários comuns, o recurso serve para ressaltar algum momento marcante, retomar alguma publicação antiga, ou até mesmo deixar o feed organizado. De toda forma, é uma opção que facilita a usabilidade da plataforma!

Para que serve fixar publicação?

Descobrir como deixar posts fixos no Instagram pode ser uma ótima maneira de dar destaque às suas publicações favoritas no feed da plataforma, ou ressaltar alguma informação importante e que precisa ser vista pelos seus seguidores.

O recurso, inclusive, é uma excelente ferramenta para os criadores de conteúdo darem mais visibilidade para alguma publicação específica, ou para as marcas fixarem algum post de destaque e alavancarem o alcance na rede social.

Se esse é o seu caso, saiba que a opção de fixar alguma foto ou vídeo no topo do feed do Instagram pode servir como uma porta de entrada para o seu perfil e para que novos seguidores se interessem pelos seus produtos ou serviços.

Geralmente, no caso dos perfis comerciais, a opção de fixar post no Instagram pode seguir alguns conteúdos específicos, como o destaque para produtos e serviços, os bastidores de alguma campanha, ou perguntas e enquetes aos seguidores.

Isso porque, destacar os principais produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa pode ser uma ótima maneira de aumentar as vendas. Por isso, vale caprichar nas fotos e vídeos e selecionar os melhores para ficarem fixos no feed.

Exibir o dia a dia da sua empresa, mostrando como é o trabalho real, também pode despertar interesse e gerar engajamento para a sua página. Assim, você pode escolher alguns registros de bastidores para fixar ao perfil e aproximar o público.

Além disso, utilizar o topo do feed para deixar fixadas postagens com perguntas e respostas sobre a sua marca é uma ótima forma de angariar novos consumidores em potencial. Dessa forma, faça algumas enquetes e deixe fixado no Instagram.

Como fixar publicações no Instagram?

Agora que você já entendeu o que é fixar post no Instagram e para que serve esse recurso, chegou a hora de aprender como aplicar a ferramenta ao seu feed! Confira o passo a passo:

  1. Primeiro, você precisa abrir o aplicativo do Instagram, ir no seu perfil e escolher qual publicação você quer deixar fixada no topo da grade. Lembrando que podem ser escolhidas até três fotos ou vídeos para isso;
  2. Depois de escolhidas as postagens, você deve clicar nos três pontinhos horizontais localizados no canto superior direito da publicação;
  3. Aí é preciso selecionar a opção “Fixar o seu perfil”;
  4. Na sequência, você vai receber uma mensagem na parte inferior da tela, avisando que a publicação foi fixada ao seu perfil e confirmando que o post foi destacado.

As postagens fixadas ficam no topo do feed do seu perfil na rede social, com o símbolo de uma tachinha no canto superior direito da imagem ou vídeo, indicando que não é uma publicação nova, mas um post fixo no Instagram.

Conforme dissemos, você pode escolher até três mídias para fixar no Instagram. E caso você queira substituir ou apagar alguma delas, também é muito simples. Basta clicar na imagem fixada que você deseja remover, apertar os três pontinhos horizontais localizados no canto superior direito da tela e selecionar a opção “Desafixar do seu perfil”.

Viu como é fácil fixar post no Instagram? Siga nosso passo a passo e deixe sua rede social mais atrativa! Seja para fins comerciais ou somente pela diversão, é sempre bom manter o perfil atualizado e em dia com as novidades, não é mesmo?

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares e continue acompanhando nossos artigos para mais informações sobre redes sociais!

Eduardo Sena
Eduardo Sena Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.