Construir um bom perfil no LinkedIn é a estratégia que muitos profissionais utilizam para conseguir novas oportunidades no mercado de trabalho, atrair empresas e receber um salário melhor. Se você ainda não utiliza a rede, talvez seja a hora de prestar um pouco mais atenção no que ela oferece.
Com mais de 51 milhões de usuários no Brasil, o LinkedIn é uma rede profissional focada em negócios. Nela, você pode montar um perfil para mostrar suas experiências profissionais, fazer networking, aprender técnicas diferentes e ficar por dentro de novas vagas, inclusive do exterior. Saiba mais!
O que um bom perfil no LinkedIn deve ter?
Um perfil no LinkedIn bem estruturado funciona como um cartão de visitas e pode substituir a utilização do currículo em entrevistas. Por isso, além de cadastrar seus cursos e principais informações profissionais, vale caprichar nas postagens e na interação com os amigos.
Pode parecer bobeira, mas até a foto pode influenciar na força do perfil. Escolha uma imagem bonita e com qualidade, que ajude a causar uma boa impressão. Analise com sabedoria as notificações que chegam até você e use as mensagens privadas para fazer contatos relevantes.
O que colocar no título do LinkedIn?
O título do Linkedin é uma aba que aparece abaixo do seu nome e que serve para colocar suas principais habilidades e experiências em destaque, de uma forma resumida.
Normalmente, os profissionais colocam o cargo que ocupam, a senioridade e a área de atuação. Um profissional de tecnologia, por exemplo, pode colocar o seguinte título: Desenvolvedor Front – End | HTML 5 | JavaScript | CSS3.
As pessoas que procuram novas oportunidades também podem aproveitar o título do Linkedin para mostrar que estão abertos para contato. Muitos profissionais usam no título e na foto do perfil uma hashtag conhecida no Linkedin: #OpentoWork.
O que escrever na bio do LinkedIn?
A biografia do LinkedIn pode ajudar o seu perfil a se destacar no meio da multidão. Muitas vezes é a primeira coisa que os recrutadores olham para entender um pouco mais sobre a sua experiência e sobre o seu momento profissional.
Além de mantê-la atualizada, é fundamental utilizar palavras-chave para que as empresas e outros profissionais encontrem o seu perfil de uma forma mais rápida. A biografia deve ser um resumo rápido e criativo, que demonstre suas habilidades e reforce o seu diferencial.
Separamos uma lista com algumas dicas:
- Conte o seu objetivo profissional;
- Mencione suas principais experiências;
- Evidencie a sua área de atuação;
- Mantenha a biografia atualizada;
- Construa um texto breve;
- Complemente a descrição com: trabalhos voluntários, cursos, especializações, premiações, licenças, certificados e publicações acadêmicas.
Verifique também se as suas informações de contato estão atualizadas. Normalmente, as empresas entram em contato com os profissionais pelas mensagens diretas da plataforma, mas é possível que solicitem telefone e e-mail para um contato posterior.
Qual tipo de conteúdo produzir no LinkedIn?
Produzir conteúdos informativos e relevantes é o caminho que muitos profissionais usam para manter um bom perfil no LinkedIn e se destacar no feed. Assim como outras redes, o LinkedIn oferece uma série de possibilidades para a publicação de conteúdo e permite que você crie publicações em carrossel, enquetes, artigos, vídeos, etc.
Aqui, vale usar e abusar da criatividade e escolher assuntos que sejam relevantes para a sua área de atuação. É fundamental, no entanto, que você produza conteúdos originais e evite plágios para que conquiste uma audiência fiel e verdadeira.
Nas publicações seja você mesmo e deixe a sua marca! É possível abordar de tudo um pouco, falar sobre o seu dia-a-dia e trazer dicas sobre como se desenvolver como profissional e crescer no mercado. Veja outras possibilidades:
- Comentar sobre alguns desafios da profissão e soluções para resolvê-los;
- Compartilhar cases de sucesso;
- Escrever o seu ponto de vista sobre alguma notícia;
- Compartilhar dicas de leituras;
- Mostrar os bastidores da sua atuação;
- Fazer listas, checklists e passos sobre como fazer algo;
- Oferecer ou pedir alguma dica, etc.
Por que é importante participar de grupos no LinkedIn?
O LinkedIn é um ambiente perfeito para fazer networking e conhecer novos profissionais. Normalmente, os grupos permitem conversas mais nichadas e específicas sobre a sua área de atuação.
São ótimos espaços para se manter informado com o que acontece no mercado, para aprender novas técnicas e descobrir novas empresas.
Um ponto interessante é que o LinkedIn também permite que as pessoas recomendem suas habilidades. Essa função da plataforma serve como uma espécie de prova social, que reforça a sua autoridade e o seu valor profissional.
Vale lembrar que o LinkedIn possui uma aba para recomendações escritas, onde seus colegas podem comentar sobre suas competências, qualidades, diferenciais ou contar algum fato onde você se destacou.
Como você pode ver, o Linkedin é uma rede com mais oportunidades do que muitos imaginam, mas é fundamental deixar o seu perfil ativo e atualizado. Além de informativa, a rede permite que você se conecte com novas empresas e pessoas que compartilham o mesmo objetivo que o seu.
E então, gostou das dicas sobre como construir um bom perfil no Linkedin? Esperamos que o artigo tenha sido útil. Assine a newsletter da Husky, acompanhe nosso blog e receba conteúdos como esse diretamente na sua caixa de e-mail.