Trabalhar e receber dinheiro no exterior é o desejo de muitas pessoas que buscam por melhores oportunidades e novas experiências. Mas para conseguir uma entrevista internacional e ter sucesso na contratação, é necessário planejamento e preparo.
Já pensou em trabalhar no exterior? Independente do destino e da área da atuação, você vai precisar participar de uma entrevista internacional. E para te ajudar, deixamos algumas dicas importantes para você, confira!
Como conseguir uma oportunidade no exterior?
Diferente do que muitos imaginam, o exterior oferece inúmeras oportunidades para brasileiros que buscam por trabalho. Dentre as principais maneiras de conseguir um emprego em outro país, podemos citar:
- Solicitações de transferência (por parte do funcionário ou da própria empresa);
- Agências de Recrutamento Internacional;
- Sites de vagas internacionais;
- Networking;
- Linkedin.
O fato é que as empresas, cada vez mais, buscam por pessoas especializadas e com bom histórico profissional, que saibam como produzir de forma eficiente e alavancar os resultados do negócio. Por isso, é fundamental buscar novas certificações e aprender um novo idioma.
Como se preparar para uma entrevista internacional?
Antes de qualquer coisa, é interessante fazer uma lista com o nome das empresas que você gostaria de trabalhar e entender um pouco mais sobre como funciona o processo de recrutamento de cada uma delas.
Ao participar de uma entrevista internacional, é importante que você saiba o contexto da empresa, entenda seus valores, serviços e objetivos e tenha uma noção mínima do que se espera de determinada vaga.
Com essas informações na ponta da língua, você sai na frente dos concorrentes e reforça o seu real interesse pelo emprego. Além disso:
- Mantenha o seu LinkedIn atualizado e faça publicações relevantes;
- Faça a validação internacional do seu diploma;
- Reforce a sua experiência acadêmica;
- Analise o seu currículo e veja onde ele pode ser melhorado;
- Faça uma revisão da descrição da vaga;
- Reflita sobre os seus pontos fortes e como eles podem fazer diferença na empresa em que você deseja trabalhar.
Não se esqueça de que o autoconhecimento é uma peça chave neste processo. Pense no seguinte: quais são os seus objetivos, como você resume a sua experiência profissional e quais são suas habilidades mais fortes?
Faça este exercício reflexivo e se conheça um pouco mais, isso ajuda não só no momento da entrevista, mas também na sua autoridade como profissional.
Como ir bem em uma entrevista internacional?
Em alguns momentos, a primeira impressão é a que fica. Muito se fala sobre os estereótipos e as pegadinhas das entrevistas internacionais, mas elas de fato existem. Por isso não se esqueça de se vestir bem e de preparar um espaço silencioso, tranquilo e iluminado, para que a conversa seja agradável.
No momento da entrevista internacional é normal ficar ansioso, mas tente falar com calma, clareza e evitar gírias. Não deixe que a língua seja um impedimento para uma conversa agradável e fluída. Fale de você, comente sobre a sua experiência profissional e conte para o entrevistador sobre os seus objetivos futuros.
A proposta da entrevista é permitir que a empresa e o candidato se conheçam, portanto use a oportunidade para esclarecer suas dúvidas e entender mais sobre a vaga, sobre o salário e até mesmo sobre a cultura da empresa.
Como trabalhar fora do país?
Para trabalhar de forma remota para o exterior, é preciso entender qual é a cultura do local, faixa salarial e outros aspectos importantes sobre a empresa que você está se candidatando.
Conseguir uma entrevista internacional pode abrir novas portas para a sua carreira. Além da vantagem financeira, você pode aprender novas habilidades, ter mais qualidade de vida e ainda garantir um diferencial no currículo.
E então, gostou das dicas? Esperamos que sim. Assine a newsletter da Husky e fique por dentro dos nossos conteúdos!