Criar uma conta no Google Adsense é uma opção importante para quem deseja monetizar seus conteúdos e investir na carreira de digital influencer, freelancer, youtuber, streamer e por aí vai. O passo a passo é simples, mas exige atenção às informações cadastradas e à Política de Privacidade, principalmente para evitar penalizações.
O Adsense é uma ferramenta de publicidade muito famosa, repleta de opções e oportunidades. Nela, empresas parceiras pagam pelos anúncios que são exibidos em diferentes canais e avaliam o engajamento e dimensão do seu público, diante da campanha veiculada. A lógica é muito simples: é como alugar o seu espaço na internet para um anunciante em troca de um investimento.
Naturalmente, o Google (por ser o responsável pelas parcerias) também lucra com os anúncios. A plataforma repassa 68% do valor para o dono do canal e fica com o resto. Pode parecer pouco, mas é de clique em clique, exibição em exibição, que os grandes Youtubers conseguem fazer uma boa grana e, em muitos casos, se tornar milionários.
Continue a leitura e entenda como se cadastrar no Google Adsense!
Por que é importante se atentar à Política de Privacidade?
E então, animado para começar a ganhar dinheiro pelo seu conteúdo? Antes de criar a sua conta no Google Adsense, vai uma dica: se informe sobre a Política de Privacidade e Segurança e se proteja de possíveis penalizações.
Como você deve imaginar, a plataforma é extremamente exigente nesse contexto e não é à toa. Além da responsabilidade com os usuários e com o compromisso em não veicular conteúdos inadequados, o próprio Google já passou por uma série de sanções legais que envolvem a privacidade dos usuários e sofreu prejuízos financeiros por conta disso.
Hoje são diversas as recomendações e exigências realizadas para quem deseja monetizar conteúdo. Mas, veja isso como uma coisa boa, pois também protege os produtores de possíveis problemas com o público ou com anunciantes.
Dentre as regras mais importantes, vale destacar:
- É necessário ter, no mínimo, 18 anos para se cadastrar na plataforma;
- Conteúdos para crianças devem ser sempre sinalizados;
- O conteúdo produzido pelo canal deve ser exclusivo e relevante;
- Depois de receber o código do anúncio, não é possível alterá-lo (a não ser que exista uma autorização específica do Google). Isso porque o Google tem um compromisso com o anunciante, que escolhe o formato que deseja para a sua publicidade;
- Conteúdo enganoso, comportamento desonesto, softwares maliciosos, etc, são estritamente proibidos.
Como criar uma conta no Google Adsense?
Para se cadastrar é necessário que você tenha uma conta ativa no Gmail e que ela, em primeiro momento, não esteja vinculada ao Adsense. Depois disso, siga esse passo a passo:
- Acesse a página principal do Google Adsense através deste link.
- Selecione o botão “fazer login”. Coloque as informações da sua conta Gmail, com a senha, e selecione “avançar”.
- Feito o login, aparecerá na tela a opção “inscrever-se” (ou, em inglês, sign up). Após clicar na opção, você será direcionado para a criação da conta.
- Insira as informações adicionais (como site, e-mail e opte por receber, ou não, ajuda e informações de desempenho personalizadas). Selecione o país/território e aceite os termos e condições da plataforma.
- Por fim, selecione: criar conta.
Pronto, simples assim! Vale observar que as informações cadastradas podem ser alteradas em qualquer momento. Se você não tiver um site para informar, por exemplo, não tem problema. Você pode colocar o seu “nome.com.br” e depois alterar, se necessário.
Como ativar um anúncio?
É importante observar que, criar uma conta no Adsense não significa que você irá monetizar automaticamente. Para receber os pagamentos é necessário vincular os anúncios, ativá-los em seu canal ou site e, claro, permitir o acesso da plataforma. Como?
O Adsense já fornece o código que será adicionado ao seu site. Para ter acesso à ele, basta ir na seção <head> </head>. Depois, copiar e colar o código por meio de plugins. No WordPress, por exemplo, você consegue fazer isso em Configurações – Advanced Ads. Você se conecta a conta Google, cola o código, depois clica em concluir.
Importante: para ativar o anuncio no Youtube, o caminho é um pouco diferente:
- Acesse o Youtube Studio;
- Vá em Configurações e acesse o canal;
- Clique em Configurações Avançadas;
- Selecione Vincular conta;
- Cadastre o seu ID de cliente (do Google Ads) e escolha as permissões;
- Clique em Concluído e depois em Salvar.
Todos os processos acima demandam uma aprovação do Google Adsense. Isso significa que a equipe do Google precisa aprovar seu cadastro primeiro, para depois permitir a publicidade (normalmente, isso é feito em um dia). Por isso, é importante que as informações cadastradas sejam verdadeiras e estejam corretas.
Se você ficar com dúvidas se a ativação foi concluída, vá em seu canal e, do lado esquerdo da tela clique em “Geração de Receita”. Vá em “Conta Adsense Associada” e verifique se está “Ativa”.
Como receber os pagamentos do Google Adsense?
Depois que os anúncios estão no ar, acompanhe o andamento da campanha e os resultados alcançados a cada semana/mês. Essa visão é estratégica não só para conseguir mais dinheiro, mas também para entender as preferências do seu público alvo.
Para começar a receber, o Google exige que você tenha, no mínimo, conseguido USD 100. Além disso, como o próprio site informa: “a única forma de pagamento disponível para editores no Brasil é a transferência eletrônica internacional (transferência eletrônica). O Google emitirá seu pagamento em dólares americanos.”
Aliás, já decidiu como receberá os pagamentos?
Saiba que, para receber dinheiro do exterior, é necessário uma conta específica e que os bancos ou corretoras digitais cobram caro por isso. Ou seja, este tipo de transação é diferente da que se realiza no Brasil e exige atenção às diferentes etapas.