Estamos vivendo um momento especial na história. Nunca houve uma evolução tecnológica tão rápida. Desde o surgimento da internet, até os dias de hoje, aconteceram avanços vertiginosos que afetaram diretamente nosso cotidiano.
Especialistas dizem que estamos entrando na terceira geração da internet, conhecida também como Web3.0. Dessa forma, podemos perceber que muitas ideias que estavam apenas no reino da imaginação de autores de ficção científica, atualmente estão prestes a tornarem-se realidade.
Uma delas é justamente o metaverso. E se deseja saber mais sobre sua origem e sua importância no mundo do entretenimento e negócios virtuais, basta acessar o artigo super completo de nossa parceira _Dreamlabs sobre o que é o metaverso!
No entanto, podemos adiantar que o metaverso é um conjunto de tecnologias, que unidas, criam um ambiente virtual que imita a realidade. Neste mundo virtual é possível criar um avatar, ir a festas, reuniões, visitar amigos e inclusive fazer transações reais!
Uma destas transações que falaremos aqui é justamente a compra e venda de terrenos virtuais dentro do metaverso. Acompanhe.
Onde fica o metaverso?
Primeiro precisamos entender que o metaverso não é apenas um “local”, mas um conceito. E este conceito é desenvolvido por diversas empresas.
Temos, por exemplo, a empresa Facebook, que recentemente mudou seu nome para Meta. Além disso, empresas como Microsoft e Nvidia também estão investindo pesado nesse setor.
Sendo assim, podemos dizer que existem vários metaversos. Cada um deles pode ser desenvolvido por empresas diferentes. A diferença está em como se da a popularidade destes ambientes virtuais.
Mas, mesmo assim, o metaverso se consolida como um local virtual graças a duas tecnologias: Blockchain e NFT.
O que são terrenos no metaverso?
Bom, se o metaverso é uma realidade virtual que busca imitar o mundo real, há uma coisa que é indispensável para que esta imitação seja possível: o chão. Ou seja, existem estradas, ruas, calçadas, assim como existem casas, comércios, locais de eventos e etc.
A grande ideia é justamente essa, se na vida real um dos bens mais valiosos é justamente um pedaço de terra para construir, por que não o seria no metaverso? Dessa forma, cria-se um bem muito valioso para qualquer um que queira ter um território dentro do mundo virtual.
Como dissemos, estes ativos virtuais são possíveis graças às tecnologias da Blockchain e do NFT. Através destas tecnologias, é possível não apenas vender algo virtual, mas possuir um contrato único de posse.
Por que comprar terrenos no metaverso?
O metaverso ainda está engatinhando, mas mesmo assim, segundo pesquisa da Boston Consulting Group estima-se que até 2025, o metaverso será responsável por movimentar cerca de 400 bilhões de dólares.
Sendo assim, um dos motivos para se adquirir um terreno virtual é justamente a possibilidade de fazer um bom investimento. A valorização dos terrenos se dá pelo princípio de escassez. Os terrenos no metaverso são finitos.
Dessa forma, quanto mais pessoas compram, mais alto o preço do terreno. A cerca de um ano e meio o valor mais barato de um terreno aproximava-se de 1000 dólares. Hoje, o terreno mais barato está entre 10 e 15 mil dólares.
No entanto, quando falamos em investir, precisamos ser cautelosos. Todo investimento requer uma série de análises e cuidados importantes com seu próprio dinheiro. Não recomendamos investir nesses ativos sem uma pesquisa profunda na área.
Sendo assim, além da possibilidade de investimento pelo retorno devido a sua valorização, elencamos alguns dos principais motivos que influenciam uma pessoa a comprar terreno no metaverso.
Venda de produtos digitais – Com um terreno no metaverso o usuário é capaz de abrir uma loja virtual, que poderá oferecer serviços e outros produtos. Com o fluxo intenso de usuários próximo ao seu terreno, você criar autoridade da sua marca em um ambiente novo e futurista, atingindo uma boa parcela de clientes jovens que se interessam por inovação.
Eventos e Festas – Sim, existem festas no metaverso! Com um terreno virtual você poderá convidar amigos e amigas e até cobrar pelas entradas. O próprio rapper Snoop Dog, proporcionou esta experiência, vendendo ingressos em forma de NFTs para uma festa particular em sua mansão dentro do The SandBox.
Aluguel – É possível alugar o seu espaço virtual para outros usuários ou empresas. Isso acontece, pois, algumas empresas desejam apenas fazer eventos pontuais dentro do metaverso, e pra isso procura terrenos que estão alugando para reuniões de equipe ou eventos.
