Você já pensou em ter um cartão internacional? É provável que sim. Afinal, com um cenário de globalização e mobilidade, a chance de você querer fazer uma compra no exterior ou viajar para outro país é grande — e essa ferramenta traz uma facilidade a mais.
Afinal, em vez de você carregar um monte de dinheiro ou ter que pagar mais caro no Brasil, pode apenas usar o cartão, seja físico, seja virtual. Porém, ainda é importante saber como esse recurso funciona. É o que vamos abordar neste post, ainda explicando suas vantagens e dicas para escolher o cartão ideal. Confira!
O que é cartão internacional?
O cartão internacional é um dos tipos de cartão de crédito e débito, sendo liberado para uso fora do Brasil. Ele tem todas as funções disponíveis, como saque, pagamentos e c ompras. Isso por conta da bandeira, que é aceita em estabelecimentos do mundo todo.
Além de ser usado no exterior, ele também serve para fazer compras em sites estrangeiros. Portanto, você pode aproveitá-lo estando no Brasil. Assim, fica claro que seu funcionamento é bem semelhante ao dos cartões nacionais.
No entanto, existem diferenças significativas entre cartões nacionais e internacionais. Elas são relativas a:
Saques
Os saques são permitidos em todo o mundo nos cartões internacionais. Basta usar redes de caixa eletrônico conveniadas à bandeira. Já nos nacionais, é preciso utilizar apenas as opções disponíveis no Brasil.
Pagamentos
Os pagamentos podem ser feitos em reais ou em outras moedas estrangeiras. Assim, você não precisa de um cartão americano para quitar algum valor nos EUA. Para isso, pode utilizar apenas um cartão internacional.
Por sua vez, o cartão nacional faz transações de pagamentos somente no Brasil. Ou seja, a única moeda utilizada é o real.
Compras
A modalidade internacional dos cartões de crédito e débito permite fazer compras em lojas físicas e virtuais de qualquer país do mundo. A única exigência é que o estabelecimento aceite a bandeira. Enquanto isso, o nacional exige que todas as aquisições sejam feitas no Brasil.
Assinatura de serviços digitais
Você pode assinar qualquer serviço digital — como Uber, Spotify, streamings etc. — com o cartão internacional. Pouco importa se a cobrança é feita em reais, dólares ou outras moedas. A transação financeira pode ser feita. Enquanto isso, o nacional só aceita aquilo que for oferecido no Brasil.
Basicamente, a diferença se refere à aceitação. Os cartões nacionais funcionam exclusivamente no Brasil. Por sua vez, os internacionais são uma opção para comprar dólar, fazer compras no exterior e levar dinheiro para a viagem.
Ainda é importante reforçar que existe cartão de crédito e débito internacional físico e virtual. O primeiro é aquele que você precisa ter em mãos para passar no estabelecimento. O segundo é uma versão digital, que tem numeração e CVV diferentes.
Ele pode valer para apenas uma compra, por um período predeterminado ou de forma permanente. De toda forma, é uma maneira mais segura de fazer as compras e assinaturas internacionais. Assim, há menos risco de ter seus dados violados ou fraudados.
Agora, você pode estar se perguntando: sabendo o que é cartão internacional, quais bandeiras o disponibilizam? As principais são Visa, Mastercard e American Express. No entanto, outras também podem oferecer essa possibilidade, como Elo e Hipercard.
Quais são as vantagens do cartão internacional?
As vantagens do cartão internacional são:
Comodidade
Você pode fazer compras no Brasil ou no exterior com o mesmo cartão. Além disso, não precisa converter dólar em real ou nenhuma outra moeda estrangeira para a brasileira. Esse processo pode ser feito de maneira automática, ainda que incidam taxas.
Segurança
Em vez de saber como levar dinheiro em viagem e ficar se preocupando com perdas e roubos, você pode só levar o seu cartão de crédito ou débito. Como a modalidade internacional funciona em outros países, você pode se movimentar no destino que visita com facilidade e sem incomodações.
Possibilidade de realizar compras em moeda estrangeira
O cartão internacional permite que você compre produtos e serviços de todo o mundo, sem olhar a moeda de cobrança. A conversão é feita pelo próprio cartão e a quantia paga é inserida no seu limite mensal ou debitada do seu saldo. Ou seja, o funcionamento é igual ao da modalidade nacional.
Possibilidade de economizar
Muitos cartões têm programas de benefícios excelentes, que oferecem cashback ou desconto em parceiros. Além disso, é possível acessar salas VIPs de aeroportos do Brasil e do mundo. Dessa forma, você também consegue economizar dinheiro.
Como escolher o cartão internacional ideal?
Para escolher o cartão internacional ideal, analise os seguintes critérios:
Valor da anuidade
A anuidade pode sair bem cara. Procure um cartão que isente essa cobrança. Por exemplo, o cartão internacional da Nomad é totalmente grátis, independentemente de você utilizá-lo ou não. Portanto, você consegue economizar.
Renda mínima exigida
Boa parte das instituições financeiras exige que você tenha uma renda mínima para ter acesso a um cartão que funcione no exterior. Então, verifique se existe esse critério.
Taxas e juros cobrados
Um ponto fundamental na escolha do cartão internacional são as taxas cobradas. A anuidade já é uma delas, mas estamos falando de outras, como as de abertura, manutenção, saldo mínimo etc.
É importante fazer essa análise, porque as taxas podem ser abusivas. Na Nomad, você não paga nada. Inclusive, não há cobrança de transferência entre contas Nomad nem de transações no cartão.
Ainda verifique a taxa de juros e tributos cobrados. A Nomad traz um benefício, já que a conversão de moedas é feita com base na cotação comercial do dólar. Além disso, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é de apenas 1,1%.
Aceitação da bandeira
Veja, também, qual é a bandeira do cartão e em quantos lugares ele é aceito. O cartão da Nomad é aceito em mais de 180 países. Alguns deles são Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Canadá, França, Bélgica e outros.
Benefícios oferecidos
As vantagens oferecidas também são um diferencial. Afinal, você precisa pensar no custo-benefício ao escolher o cartão internacional ideal.
Quem tem o cartão Nomad tem vários benefícios. Por exemplo, acesso às salas VIP em aeroportos internacionais. No Aeroporto de Guarulhos, tem o Nomad Lounge, para você ficar confortável.
Ainda há descontos exclusivos com diferentes parceiros. Entre eles estão Hotels.com, Assist Card, AVIS, Booking.com, Evino e Rent Cars. Também há cashback nos parques da Disney e Universal, além de passeios aquáticos, aquários, musicais etc.
Programa de recompensa
Por fim, avalie os programas de recompensa. No caso do cartão internacional Nomad, você pode contar com o Nomad Pass. Com ele, a cada US$ 1 convertido, você ganha 1 ponto. Somados, eles se transformam em descontos na taxa de serviço da conta Nomad. Você ainda pode acumular até 50% de desconto e envio gratuito do cartão físico.
Agora, você já sabe por que vale a pena contar com um cartão internacional. O da Nomad está atrelado à conta digital global, o que permite que você tenha ainda mais vantagens.
O resultado é mais praticidade e segurança nas suas transações em outros países. Afinal, você entende quais são todas as vantagens do cartão internacional.
Também sabe como escolher o seu e o que é cartão internacional. Agora, você já entende o que avaliar e sabe comparar as vantagens da Nomad.Então, que tal aproveitar e pesquisar mais sobre esse assunto? Acesse o site do cartão internacional Nomad e veja por que vale a pena ter o seu!