Eduardo Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.

O que é audience insights e como usar os dados para crescer

audience insights

Nas redes sociais, encontrar o público-alvo correto para as campanhas publicitárias é o grande diferencial para a marca deslanchar no ambiente virtual. Isso porque uma campanha segmentada é mais vantajosa para a empresa, uma vez que foca especificamente nos compradores em potencial e permite ser mais assertiva.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é o Audience Insights do Facebook (Informações do Público, em português) e como usar os dados fornecidos pela plataforma para entender o público e atuar direcionando para ele. Confira!

O que é o Audience Insights?

As redes sociais, como o Facebook, deixaram há tempos de ser somente locais de conexão entre as pessoas e compartilhamento de memórias. Hoje em dia, elas são verdadeiras vitrines virtuais e funcionam como uma rede de negócios.

Diante desse cenário, as próprias plataformas vêm se posicionando como um dos principais canais de veiculação de anúncios e espaços para compra e venda.

Nesse sentido, o Audience Insights é uma ferramenta importante para auxiliar na criação de campanhas eficazes e enviar a mensagem correta para o público-alvo da sua marca, agindo assertivamente e gerando a chamada conversão online.

Isso é feito a partir da análise dos dados fornecidos pelos usuários do Facebook, como comportamento, estilo de vida, idade, sexo, interesses, hábitos de consumo e outros detalhes importantes para a definição da persona das suas campanhas.

O Facebook coleta os dados de forma simples, uma vez que cada perfil na rede tem a possibilidade de definir preferências e gostos e inserir informações pessoais como nome, idade, localização, escolaridade e estado civil, por exemplo.

A ferramenta do Facebook Empresas, então, compila esses dados e passa para as marcas. Assim, a partir das informações, é possível criar anúncios mais certeiros e direcionados para o público que tem mais chance de se interessar pela sua marca.

Dessa maneira, o Ads Audience Insights permite que você conheça os usuários presentes na rede social e crie campanhas mais relevantes para a sua audiência. Com ele, é possível analisar diversos pontos relacionados ao público-alvo, como:

  • Informações demográficas, incluindo tendências sobre idade e sexo, estado civil e cargos profissionais;
  • Informações geográficas, como localização e língua falada;
  • Informações comportamentais, incluindo os interesses e estilo de vida;
  • Informações habituais, como as páginas curtidas e os eventos compartilhados.

Como entrar no Audience Insights?

Para utilizar o Audience Insights você precisa, primeiramente, fazer login no Facebook. Confira o passo a passo abaixo:

  1. Faça login na sua conta do Facebook e vá no Gerenciador de Negócios;
  2. Clique em “Ir para Página”;
  3. Depois, vá em “Mais” e selecione “Informações”.

Nessa aba você vai encontrar dados mais recentes e vai poder analisar as curtidas na página, o alcance do perfil, as visualizações das postagens, o envolvimento do público, as ações na página e as mensagens recebidas.

Para ver as informações mais detalhadas de cada gráfico, basta passar o mouse por cima ou clicar no local. E embaixo deles você vai ver informações sobre o impacto das suas publicações, como alcance, direcionamento e envolvimento. 

Nessa aba, também é possível clicar no botão “Turbinar” ao lado de cada publicação e, assim, impulsionar a postagem a partir do pagamento para a plataforma.

Como usar o Audience insights?

Conforme explicamos, o Audience Insights disponibiliza uma série de dados que podem ser usados para a realização de campanhas publicitárias mais assertivas.

Eles podem partir de informações gerais, como gênero e idade dos usuários, e vão se afunilando até chegar em dados mais específicos, como estilo de vida, escolaridade e estado civil das pessoas que utilizam a rede social, por exemplo.

Toda essa coleta é feita a partir de uma série de filtros que podem ser personalizados de acordo com as necessidades da sua marca. Assim, você pode selecionar o seu tipo de público e entender como ele se comporta no Facebook.

A própria rede social fornece os dados para as páginas corporativas de acordo com algumas categorias disponíveis no Ads Audience Insights. Veja algumas delas:

Dados demográficos: São as informações dos usuários relativas ao gênero, idade, localização, nível de escolaridade, relacionamento, dentre outras. Para visualizar os dados, basta clicar na aba “Pessoas” dentro da ferramenta.

Interesses: São as informações dos usuários sobre curtidas, interesses e hobbies favoritos. O Facebook cruza os dados e mostra o grupo de pessoas que mais está relacionado com a sua marca. 

Estilo de vida: São as informações relativas aos hábitos e estilo de vida dos seguidores. Novamente, existe o cruzamento de informações para que a sua marca visualize o público que tem mais afinidade com o seu produto ou serviço.

Seguidores: São as informações sobre as pessoas que seguem a sua página, como seguidores orgânicos e pagos e aqueles que deixaram de te seguir. Aqui, os dados são importantes para você ver como está o engajamento da página.

Alcance: São as informações sobre o alcance das publicações em determinados períodos, divididos entre alcance orgânico e pago. Essa aba pode ajudar a definir o que funciona, ou não, na sua rede social.

Além desses dados, você também pode acessar as visualizações da página, as seções utilizadas pelos usuários, as fontes de tráfego e outros detalhes que individualizam o seu público e te ajudam a criar as personas para as campanhas.

Viu como o Facebook Audience Insights pode ser um grande aliado na hora de fazer a sua marca deslanchar nas redes sociais? Esperamos que, com este artigo, você tenha aprendido como usar a ferramenta e tenha bons retornos para sua empresa!

Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando nossas publicações e fique por dentro de tudo sobre redes sociais e negócios!

Eduardo
Eduardo Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.