O Sony Vegas é um editor de vídeos que fornece bons recursos para projetos audiovisuais. O programa tem um interface simples e é fácil de usar, permitindo que até mesmo os editores iniciantes tenham resultados satisfatórios com os trabalhos.
Mas o programa de edição requer alguns conhecimentos básicos das ferramentas para que todos os benefícios sejam utilizados. Por isso, separamos para você algumas dicas essenciais para editar no Sony Vegas com tranquilidade. Confira!
Como baixar o Sony Vegas?
O Sony Vegas é um editor de vídeos simples e fácil de utilizar. A versão de teste permite o uso gratuito do programa por 30 dias, apenas com um computador com Windows de 64 bits, sem precisar pagar pelo software e sem nenhuma limitação.
Para baixar o Sony Vegas você deve pesquisar o programa no Google e escolher a opção trial, que é a versão de teste.
Ao selecionar essa opção, você pode escolher o idioma e inserir as suas informações pessoais. Depois, você deve clicar em “download” e esperar os próximos passos indicados pelo programa.
Assim que o download estiver concluído, você deve clicar em “instalar” e, depois, em “finalizar”. Em seguida, você deve abrir o programa, clicar com o botão direito do mouse e selecionar “executar como administrador”.
Nesse momento, você deve escolher a versão gratuita de teste e clicar em “avançar”. Na sequência, você vai precisar “registrar” o programa, inserindo as suas informações de login, e clicar em “concluir”.
Depois, assim que uma janela da Sony abrir, você deve clicar em “OK” e, pronto, o seu Sony Vegas vai estar ativado na sua máquina.
Como usar o Sony Vegas?
Depois de baixar o Sony Vegas, você precisa fazer a configuração inicial do seu projeto, para que ele fique com as mesmas especificidades dos vídeos que você gravou.
Para isso, você deve procurar na tela de visualizações do editor um símbolo de engrenagem, ou usar o atalho ALT + Enter.
Para importar os arquivos para o Sony Vegas você pode arrastar a pasta para o projeto, utilizar o atalho CTRL + O, ou ir até o menu do arquivo e clicar em “importar mídia”. Com os arquivos importados, você pode começar a editar!

Como editar no Sony Vegas Pro?
Para começar a usar o Sony Vegas, você deve saber que a interface do programa é composta por um menu no topo, onde ficam as ferramentas, e um monitor de vídeo, onde as imagens são exibidas.
Há, também, uma janela com os vídeos importados, as transições, os efeitos e os recursos de texto; e uma linha de tempo composta pelas imagens, textos, áudios e músicas que estão sendo editados no momento.
Sabendo disso, vamos para a edição em si. O primeiro passo para editar no Sony Vegas é iniciar um novo projeto clicando no botão “New Project”, localizado no menu superior, ou clicando no atalho “Ctrl+N”.
Em seguida, você pode abrir os vídeos, imagens e músicas clicando no botão “Open”. A partir daí, você deve selecionar os arquivos e arrastar para a linha do tempo, conforme a sua montagem para a edição.
Nesse ponto, é importante que os vídeos, áudios, músicas e textos estejam alocados nas faixas correspondentes a cada um. Isso é importante para a organização dos elementos do projeto e para a exportação correta do vídeo no final.
Para mover um segmento de vídeo, você deve selecionar a opção “Normal”, localizada abaixo da linha do tempo, passar o mouse sobre o segmento e esperar até aparecer o ícone de mão, que permite que as imagens sejam arrastadas.
Durante a edição, o programa permite que você utilize vários recursos, como o zoom. Com ele, você pode aproximar detalhes da imagem, ou retirar partes em torno não desejadas, por exemplo.
A ferramenta de corte também pode ser utilizada para eliminar o conteúdo não desejado e manter apenas o que é necessário ao projeto. As transições suavizam os cortes entre as imagens e podem ser ajustadas de acordo com o tempo.
A adição de legenda nos vídeos é feita na linha do tempo. Para isso, você deve clicar com o botão direito do mouse na faixa correspondente ao texto na linha do tempo e selecionar “Insert Media Text”.
Outro recurso possível com o Sony Vegas é a aceleração e a desaceleração de uma cena, que podem ser feitas ao arrastar o mouse, clicando na tela “CTRL”. Ao diminuir o tamanho, o vídeo fica acelerado; ao aumentar, o vídeo fica mais lento.
Há, também, efeitos de movimento, cor e de imagem. Para adicionar um efeito a uma cena, você deve selecionar a opção “Video FX” na janela de projetos e arrastar um dos efeitos para a cena desejada.
O efeito de áudio proporciona diversos estilos ao vídeo, como reverberação, distorção e atraso, além de permitir ajustes como volume, equalização e vibração. Ele pode ser acionado no botão “Add Effects”.
Depois de usar todas as ferramentas disponíveis e finalizar a edição do seu vídeo, você precisa clicar no botão “Make Movie” para renderizar o filme e exportar o material no formato desejado.
O Sony Vegas trabalha com os formatos WMV, MPEG-2, MOV, MP4 e AVCHD, com diferentes resoluções, tamanhos e tempos de exportação. É possível exportar para o computador, pendrive ou direto para o YouTube e o Facebook.
Entendeu melhor como o Sony Vegas funciona? Com as nossas dicas você vai ter muito sucesso no seu trabalho! Gostou do nosso conteúdo? Continue lendo nossos arquivos e tenha mais informações sobre tecnologia e mercado de trabalho!