Eduardo Sena Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.

Como criar filtros para o Instagram grátis? [GUIA COMPLETO]

como criar filtro para instagram gratis

Com certeza você já viu ou já usou um dos diversos filtros de imagens disponíveis no Instagram Stories, não é mesmo? Essa tecnologia, que utiliza a realidade aumentada para aplicar efeitos nas fotos, se tornou muito popular nos últimos anos. 

Mas você sabia que é possível criar filtros para o Instagram grátis? Continue lendo este artigo e aprenda como criar filtro no Instagram, colocando a sua criatividade em jogo e utilizando recursos que podem ajudar a alavancar o seu perfil na rede social.

Como criar um filtro para o Instagram pelo celular?

Recentemente, o Instagram disponibilizou a criação de filtros de imagens para todos os usuários das redes sociais – antes, a função era liberada apenas para celebridades e marcas famosas – e isso fez com que o recurso se popularizasse.

Por isso, hoje em dia, qualquer pessoa pode aprender como fazer filtro no Instagram e utilizar os efeitos para as mais diversas finalidades, seja para gerar engajamento para a conta, interagir com os seguidores, ou criar uma identidade visual.

Mas você precisa saber que ainda não tem jeito de criar filtros para Instagram direto na rede social. Para isso, você tem que acessar o software de desenvolvimento Spark AR Studio, que é legítimo e utilizado pelos criadores de conteúdo.

Além disso, ainda não é possível fazer filtros no Instagram diretamente pelo celular. Você até pode testar o software pelo celular, mas vai precisar de um computador ou notebook para usar o programa e desenvolver os seus efeitos exclusivos.

Isso porque o Spark AR Studio só pode ser acessado por um sistema Windows ou macOS. Ele não é muito intuitivo, e funciona em inglês, mas basta um pouco de conhecimento sobre edição de imagens para usar a ferramenta com tranquilidade.

Abaixo, vamos te mostrar o passo a passo para usar o software e criar os melhores filtros do Instagram!

  1. Faça o download do Spark AR Studio no seu computador;
  2. Execute o programa e faça a instalação;
  3. Abra o programa e clique na opção “Create Project”;
  4. Com o projeto aberto, clique em “Add Object”;
  5. Para fazer um filtro de selfie, selecione a ferramenta “Face Tracker” e a insira no projeto com a opção “Insert” no canto inferior direito;
  6. Com o botão direito, clique em “Face Tracker”;
  7. Em seguida, pressione “Add” e selecione a ferramenta “Plane”;
  8. No canto inferior esquerdo da tela, escolha “Add Asset” e selecione a opção “Material”;
  9. Para inserir uma frase no filtro, acesse novamente “Add Asset” e, em seguida, selecione “Import From Computer”;
  10. Depois, selecione “Material” e, na janela direita, assinale a ferramenta “Texture”;
  11. Pressione “Choose File” e escolha a arte que já foi adicionada;
  12. Na sequência, selecione a ferramenta “Plane”, vá até a janela direita, pressione “Material” e vincule o material que já foi adicionado e vinculado à arte;
  13. Por fim, mude os números da opção “Position” para trocar a posição do filtro;
  14. Já em “Scale”, aumente ou diminua para redimensionar a imagem.

Depois de criado o filtro por meio do software, chegou a hora de exportar o efeito para o Instagram. Para isso, você precisa seguir um novo passo a passo:

  1. Pressione a seta localizada no canto inferior esquerdo da tela para exportar o filtro;
  2. Aguarde todas as opções ficarem verdes e confirme a exportação em “Export”;
  3. Selecione a opção “Open Spark AR Hub” para ser redirecionado automaticamente para o site;
  4. Na página do Spark AR Hub, pressione a opção “Começar”;
  5. Selecione o Instagram como destino do efeito e renomeie o filtro;
  6. Em seguida, clique em “Avançar”;
  7. Adicione uma miniatura para o seu efeito e, em seguida, carregue o arquivo;
  8. Finalize clicando em “Carregar” e “Continuar”;
  9. Veja uma prévia na rede social após clicar em “Mostrar no Instagram” e em “Próximas etapas”;
  10. Abra o Instagram e faça o teste do filtro;
  11. De volta ao Spark AR Hub, selecione a categoria do efeito e carregue um vídeo de até 15 segundos nos stories do Instagram;
  12. Programe o filtro para aparecer no seu Instagram após a aprovação da plataforma;
  13. Descreva um pouco do que o filtro faz e por que ele se encaixa na categoria escolhida;
  14. Depois de preencher todos os requisitos, envie o seu filtro para análise.

A análise do filtro é feita pelo Instagram para que ele seja disponibilizado na rede social. Essa etapa demora cerca de cinco dias úteis e, nesse período, pode ser que a plataforma solicite alguma alteração no filtro, de acordo com a política de uso.

Você pode acompanhar o andamento da análise diretamente pelo Spark AR Hub. Quando o filtro for aprovado, ele fica liberado para ser usado no Instagram. Para isso, basta que você encontre o efeito na área destinada aos seus filtros.

Como criar filtro no Instagram pelo celular Android de graça?

Conforme explicamos, ainda não é possível criar filtro do Instagram diretamente pela rede social, muito menos a partir de um celular, uma vez que a ferramenta usada é o Spark AR Studio, disponível apenas para Windows e macOS.

Até o momento, o software disponibiliza diferentes opções de filtros em realidade aumentada, com texturas e gráficos 3D e a possibilidade de fazer teste pelo celular.

Mas acreditamos que em breve haverá possibilidade de fazer filtros para o Instagram por meio de novas ferramentas e, também, pelo Android e iOS. Enquanto isso, vale a pena utilizar o recurso disponível e deixar o seu perfil mais original.

Esperamos que, com este artigo, você tenha aprendido como criar filtro no Instagram e possa utilizar os recursos para melhorar as suas imagens, acrescentar informações relevantes às fotos e se divertir na plataforma junto com os seguidores.

Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando nosso site para saber mais dicas sobre redes sociais, tecnologia e tudo o que está em alta no momento!

Eduardo Sena
Eduardo Sena Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.