Imersão em uma experiência de realidade virtual – Não apenas por motivos financeiros as pessoas buscam comprar terrenos no metaverso. Para além destas questões, estima-se que o futuro das interações online será todo dentro do metaverso. Além disso, é dessa forma que elas podem customizar seus espaços, convidar amigos e proporcionar momentos especiais dentro da realidade virtual.
Como comprar terrenos no Metaverso
Antes de tudo é necessário adquirir uma carteira virtual para que você possa armazenar suas criptomoedas e suas NFTs. A mais comum e recomendada é a Metamask, que pode ser adquirida facilmente como uma extensão do seu navegador.
Após isto, você terá que adquirir as moedas correntes do respectivo metaverso que você desejar comprar. No caso, em Decentraland, a moeda vigente é chamada de MANA, e no The SandBox é a SAND.
Além disso, é necessário também adquirir um pouco da moeda da rede Ethereum, ou Ether, que pode ser adquirida em empresas seguras que fazem essa comercialização de criptomoedas como a Binance.
Depois de tudo isso, chegamos finalmente ao passo a passo para quem deseja adquirir uma propriedade virtual. Pra isso, vamos explicar como comprar terrenos em dois ambientes: o Decentraland, e o The Sandbox.
Comprando terrenos no Decentraland
O preço atual da MANA é de 4,31 reais. O terreno mais barato hoje pode ser encontrado por 3.390. Sendo assim, o valor mínimo que é possível gastar aqui é de R$16.437. Após se cadastrar no site e conectar a sua carteira com a sua conta, acesse a área do marketplace destinada a venda de terrenos dentro da plataforma. Acesse aqui para ir direto ao setor de terrenos mais baratos.
Após isto, você já estará diante do mapa do metaverso, onde cada quadradinho é um terreno. Os quadradinhos em azul claro são os terrenos à venda. Após escolher o terreno que melhor se encaixa na em seu perfil, basta clicar em comprar, selecionar a moeda vigente e pronto.
O terreno será adicionado como um NFT em sua carteira.
Comprando terrenos no The SandBox
O valor atual de sua moeda é de 5,03 reais. Porém, a compra de terrenos no metaverso da The SandBox ocorre por um mercado paralelo de NFTs, chamado de OpenSea.
Após entrar no site, você verá que há um menu ao lado esquerdo. Vá até a aba Market e depois selecione Land & State. O site já indica o terreno de menor preço. Ao selecionar o terreno que acha mais interessante, você será direcionado para o site OpenSea.
Nele, você poderá comprar ou então fazer uma oferta, visto que este site também é um site onde é possível fazer leilões de NFTs. Após isto, basta finalizar a sua compra através da sua carteira e pronto, você é o mais novo dono de terras virtuais!
É seguro comprar terrenos no metaverso?
Estão presentes dentro do metaverso grandes empresas e celebridades. Isso traz autoridade para esta tecnologia que através destes grandes investimentos e transações, cria uma segurança dentro do setor.
Mas, tudo irá depender da finalidade da compra. Se o motivo é como um investimento, então é necessário prestar atenção na localização do terreno. A depender do local e da vizinhança, o terreno pode ser mais caro, ou mais barato
A lógica é a mesma de morar no centro da cidade ou em uma região mais afastada. Então na hora de investir dinheiro, cuidado pois, o retorno pode não ser o esperado.
Além disso, guarde muito bem a senha de sua carteira. Investir dinheiro nesse setor sem uma grande segurança é arriscado. Como o metaverso é uma rede decentralizada dentro da Blockchain, a senha é algo irrecuperável. Não existe ninguém para cobrar ou algum tipo de atendimento.
Uma nova era nos espera
Ainda que falar disso tudo pareça algo distante, a ideia de possuir itens no metaverso, seja um avatar, ou ainda um terreno está ficando cada vez mais comum. Aliás, a tendência é que isto torne-se muito popular
Muitas empresas estão investindo pesado na tecnologia de óculos de realidade virtual, e a expectativa é que logo eles sejam tão comuns quanto nossos smartphones. Nesse cenário, o metaverso será como um próximo passo das nossas redes sociais.
Se você deseja conhecer mais sobre tecnologia e inovação, não deixe de passar pelo blog da _Dreamlabs. Conteúdos incríveis acerca do mundo da tecnologia e muito mais te aguardam por lá!